quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 16 de Setembro de 2021

Atividades complementares de Língua Portuguesa referente ao 3º Bimestre de 2021

Ø  Objeto de conhecimento/conteúdo: Histórias em Quadrinhos - Efeitos de sentido: recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Ø  Objetivo da aula: Reconhecer que o uso de recursos expressivos gráfico-visuais, como caixa alta, negrito, itálico, caracteres especiais, fontes coloridas, sinais de pontuação, produzem efeitos de sentidos em textos multissemióticos. 

Sinais de Pontuação:

 Leia com atenção a história em quadrinho, observando os recursos utilizados. Responda as  atividades seguintes.

01. Qual é o objetivo maior das histórias em quadrinhos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 02. Reescreva do quadrinho a palavra que imita um som, ou seja, uma onomatopeia.

_______________________________________________________________________

03. Que som a palavra está imitando?

a) (  ) o som de um carro dando partida.                         b) (  ) um beijo.

c) (  ) o estralar de dedos.                                                d) (  ) um bocejo.

 

04. A pontuação no final da frase “Isso é um bom conselho.” expressa uma:

 a) (  ) conclusão.             b) (  ) dúvida.             c) (  ) surpresa.              d) (  ) lamentação.

 Observe os quadrinhos do desenhista Caulos e responda.


05. Os balõezinhos desta história são diferentes dos anteriores. Eles são de:

a) (  ) pensamento.                                             b) (  ) fala comum.

c) (  ) sussurro.                                                   d) (  ) expressão de medo.

 

06. Releia os quadrinhos 2, 3 e 4: “Menos uma... menos outra. Menos duas!” Em que o passarinho está pensando?

a) ( ) No desmatamento.                                       b) (  ) Na evasão escolar.

c) (  ) Na fome mundial.                                       d) (  ) Em tempestades devastadoras.

 

07. Em que quadrinho parece surgir uma “solução para o problema do passarinho”?

___________________________________________________________________________________ 

08. Trata-se de uma solução definitiva? Por quê?

_______________________________________________________________________

 09. Por que o passarinho chamou a árvore de “árvore de apartamentos”?

______________________________________________________________________

 Sobre a tirinha abaixo responda:


 10. O uso das aspas nos quadrinhos acima foi usado para:

a) (  ) perceber as belas conclusões que um garotinho tem.

b) (  ) demonstrar que o garoto está gritando com os colegas.

c) ( ) demonstra r a leitura do garoto.

d) (  ) demonstrar a tristeza do leitor.