segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8º ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 2

 

 Língua Portuguesa

8° série A e B

  09- 08-2021

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno:______________________________________________ 8° A e B.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021

Pontuação – O uso da vírgula

Saiba quando usar e quando evitar a vírgula

Por meio da pontuação, indica-se, na escrita, as várias possibilidades de entonação da fala. Ela ajuda também a expressão de pensamentos, de emoções, de sentidos e assim torna mais precisa a compreensão de um texto. Dentre os sinais de pontuação, a vírgula é a que mais requer atenção. Existem situações em que o uso desse sinal é obrigatório levando em conta a estrutura da frase; em outras, se o deslocarmos, o sentido da frase será totalmente alterado.

Por exemplo: Não pode passar e Não, pode passar.

Em que casos a vírgula é obrigatória e em que casos ela é proibida?

A estrutura da frase em Língua Portuguesa é formada por pares indissociáveis: sujeito + verbo; verbo + complemento. A primeira regra de ouro do uso da vírgula é: não se separam esses elementos com vírgula. Veja o exemplo:

O professor devolveu as provas corrigidas

O professor = sujeito devolveu = verbo

as provas corrigidas = complemento do verbo "devolveu"

 

Quando algo "se intromete" nessa estrutura, a vírgula será usada:

O professor, durante a aula, devolveu, em silêncio, as provas corrigidas.

O professor = sujeito

durante a aula = adjunto adverbial de tempo devolveu = verbo

em silêncio = adjunto adverbial

as provas corrigidas = complemento do verbo "devolveu"

 

Quando devemos usar a vírgula:

a)  par separar o aposto (termo explicativo):

Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, cresceu muito nos últimos anos.

 

b)  para isolar vocativo (termo que chama a atenção): Marlene, estamos aguardando apenas você! Estamos, Marlene, aguardando apenas você! Estamos aguardando apenas você, Marlene!

 

c)  para isolar expressões que indicam circunstâncias variadas como tempo, lugar, modo, companhia, entre outras (adjuntos adverbiais invertidos ou intercalados na oração):

Todos, em meio à festa, se puseram a fazer brindes aos convidados. Durante muitos anos, fiz trabalho voluntário. Isso foi muito gratificante!

 

d)  antes dos conectivos mas, porém, contudo, pois, logo:

Faça suas escolhas, mas seja responsável por elas.

Lidiane estudou muito para o concurso, logo deve conseguir ser aprovada.


e) para separar, nas datas, o nome do lugar: Goiânia, 21 de junho de 2021.

 

Quando NÃO usar a vírgula:

a)      para separar sujeito e predicado:

O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito).

 

b)      entre verbo e complemento:

O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

O homem deve obedecer (verbo) a princípios éticos (complemento do verbo).

 

Atividades sobre o uso da vírgula

Marque a alternativa correta, nas atividades propostas, quanto ao uso das vírgulas:


1.    Para separar, nas datas, o nome do lugar, a frase fica corretamente pontuada em:

a)    ( ) Fortaleza 21 de junho de 2021.

b)   ( ) Fortaleza 21 de junho, de 2021.

c)    ( ) Fortaleza, 21 de junho de 2021.

d)   ( ) Fortaleza 21, de junho de 2021.

2- Use a vírgula nas orações corretamente:

  1. O jornalismo informa traz a notícia resume os fatos do dia.
  2. Li a mensagem no Whatsapp mas não entendi o que você disse.
  3. Acordamos cedo tomamos o café e fomos à escola.
  4. Trabalhou muito portanto ficou cansado no fim do dia.
  5. Vim fiz o cadastro pus meu nome informei minha idade registrei meu endereço.
  6. Jean gosta muito de informática porém se dedica mais em jogar tênis.
  7. Leia a tirinha e responda:


3. O texto tem a finalidade de:
a) entreter o leitor com uma sequência de fatos curiosos.
b) apresentar uma informação de interesse das pessoas.
c) realizar duras críticas ao planeta terra e à televisão.
d) convencer o leitor a mudar suas atitudes violetas.

4. Na fala do primeiro quadrinho, a palavra panorama significa:
a) exposição completa.
b) assunto principal.
c) fotografia extensa.
d) alta paisagem.


5. No quarto quadrinho, é possível concluir, pela imagem, que Mafalda está:
a) com raiva.
b) surpresa.
c) abatida.
d) com pressa.