quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Data: 12 de Agosto de 2021.

Série: 7ª Ano A e B

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Tema/ Conhecimento: Propaganda

Habilidades: (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos. (EF67LP08) Identificar, em reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, anúncios publicitários e propagandas publicadas em jornais, revistas, sites na internet etc, os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.(EF69LP17-A) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários. (EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

 PROPAGANDA

A propaganda ou anúncio publicitário é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.

A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.

Aqueles que produzem as propagandas utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor. Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!

De acordo com as funções da linguagem, as propagandas são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores. Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.

Características:

·       Linguagem verbal e não verbal.

·       Linguagem simples.

·       Textos relativamente curtos.

·       Textos persuasivos e atrativos.

·       Humor, ironia e criatividade.

·       Verbos no modo imperativo.

·       Figuras e vícios de linguagem, como metáfora, pleonasmo, hipérbole, antítese etc.

·       Uso de cores, imagens, fotografias.

 

Outro recurso muito utilizado em propagandas é a intertextualidade, ou seja, uma releitura de algo que já existe, como por exemplo, uma música, um texto, uma imagem.

Estrutura:

As propagandas ou anúncios publicitários são estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos. Ou seja, não têm uma estrutura fixa padrão. Isso dependerá também do local em que será anunciado, por exemplo, o espaço que será preenchido com a mensagem (meia folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).

·      Título: Geralmente escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor, por exemplo:

Novo Chocolate Asteca: Mais Delicioso!!!

·      Corpo de Texto: Trata-se da mensagem ou informação que envolve os aspectos persuasivos da linguagem publicitária. No corpo do texto publicitário são acrescidos adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e imagens. Tudo isso, é apresentado de maneira breve, numa linguagem clara e simples. Vale atentar que o corpo do texto publicitário utiliza, muitas vezes, uma linguagem coloquial (informal) para se aproximar do público alvo.

 

Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas, metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.).

Experimente o novo e delicioso chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.”

 

·      Slogan: Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o leitor da proposta publicitária.

“Tem 1001 utilidades” (Bombril) 

·      Marca: Abaixo segue a marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:

"Chocolate Asteca LTDA"

·      Contato: São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros).

Leia o texto abaixo e depois responda as atividades no seu caderno:

01. Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Que motivo levou a empresa a fazer essa propaganda?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. A propaganda é direcionada principalmente:

A) (    ) aos jovens.

B) (    ) às pessoas em geral.

C) (    ) às crianças.

D) (    ) aos idosos.

05.Que motivo levou a empresa a fazer essa propaganda?

A) (  ) o surgimento da doença provocada pelo Coronavírus.

B) (    ) estimular os clientes a visitarem a empresa.

C) (    ) vender um produto.

D) (  ) falar sobre a importância de se ter uma boa saúde.

06. Que tipo de linguagem é predominante no texto?

A) (    ) Literária.

B) (    ) Verbal e não verbal.

C) (    ) Subjetiva.

D) (    ) Formal e informal.

07. A propaganda trabalha com a linguagem verbal e não verbal. O uso das imagens e das cores provoca no leitor uma reflexão crítica. Como esses recursos gráficos contribuem para o sucesso da propaganda?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________