Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 19 de Agosto de 2021
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021.
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Tema: Cartas de
Solicitação e de Reclamação; Conhecimentos linguísticos, modos e tempos
verbais. |
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Habilidades: (EF67LP18)
Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação,
explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da
solicitação ou justificação. (EF67LP17-A) Analisar, a partir do contexto de
produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação
(datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da
reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do
problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de
carta e subscrição), abaixo-assinados e propostas, entre outros. (EF07LP10)
Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos
e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc. |
Cartas de solicitação e de reclamação
As cartas de reclamação e de solicitação são gêneros pertencentes à modalidade argumentativa, cuja finalidade é buscar soluções para um problema individual ou coletivo.
Essas cartas
estão entre os gêneros que nos permitem expressar nosso posicionamento
acerca de algum problema instaurado, de forma mais democrática. Outros gêneros
como o abaixo-assinado, a carta aberta, a carta do leitor, também, são
modalidades marcadas pelo teor argumentativo.
Em
se tratando de cartas de solicitação e de reclamação, ambas trazem espaços que
oportunizam reivindicações acerca de um problema instaurado, obviamente que
elas devem ser remetidas a alguém com plenos poderes para resolver o problema,
caso contrário, a finalidade discursiva a que se propõem não se aplica.
Nesse
sentido, seja para apresentar reclamações acerca de um problema voltado para a
comunidade de uma forma geral, seja para solicitar que algo seja resolvido, o
fato é que quanto mais os argumentos apresentados estiverem calcados em bases
sólidas, em ideias que realmente farão a diferença no momento de fazer com que
o interlocutor se convença de que realmente o problema carece de um olhar mais cuidadoso,
mais as possibilidades de retorno poderão ser efetivadas.
No
que se refere à linguagem manifestada nessas cartas, além de fazer uso do
padrão formal, a precisão, a objetividade e a consistência nos argumentos
elencados são fatores imprescindíveis.
Cabe
ressaltar que o contexto de uso de cada solicitação ou reclamação pode
influenciar a estrutura da carta e pode exigir informações específicas. A
carta de solicitação apresenta semelhanças com a carta de reclamação,
entretanto esta é feita para apresentar uma indignação, enquanto aquela é feita
por alguém que deseja apresentar um pedido. A
carta de reclamação é utilizada para expressar alguma
insatisfação ou indignação pessoal ou coletiva, a respeito de alguma
situação vivida e que tem ligação de responsabilidade com alguma instituição ou
empresa. A reclamação é uma resposta a alguma circunstância de incômodo.
Por meio desse texto, o remetente solicita alguma medida ou solução
àquele ou aqueles que são responsáveis pelo ocorrido. É um texto de predominância
do tipo dissertativo-argumentativo, podendo conter o tipo
narrativo como forte aliado. Por sua flexibilidade temática, a carta de
reclamação pode ser utilizada em diversas circunstâncias da vida cotidiana.
Estrutura
·
Local e data;
·
Identificação do
destinatário – por se tratar de alguém cujo cargo ocupado requer um tratamento
mais respeitoso, o uso do pronome de tratamento adequado se torna
indispensável;
·
Vocativo;
·
Corpo do texto,
seguido de argumentos que justifiquem o discurso manifestado;
·
Expressão de
despedida;
·
Assinatura;
·
Nome do remetente.
Diferença entre carta de
reclamação e de solicitação
A carta de solicitação tem o intuito de solicitar algo a alguma figura
de poder. Diferentemente, a carta de reclamação tem o objetivo de apresentar
uma reclamação, uma indignação a respeito de algo, para alguém que seja
responsável ou que possa resolver o problema.
Na solicitação, o remetente está em posição de falta, de quem precisa de
algo e, por isso, solicita ajuda para resolver o problema, apresentando,
para isso, argumentos que embasem e convençam o destinatário a ajudá-lo.
Na reclamação, o remetente está em posição de prejudicado, alguém que,
por algum motivo, sente necessidade de apresentar alguma indignação. Nesse
sentido, o intuito não é apenas conseguir ajuda, mas também relatar algo
negativo.
ATIVIDADES
Com base no conteúdo estudado, leia o texto, a seguir, e responda às atividades propostas.
Texto
I
Carta de
solicitação do Colégio Moderno à comunidade e autoridades
Ilm.ºs Senhores
Pais e/ou Responsáveis,
Por meio desta
carta, o Conselho Diretor do Colégio Moderno, profundamente consternado com o
assalto ocorrido nas imediações do Colégio, na manhã desta terça-feira, 07 de
junho, vem junto à comunidade Modernista expressar sua solidariedade às
famílias de alunos que tiveram seus colaboradores envolvidos nesse lamentável
episódio. Externamos, aqui, nossa preocupação com segurança pública em Belém e
com as providências a serem tomadas.
