terça-feira, 21 de setembro de 2021

Atividade de Arte - 7º Ano A

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras: Flausa Maria Rosa                               

Aluno (a): ______________________________________ Série: 7° A        

Taquaral de Goiás, 22 de Setembro de 2021..

ATIVIDADE DE ARTE- REFERENTE AO 3º BIMESTRE 2021

Musicando...

Desde muito cedo, nossa visão começa a ser treinada no lugar onde nascemos e crescemos, o que contribui para a formação de nossas referências visuais. E são exatamente essas referências que nos influenciam na hora de escolher uma cor em vez de outra, a preferir um tipo de organização a outro, a se identificar com uma imagem ou outra e assim por diante. E o mesmo acontece com os sons da casa, que estão presentes em nossas vidas há tanto tempo e que nem sabemos de onde surgiram. Acontecimentos, imagens, sentimentos e aprendizados da infância nos acompanham ao longo da vida. Leia a letra da música a seguir.

Bola de meia, bola de gude

Há um menino

Há um moleque

Morando sempre no meu coração

Toda vez que o adulto balança

ele vem pra me dar a mão

 

Há um passado

no meu presente

um sol bem quente

 lá no meu quintal

toda vez que a bruxa me assombra

o menino me dá a mão

 

E me fala de coisas bonitas

que eu acredito que não deixarão de existir

amizade, palavra, respeito,

caráter, bondade, alegria e amor [...]

 

BRANT, F.; NASCIMENTO, M. Bola de meia, bola de gude. Intérprete: Milton Nascimento, in: MILTON NASCIMENTO, Miltons. CBS, 1988. 1 CD. Faixa 9.

 

 

Na letra, os compositores sugerem que, mesmo sendo um adulto, há um menino morando em seu coração, e que há momentos do passado que acompanham o seu presente.

 

O objetivo das atividade a seguir é incentivar você a pensar a respeito de suas referências sonoras e musicais, que começam em casa e podem ser diversas. Além disso, desejamos estimular o uso de referências da infância nas suas produções artísticas.

 

Atividade 1- Atividades Musicais - Busque na memória suas primeiras audições musicais. Tente reproduzir um trecho e o transcreva. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

- Desenhe um aparelho de som da sua infância.

 

- Descreva quais seriam os ritmos musicais do passado que você ainda gosta. _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________