Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor:
Wattson Mamedes de Souza
Professora:
Luciene Aparecida Silvestre
Data: 12 de Agosto de 2021.
Série:
7ª Ano A e B
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª
Bimestre de 2021
INSTRUÇÕES:
1. Preencha
o cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Tema/ Conhecimento: Propaganda
Habilidades: (EF69LP02-C)
Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como
forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.
(EF67LP08) Identificar, em reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias,
memes, anúncios publicitários e propagandas publicadas em jornais, revistas,
sites na internet etc, os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens
estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo,
ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações
de reiteração, complementação ou oposição) etc.(EF69LP17-A) Perceber e analisar os recursos
estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários. (EF67LP32) Escrever palavras com
correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
A propaganda
ou anúncio publicitário é um gênero textual que promove
um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa:
jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em
outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
A principal
característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou
serviço.
Aqueles que produzem
as propagandas utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e
humor. Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São
repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre!
Veja! Analise!
De acordo com as
funções da linguagem, as propagandas são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez
possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os
consumidores. Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de
imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.
Características:
· Linguagem verbal e não verbal.
· Linguagem simples.
· Textos relativamente curtos.
· Textos persuasivos e atrativos.
· Humor, ironia e criatividade.
· Verbos no modo imperativo.
· Figuras e vícios de linguagem, como
metáfora, pleonasmo, hipérbole, antítese etc.
· Uso de cores, imagens, fotografias.
Outro
recurso muito utilizado em propagandas é a intertextualidade, ou seja, uma releitura de algo que já existe, como por exemplo, uma
música, um texto, uma imagem.
Estrutura:
As propagandas ou
anúncios publicitários são estruturados de diversas maneiras: com imagens e
textos ou somente textos. Ou seja, não têm uma estrutura fixa padrão. Isso
dependerá também do local em que será anunciado, por exemplo, o espaço que será
preenchido com a mensagem (meia folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).
·
Título: Geralmente
escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor,
por exemplo:
“Novo
Chocolate Asteca: Mais Delicioso!!!”
· Corpo de Texto: Trata-se da mensagem ou informação que
envolve os aspectos persuasivos da linguagem publicitária. No corpo do texto
publicitário são acrescidos adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e
imagens. Tudo isso, é apresentado de maneira breve, numa linguagem clara e
simples. Vale atentar que o corpo do texto publicitário utiliza, muitas vezes,
uma linguagem coloquial (informal)
para se aproximar do público alvo.
Sendo assim, podem incluir figuras
(metáforas, metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem
(estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.).
“Experimente o novo e delicioso
chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.”
·
Slogan: Os slogans são
elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas
palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o
leitor da proposta publicitária.
“Tem
1001 utilidades” (Bombril)
·
Marca: Abaixo segue a
marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:
"Chocolate
Asteca LTDA"
· Contato: São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros).
Leia o texto abaixo e depois responda
as atividades no seu caderno:
01. Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?
Explique.
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02. Que motivo levou a
empresa a fazer essa propaganda?
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03. A propaganda é direcionada principalmente:
A) ( ) aos jovens.
B) ( ) às pessoas em geral.
C) ( ) às crianças.
D) ( ) aos idosos.
05.Que motivo levou a empresa a fazer essa propaganda?
A) ( ) o surgimento da doença provocada pelo
Coronavírus.
B) ( ) estimular os clientes a visitarem a
empresa.
C) ( ) vender um produto.
D) ( ) falar sobre a importância de se ter uma boa
saúde.
06. Que tipo de linguagem é predominante no texto?
A) ( ) Literária.
B) ( ) Verbal e não verbal.
C) ( ) Subjetiva.
D) ( ) Formal e informal.
07. A propaganda trabalha com
a linguagem verbal e não verbal. O uso das imagens e das cores provoca no
leitor uma reflexão crítica. Como esses recursos gráficos contribuem para o
sucesso da propaganda?
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