segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6º Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Data: 24 de Agosto de 2021.

Série :6º A e B

                           Atividades complementares de Língua Portuguesa                          referente ao 3º Bimestre de 2021

SINAIS DE PONTUAÇÃO

Os sinais de pontuação são fundamentais para uma boa escrita, confira aqui a função de alguns desses sinais!

·       Ponto final ( . ) Serve para indicar o final de uma frase.

·  Ex: Mariana adora ir ao cinema.

·       Ponto de interrogação ( ?) Indica uma pergunta.

·  Ex: Você não quer passear comigo?

·       Ponto de exclamação ( ! ) Indica alegria, espanto, irritação, medo, tristeza.

·  Ex: Que delícia! Este bolo é maravilhoso!

·       Ponto e vírgula ( ; ) Indica uma pausa maior que a vírgula.

·  Ex: Precisamos estudar bastante; essa semana teremos avaliações todos os dias.

·  Ex: Itauçu, 16 de junho de 2020.

·       Dois pontos ( : ) São usados para:
 Fazer explicações sobre algo:
Ex: Gostaria de fazer algo diferente: viajar para a praia.
 Indicar uma relação:
Ex: No meu colégio há: quadra de esportes, piscina e salão de festas.

Indicar a fala de um personagem em um diálogo:

Ex: Mamãe disse: - Filho, tome cuidado!

(  ) Uma afirmação

(  ) Uma negação.

(  ) Uma exclamação.

(  ) Uma pergunta.

 

 
01. Relacione as frases ao que cada uma indica.

a) Não precisa de manual de instrução. 

b) Você pensou que fosse o quê?

c) Você é que faz coisas com ela.

d) Legal!

 

02. Pontue corretamente as frases abaixo.

a) Rua das Margaridas (     ) 322 (     )

b) Que chato (     )

c) Por que você joga vídeo game todo sábado (   )

d) Eu vou ao parque amanhã (    )

e) Minha mãe disse (   )

(  ) Está na hora de dormir (   )

 

03. Complete os espaços com as informações pedidas.

 

Número de sílaba

Classificação quanto ao número de sílaba.

Garoto:

 

 

Bola:

 

 

Recapturar:

 

 

Máquina:

 

 

Mentalmente:

 

 

 

04. Escreva nos parênteses as sílabas tônicas das palavras e classifique-as em oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

a) claro (  )

b) inglês (  )

c) chamado (  )  

d) rápido (   )

e) antigamente (  )

f) talvez ( )

g) instrução (  )

h) manejando (   )

 

05. Complete as palavras usando U ou L.

a) po____co.

b) funi_____.

c) consegui_____.

d) vo___to.

e) fi____me.

f) sa_____dade.

g) Brasi_____.