segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atividade de Arte - 8°B ARTE/MÚSICA


Disciplina

Série

Data

Arte  

8° ANO B 

     24-08-2021

Colégio Estadual Princesa Izabel     -     Taquaral de Goiás-G0     

Professor: Pabliny Ribeiro Souto 

Aluna(o):

ATIVIDADE DE ARTE REFERENTE AO 3°BIMESTRE 

Componente Curricular: ARTE/MÚSICA

Objetos de Conhecimento:

Materialidades: Origem e história dos instrumentos musicais convencionais e suas classificações.

Materialidades: Os parâmetros sonoros; elementos constitutivos da música. Habilidades: (GO-EF08AR21-C/F) Conhecer e situar os instrumentos convencionais a partir de sua origem e suas classificações: instrumentos de sopro, percussão, cordas, naipes da orquestra, entre outras formas de classificação, bem como o desenvolvimento no contexto histórico. (GO-EF08AR21-A/B) Discriminar e classificar fontes sonoras de acordo com os parâmetros do som e os elementos constitutivos da música.

 

INTRODUÇÃO À ORQUESTRA

ORQUESTRA:

  Podemos dizer que a história da orquestração pode ser dividida em dois períodos. O primeiro período se deu dos primórdios da Orquestra até o final do Barroco e o segundo período abrangeria do Classicismo até os dias atuais, em que a Orquestra já está de certo modo estabelecida e dividida em naipes. A quantidade de instrumentos e sua presença nas formações básicas da Orquestra sofreram alterações ao longo da história devido à característica de escrita das composições de cada período e época. A padronização da orquestra para sua formação atual deu início no final do período Barroco, tendo como base os instrumentos de cordas, especificamente Violino 1, Violino 2, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, além dos instrumentos de sopro com destaque para os Oboés e para os Fagotes. No Classicismo a formação básica da Orquestra variava bastante, mas praticamente, todas as composições eram marcadas por dois Oboés, duas Trompas, Tímpanos e os instrumentos de corda. No final deste período, a presença de duas Flautas já estava consolidada e o Clarinete passa a fazer parte da Orquestra. No Romantismo, a orquestra se amplia bastante, acrescentando vários instrumentos de madeira como o Flautim, o Clarinete Baixo e Contrafagote. Os instrumentos de metais são fortalecidos, e os instrumentos de percussão passam a contar com instrumentos de altura indeterminada como Bumbo, Triângulo e Pratos, além do reforço da Harpa aos instrumentos de corda. No final do Século XIX e início do Século XX a base romântica da orquestra é mantida, porém o número de instrumentos e torna muito mais expressivos. E o Século XX se torna marcante por algumas obras trazerem diferentes técnicas expandidas, recursos tecnológicos e eletroacústicos, além da utilização de objetos inusitados como uma máquina de escrever. Durante esta sequência de atividades iremos aprender sobre cada um dos diferentes naipes e os instrumentos de cada um destes, a estrutura da orquestra, o trabalho de produção, do spalla, da direção artística, do maestro.

ATIVIDADE I

“Para que um grande grupo de artistas de tal qualidade funcione harmonicamente é necessário, portanto, que haja algumas regras e que se estabeleça uma hierarquia de cooperação e trabalho”

Nesta atividade veremos algumas funções presentes na organização da orquestra.

MAESTRO: Diante de uma estrutura de muitos instrumentistas, a figura do maestro ou regente, é extremamente importante. Ele é aquele que conduz a orquestra ficando em frente aos músicos e de costas para o público. O maestro é responsável pela interpretação da peça ficando sob a sua responsabilidade decidir as dinâmicas, fraseado e tudo o que envolve a mesma. Ele também tem o papel de sinalizar aos músicos o andamento, momentos em que cada naipe precisa tocar, entre outros. Seus movimentos fazem parte de um “código de linguagem” onde todos compreendem e são guiados por eles.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS & CURIOSIDADE SOBRE O MAESTRO

▪ Provavelmente, o primeiro maestro foi Jean-Baptiste Lully. Ele conduzia a orquestra batendo uma espécie de bastão no chão e isso dava o andamento da música para os instrumentistas.

