U nidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Pabliny Ribeiro Souto
Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° B
Taquaral de Goiás, 21 de Setembro de 2021.
Atividade de Arte - referente ao 3º Bimestre 2021.
Musicando...
Desde muito cedo, nossa visão começa a ser treinada no
lugar onde nascemos e crescemos, o que contribui para a formação de nossas
referências visuais. E são exatamente essas referências que nos influenciam na
hora de escolher uma cor em vez de outra, a preferir um tipo de organização a
outro, a se identificar com uma imagem ou outra e assim por diante. E o mesmo
acontece com os sons da casa, que estão presentes em nossas vidas há tanto
tempo e que nem sabemos de onde surgiram. Acontecimentos, imagens, sentimentos
e aprendizados da infância nos acompanham ao longo da vida. Leia a letra da
música a seguir.
Bola
de meia, bola de gude
Há
um menino
Há
um moleque
Morando
sempre no meu coração
Toda
vez que o adulto balança
ele
vem pra me dar a mão
Há
um passado
no
meu presente
um
sol bem quente
lá no meu quintal
toda
vez que a bruxa me assombra
o
menino me dá a mão
E
me fala de coisas bonitas
que
eu acredito que não deixarão de existir
amizade,
palavra, respeito,
caráter,
bondade, alegria e amor [...]
BRANT,
F.; NASCIMENTO, M. Bola de meia, bola de gude. Intérprete: Milton Nascimento,
in: MILTON NASCIMENTO, Miltons. CBS, 1988. 1 CD. Faixa 9.
Na letra, os compositores sugerem que, mesmo sendo um
adulto, há um menino morando em seu coração, e que há momentos do passado que
acompanham o seu presente.
O
objetivo das atividade a seguir é incentivar você a pensar a respeito de suas
referências sonoras e musicais, que começam em casa e podem ser diversas. Além
disso, desejamos estimular o uso de referências da infância nas suas produções
artísticas.
Atividade
1- Atividades Musicais - Busque na memória suas primeiras audições musicais.
Tente reproduzir um trecho e o transcreva.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-
Desenhe um aparelho de som da sua infância.
|
-
Descreva quais seriam os ritmos musicais do passado que você ainda gosta.
_____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________