Disciplina |
Série |
Data |
Ensino Religioso |
6° ANO B |
10-08-2021 |
Colégio
Estadual Princeza Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Professor:
Lucas Eugênio Rosa
Aluna(o):
AS PESSOAS, A RELIGIÃO E O SAGRADO
Devemos ter respeito pelas mais diversas religiões. Vivemos
em um regime democrático, em uma sociedade plural e sob um Estado laico. A
Constituição Nacional, no seu Art. 5º, capítulo I, inciso VI, diz: “é
inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre
exercício dos cultos religiosos e garantido, na forma da lei, a proteção aos
locais de culto e as suas liturgias” (BRASIL, 1988). Geralmente, seguimos a
religião de nossa família, mas podemos optar por uma nova. A liberdade de
religião foi conseguida com muitas lutas e sofrimentos. A intolerância
religiosa causou e causa muitos conflitos e guerras violentas que são travadas
em nome de uma determinada crença religiosa. Os exemplos são vários: entre
judeus e cristãos, entre cristãos e islâmicos, as milhares de mortes produzidas
pela Inquisição (da Igreja Católica) contra os considerados hereges, as guerras
entre católicos e protestantes nos séculos XVI e XVII em consequência da
Reforma Religiosa, entre outras. A intolerância religiosa também se expressa em
conflitos cotidianos, quando se menospreza pessoas por não pensarem
religiosamente do mesmo modo. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade e
estamos em contato com as mais diversas culturas do mundo. Atualmente, vemos
culturas destruídas e povos dominados pela ignorância de outros, com culturas
diferentes e economicamente mais fortes. Há muitas religiões que guardam muitas
aproximações entre si. O desconhecimento, a ignorância a respeito dessas
afinidades, é uma das causas do desrespeito e intolerância. Por isso, faz-se
necessário conhecer diferentes religiões e culturas para que possamos
respeitá-las e vivermos em paz.
Atividade
0. Você tem ideia de quantas pessoas de diferentes religiões
convivem no seu dia a dia?
02. Faça um levantamento de quantas religiões há na sua sala
de aula. Agora, transforme estes dados em um gráfico e apresente para a turma.