▪ A mão direita do maestro é responsável pela velocidade da música e pela dinâmica – se o som deve sair mais forte ou mais piano. Piano, em italiano, significa baixo ou leve. Já a mão esquerda possui mais flexibilidade. Ela vai indicar a entrada dos naipes de instrumentos, além de controlar a articulação – se as notas vão ser mais breves ou mais longas – e a pontuação, que também é chamada de fraseado – o modo como a poesia da música deve ser recitado.

 

 

Vamos assistir alguns vídeos sobre a função do maestro:

▪ TV OPES – Episódio 1 – O maestro: https://www.youtube.com/watch?v=hZEZao_7Pag ▪ Qual é a função do Maestro – https://www.youtube.com/watch?v=919JJ62YQxA

 


SPALLA: Dentre os violinistas nós temos a figura do spalla. A palavra Spalla vem do italiano e significa ombro. Ele é o ombro, o braço direito do maestro. Para identificar o spalla é bem simples. Ele é o último instrumentista a entrar no palco, é sempre cumprimentado pelo maestro antes do início do concerto e se senta à esquerda do maestro na primeira cadeira do violino. O spalla faz a ponte entre o maestro e a orquestra e fica com as partes solistas de violinos.

 

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS & CURIOSIDADE SOBRE O SPALLA

▪ O spalla é sempre o último dos instrumentistas a entrar no palco

▪ A palavra spalla significa ombro – o spalla é o “ombro” do maestro

▪ O spalla é sempre o 1º violinista da orquestra

 

Vamos assistir o episódio da Orquestra Petrobrás Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sobre o Spalla

▪ TV OPES – Episódio 2 – O Spalla: https://www.youtube.com/watch?v=s88KzR_s8cs

 

A PRODUÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA: Para uma boa organização e efetiva apresentação da orquestra, existe uma equipe de bastidores que contribuem para o funcionamento dela. Existem os arquivistas (ou equipe de acervo), responsáveis pelo acervo de partituras; os montadores (ou equipe técnica), que organizam as estantes e as partituras em suas posições na ordem adequada para os ensaios e as apresentações públicas e outras necessidades logísticas; e também o gerente de produção (ou produtor) que gerencia todas as funções e cargos necessários para garantir toda a infraestrutura básica. Há ainda o diretor artístico que pode ser o próprio maestro ou uma equipe de músicos representantes dos naipes da orquestra. Estes definem a programação artística da orquestra para cada temporada. É claro que cada orquestra possui realidades distintas e, portanto, necessidades diferentes de possíveis outros cargos como secretaria, inspetores e outros.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS & CURIOSIDADE SOBRE A PRODUÇÃO

▪ A equipe de produção também se responsabiliza por entrar em contato com músicos solistas e negociar possíveis caches e hospedagens.

▪ Da chegada das partituras passando pela montagem do palco até chegar a uma apresentação, existe um caminho de particularidades como contratação das partituras, agendamento do local, montagem da estrutura de palco, estante e cadeiras. Tudo isso requer muito planejamento e uma equipe preparada.

 

Vamos assistir alguns vídeos sobre a produção e direção artística de uma orquestra:

▪ TV OPES – Episódio 4 –A Produção: https://www.youtube.com/watch?v=S8GI96vRo4Q

▪ TV OPES – Episódio 6 – A direção Artística: https://www.youtube.com/watch?v=WV5_7SqezYA

▪ A orquestra sem mistério: Como nasce um palco para um concerto: https://www.youtube.com/watch?v=u8QymYSC8Zs&list=PLVEiCx56jyvIBTcyb8_2JvJ00SfGEpoB3&ind ex=1

 

ATIVIDADE II

Com base nos textos e vídeos assistidos, responda:

1.Qual a função do maestro? Qual a sua importância para a orquestra?

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2.Qual a função do spalla? Qual a sua importância para a orquestra?

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 3. Em que consiste o trabalho do produtor e do diretor artístico?

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4. O trabalho de produção e direção artística não precisa ser necessariamente desenvolvido por um músico. Pensando sobre mercado de trabalho e possibilidades de emprego você já pensou em trabalhar no processo de produção artística? O que mais lhe chamou atenção nesse trabalho?

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