Disciplina | Série | Data |
Página 1 de 2
|
Ed. Física | 6º Ano A | 15-09-2021 |
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o):
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3°BIMESTRE
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões.
3. Leia as questões com atenção antes de responde-las;
TEMA: BOCHA PARALÍMPICA
CONHECENDO A BOCHA PARALÍMPICA
Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
Existe uma classificação funcional para que o jogo seja mais justo, os atletas são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma calha para dar mais propulsão à bola.
Divisões de classes:
BC1: Opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido).
BC2: Não podem receber assistência.
BC3: Deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa.
BC4: Outras deficiências severas, mas que não recebem assistência.
No jogo de Bocha Paralímpica são 13 bolas, sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca – todas são confeccionadas com fibra sintética e pesam cerca de 280g. O objetivo é aproximar o maior número de bolas coloridas da branca, que é conhecida como Jack. O jogo é dividido em 4 sets (tempos), em cada set os jogadores lançam todas as bolas em direção a bola alvo, o árbitro faz a contagem das bolas que estão mais próximas da bola branca (jack), e anuncia a pontuação do set. No final dos quatro sets a pontuação é somada, e o atleta que tiver feito o maior número de pontos vence a partida.
ATIVIDADES
1.Complete de acordo com o texto as classes da bocha paralímpica:
A- BC1: __________________________________________
B- BC2: __________________________________________
C- BC3: __________________________________________
D- BC4: __________________________________________
2. Complete as lacunas: Existe uma ________________funcional para que o jogo seja mais justo, os atletas são divididos em _____________________ classes, de acordo com o grau da ___________________________ e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma ______________________para dar mais propulsão à bola. 167
3. Explique de acordo com o texto como é dividido o jogo de bocha paralímpica, e como funciona o sistema de pontuação para se obter a vitória?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________