segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Ensino Religioso 6° Ano B 10-09-2021

 

Disciplina

Série

Data

Ensino Religioso

6° ANO B

     10-08-2021

Colégio Estadual Princeza  Izabel     -     Taquaral de Goiás-G0     

Professor: Lucas Eugênio Rosa

Aluna(o):

 

AS PESSOAS, A RELIGIÃO E O SAGRADO

Devemos ter respeito pelas mais diversas religiões. Vivemos em um regime democrático, em uma sociedade plural e sob um Estado laico. A Constituição Nacional, no seu Art. 5º, capítulo I, inciso VI, diz: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantido, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias” (BRASIL, 1988). Geralmente, seguimos a religião de nossa família, mas podemos optar por uma nova. A liberdade de religião foi conseguida com muitas lutas e sofrimentos. A intolerância religiosa causou e causa muitos conflitos e guerras violentas que são travadas em nome de uma determinada crença religiosa. Os exemplos são vários: entre judeus e cristãos, entre cristãos e islâmicos, as milhares de mortes produzidas pela Inquisição (da Igreja Católica) contra os considerados hereges, as guerras entre católicos e protestantes nos séculos XVI e XVII em consequência da Reforma Religiosa, entre outras. A intolerância religiosa também se expressa em conflitos cotidianos, quando se menospreza pessoas por não pensarem religiosamente do mesmo modo. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade e estamos em contato com as mais diversas culturas do mundo. Atualmente, vemos culturas destruídas e povos dominados pela ignorância de outros, com culturas diferentes e economicamente mais fortes. Há muitas religiões que guardam muitas aproximações entre si. O desconhecimento, a ignorância a respeito dessas afinidades, é uma das causas do desrespeito e intolerância. Por isso, faz-se necessário conhecer diferentes religiões e culturas para que possamos respeitá-las e vivermos em paz.

 

Atividade

0. Você tem ideia de quantas pessoas de diferentes religiões convivem no seu dia a dia?

02. Faça um levantamento de quantas religiões há na sua sala de aula. Agora, transforme estes dados em um gráfico e apresente para a turma.