Disciplina | Série | Data |
Página 1 de 2
|
Ed. Física | 6º Ano B | 13-09-2021 |
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o):
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3°BIMESTRE
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões.
3. Leia as questões com atenção antes de responde-las;
TEMA: BOCHA PARALÍMPICA
CONHECENDO A BOCHA PARALÍMPICA
Praticada por atletas com elevado grau de
paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no
Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o
mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em
cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É
permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com
ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos
membros.
Existe uma classificação funcional para
que o jogo seja mais justo, os atletas são divididos em quatro classes, de
acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No caso
dos atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma calha
para dar mais propulsão à bola.
Divisões de classes:
BC1: Opção de auxílio
de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a
bola, quando pedido).
BC2: Não podem receber
assistência.
BC3: Deficiências
muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra
pessoa.
BC4: Outras
deficiências severas, mas que não recebem assistência.
No jogo de Bocha Paralímpica são 13 bolas,
sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca – todas são confeccionadas com
fibra sintética e pesam cerca de 280g. O objetivo é aproximar o maior número de
bolas coloridas da branca, que é conhecida como Jack. O jogo é dividido em 4
sets (tempos), em cada set os jogadores lançam todas as bolas em direção a bola
alvo, o árbitro faz a contagem das bolas que estão mais próximas da bola branca
(jack), e anuncia a pontuação do set. No final dos quatro sets a pontuação é
somada, e o atleta que tiver feito o maior número de pontos vence a partida.
ATIVIDADES
1.Complete de acordo com o texto as
classes da bocha paralímpica:
A-
BC1:
__________________________________________
B-
BC2:
__________________________________________
C-
BC3:
__________________________________________
D-
BC4:
__________________________________________
2. Complete as lacunas: Existe uma
________________funcional para que o jogo seja mais justo, os atletas são
divididos em _____________________ classes, de acordo com o grau da
___________________________ e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas
com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma
______________________para dar mais propulsão à bola. 167
3. Explique de acordo com o texto como é
dividido o jogo de bocha paralímpica, e como funciona o sistema de pontuação
para se obter a vitória?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________