Disciplina |
Série |
Taquaral de
Goiás |
|
Estudo
Orientado |
8º ano A e B |
03/09/2021 |
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Aluno
(a): ______________________________________________
Atividades complementares de Estudo Orientado referente ao 3º Bimestre de 2021
ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS, SOMENTE COPIAR A QUESTÃO 01 E AS DUAS TABELAS NO ABAIXO
AULA 02 - TEMA: A formiga rainha também tem agenda, sabia? PARTE - 2
Olá
estudante!
Na
aula de hoje você vai continuar o processo de construção de sua agenda
individual de estudo. Para isso, irá identificar quais são suas dificuldades de
aprendizagem de forma mais detalhada, e assim poder elencar suas prioridades de
estudo. A sua rotina diária também será retomada, pois você terá que pensar nos
dias e horários em que vai estudar. Vamos lá?
RECAPITULANDO
Na
aula passada você refletiu sobre suas dificuldades e pontos fortes de
aprendizagem, como parte do processo de autoconhecimento para elaborar uma
ferramenta que será muito útil na sua vida de estudante: a agenda de estudo
individual.
ATIVIDADES
1.O
que você precisa aprender primeiro? Responder essa pergunta pode não ser muito
fácil, mas se você partir das suas dificuldades de aprendizagem talvez seja
mais fácil identificar suas prioridades de estudo. Então pense em todos os
componentes curriculares que você tem na escola e quais assuntos, dentro desses
componentes, você tem mais dificuldade:
Componente Curricular |
Assuntos que tenho mais dificuldade |
Língua Portuguesa ... |
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Matemática |
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Esse é um passo para
definir suas prioridades, que são aqueles assuntos que você precisa estudar primeiro
e que talvez até demandem mais tempo. Para entender um pouco melhor essa
questão das prioridades, acompanhe as reflexões de nosso colega João:
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Um outro ponto importante sobre esse papo de prioridades de estudo é perceber que existem “as prioridades das prioridades”! É assim: Na sua agenda de estudos existem, é claro, prioridades de estudos! O que acontece é que cada conteúdo tem uma ordem de estudo, não é mesmo? Suponha que você tenha uma escala de um a cinco de conteúdo para estudar. Seguindo essa lógica, você deve seguir estudando o conteúdo número um, depois o conteúdo número dois e assim sucessivamente, certo? E por que isso é tão importante? Talvez você nem perceba que existem conteúdos que dependem de aprendizados de conteúdos anteriores e é por isso que existem “as prioridades das prioridades”. Olha só o que o João pensou: João já percebeu que essa semana, seu objetivo de estudo no componente curricular de Biologia é estudar sobre as células. Mas ele percebeu também que, dentro desse assunto, existem diversos tópicos diferentes: o processo de divisão das células, os tipos de células que existem e a estrutura das células. Parou para pensar um instante e chegou à seguinte conclusão: “Se eu não entender primeiro a estrutura das células, ou seja, como elas são, como é que eu vou entender como elas se dividem?” Então João decidiu que sua prioridade de estudo seria entender melhor sobre a estrutura das células. Pois é, é necessário pensar em tudo isso para se organizar para estudar! Mas fique calmo, com o tempo você fará isso de forma natural! Agora, sobre a organização da sua agenda de estudo, uma coisa que ela deve definir, além das suas prioridades de estudo, é o tempo que você dedica a estudar tudo o que é preciso e tem interesse, pois de nada adianta organizá-la de acordo com o que você vem aprendendo até aqui, se você estabelece tempos de estudos iguais para tudo que tem nela. Sobre a questão do tempo e prioridades de estudo, veja o que João decidiu: João havia definido o que tinha que aprender na semana, os seus objetivos de estudo. Também tinha definido suas prioridades e tempo de estudo. Quando parou para pensar em seus pontos fortes, percebeu que tinha muita facilidade em entender Química, já que tinha um conhecimento muito bom sobre os átomos, pois tinha estudado muito, por curiosidade, sobre a formação do universo. Mas em Biologia...ele até entendia o que eram as células e para que serviam, mas aqueles nomes diferentes o confundiam muito e ele não estava conseguindo entender o que constituía cada célula. João chegou à conclusão de que seu ponto forte eram mesmo os átomos, mas sua dificuldade estava nas células. Por isso, aumentou o seu tempo de estudo para Biologia e apesar de gostar muito de Química e de conhecer melhor os átomos, ele diminuiu o seu tempo de estudo neste componente curricular. Baseado nos exemplos de João, construa sua agenda de estudo individual levando em conta sua rotina diária também. Para isso, segue um modelo que você pode seguir, mas fique livre para criar sua agenda: