Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa
Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° A
Taquaral de Goiás, 22 de Setembro de 2021..
ATIVIDADE DE ARTE- REFERENTE AO 3º BIMESTRE 2021
Musicando...
Desde muito cedo, nossa visão começa a ser treinada no lugar onde nascemos e crescemos, o que contribui para a formação de nossas referências visuais. E são exatamente essas referências que nos influenciam na hora de escolher uma cor em vez de outra, a preferir um tipo de organização a outro, a se identificar com uma imagem ou outra e assim por diante. E o mesmo acontece com os sons da casa, que estão presentes em nossas vidas há tanto tempo e que nem sabemos de onde surgiram. Acontecimentos, imagens, sentimentos e aprendizados da infância nos acompanham ao longo da vida. Leia a letra da música a seguir.
Bola de meia, bola de gude
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
ele vem pra me dar a mão
Há um passado
no meu presente
um sol bem quente
lá no meu quintal
toda vez que a bruxa me assombra
o menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
que eu acredito que não deixarão de existir
amizade, palavra, respeito,
caráter, bondade, alegria e amor [...]
BRANT, F.; NASCIMENTO, M. Bola de meia, bola de gude. Intérprete: Milton Nascimento, in: MILTON NASCIMENTO, Miltons. CBS, 1988. 1 CD. Faixa 9.
Na letra, os compositores sugerem que, mesmo sendo um adulto, há um menino morando em seu coração, e que há momentos do passado que acompanham o seu presente.
O objetivo das atividade a seguir é incentivar você a pensar a respeito de suas referências sonoras e musicais, que começam em casa e podem ser diversas. Além disso, desejamos estimular o uso de referências da infância nas suas produções artísticas.
Atividade 1- Atividades Musicais - Busque na memória suas primeiras audições musicais. Tente reproduzir um trecho e o transcreva. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Desenhe um aparelho de som da sua infância.
|
- Descreva quais seriam os ritmos musicais do passado que você ainda gosta. _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________