Queremos
aproveitar essa triste ocorrência para clamar às autoridades competentes de
Segurança Pública do Estado e do Município para disponibilizar patrulhamento
policial, principalmente em horário de entrada e saída dos colégios, garantindo
assim maior segurança a toda comunidade estudantil. Neste sentido, queremos
também ouvir quais são as medidas que serão adotadas por parte da Prefeitura e
de suas secretarias, para dar mais segurança aos jovens, aos estudantes e ao
povo que paga, regularmente, todos os impostos e cumprem a sua função na
sociedade.
Esperamos que,
casos como esses, possam ser evitados e que a violência possa ser combatida com
ações concretas, sistemáticas, a curto, médio e longo prazo, envolvendo um
processo contínuo de diálogo com a sociedade, objetivando o bem-estar da
população.
Atte.
Sociedade Colégio Moderno
01.Qual é a finalidade desse texto?
02.Que tipo de linguagem foi
utilizada?
03.O texto faz
a) ( ) uma solicitação.
b) ( ) uma reclamação.
c) ( ) uma publicidade.
d)( )
uma descrição.
04. No trecho: " Externamos, aqui, nossa
preocupação com segurança pública em Belém e com as providências a serem
tomadas. ", a palavra em destaque estabelece a ideia de
a) ( ) causa.
c) ( ) consequência.
c) ( ) lugar.
d) ( )
tempo.
05.Ainda sobre o trecho
acima, o verbo “Externamos” indica que o texto foi escrito na
a) ( )
1º pessoa do plural.
b) ( )
2º pessoa do plural.
c) ( )
3º pessoa do singular.
d) ( )
3º pessoa do plural.
06.O trecho
“Ilm.º Senhores Pais e/ou Responsáveis, “indica que a carta se inicia com
a.
( ) um aposto.
b.
( ) um
vocativo.
c.
( ) uma
explicação.
d.
( ) uma
conclusão.
07.Em “Esperamos
que, casos como esses, possam ser evitados...” indique
a.
o tempo verbal da
palavra destacada:
b.
o modo verbal da palavra
destacada:
08. No texto,
alguns verbos estão flexionados na 1ª pessoa do plural, pois a carta foi
escrita pela Sociedade Colégio Moderno. Assinale a alternativa em que haja
verbos que indicam esse tipo de flexão.
a) ( ) "Queremos, Esperamos".
b) ( ) "Ocorrido, Garantindo".
c) ( ) "Disponibilizar, Expressar".
d) ( )
"Possam, Possa".
09.Após a leitura e análise do texto I, preencha a tabela acerca dos problemas apontados, os responsáveis por resolver esses problemas atribuídos pela carta e a forma como a solicitação de resolução foi apresentada ao responsável.
Texto I
|
Problemas apontados |
Responsáveis por resolver os problemas |
Solicitação feita |
Formas de construir a fundamentação da solicitação |
10.Leia o texto 2 e preencha a tabela acerca dos problemas
apontados, os responsáveis por resolver esses problemas atribuídos pela carta e
a forma como a solicitação de resolução foi apresentada ao responsável.
Texto II
Carta de
reclamação em razão da não entrega de um produto.
São Paulo, 15 de Novembro de 2020
À empresa X,
Eu, Mariana, no dia 1º de novembro deste ano, encontrei, no site da loja
oficial da marca, o lançamento do novo tênis para corredores que, segundo a
propaganda, era a melhor tecnologia do mercado.
Ao consultar o frete com o CEP do meu endereço, constou que a entrega
seria no valor de R$ 25 reais, mas o prazo teria a vantagem de ser em 3 dias
úteis. Como realizei a compra no domingo, o prazo seria até quarta, dia 4 de
novembro.
Realizei a compra com toda a expectativa para o próximo campeonato, que
ocorreu no dia 14 de novembro, 13 dias após efetuação da compra. E, apesar da
margem de tempo, do valor do frete e da promessa dos três dias, o meu tênis
ainda não foi entregue.
Até o dia do campeonato, entrei em contato com o e-mail oficial da loja
para relatar o problema, acreditando que, com o tempo disponível, não haveria
grandes problemas e o tênis seria entregue a tempo.
Duro engano! A melhor tecnologia do mercado não consegue sequer ter um
serviço de atendimento ao cliente eficaz, transparente e proativo.
Hoje me sinto imensamente frustrada pela minha não participação na tão
sonhada competição, com misto de arrependimento por ter investido as
expectativas do meu sonho em uma marca que não apresenta comprometimento ético.
Assim, diante do exposto, solicito que meu produto seja entregue em até
7 dias úteis ou a devolução do meu dinheiro, caso contrário, serei obrigada a
acionar as medidas legais necessárias para a solução da questão.
Atenciosamente,
Mariana Silva e Silva
Texto II
|
Problema(s) apontado(s) |
Responsáveis
por resolver os problemas |
Solicitação
feita |
Formas de construir a
fundamentação da solicitação |
