Atividades de Estudo Orientado referente ao 2ª Bimestre de 2021.
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 8ª Ano A e B
Aluna(o): ______________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 09/06/2021 até as 23:59 horas da noite.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
4. Vale (10,0) pontos
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE ESTUDO
ORIENTADO REFERENTE AO 2°BIMESTRE DE 2021
Ter domínio sobre as boas razões de o porquê estudar é
uma prática de autoconhecimento, que atua primeiramente como uma injeção de
motivação e, a longo prazo, se personifica em metas a serem alcançadas.
Encontrar um sentido no ato de estudar é a alavanca que o jovem necessita para
alçar um voo rumo ao seu sonho. Nesta aula que vamos aprofundar essa
questão e inclusive, explicar o que é a disciplina de Estudo Orientado.
• Para que todos possam aprender a
autorregular sua aprendizagem de acordo com os seus interesses.
• Refletir sobre a importância de estudar na sua
vida.
As aulas de Estudo Orientado são um meio de garantir
aos estudantes tempo, ambiente e recursos adequados para estudar. A disciplina
deve ser, portanto, o momento no qual os estudantes deverão aprender a estudar.
Para isso deverão não só priorizar as atividades a partir dos interesses
pessoais, mas também localizar as dificuldades de aprendizagem encontradas,
sempre contando com o apoio do educador. Entender que estudar faz-se necessário
é a primeira etapa para se ter melhor aproveitamento do horário de estudo.
Pois, sem isso, dificilmente o estudante conseguirá desenvolver as técnicas de
estudo apresentadas neste curso e não terá interesse em criar o hábito de
estudar em sua vida. O estudante deve ter autonomia para escolher o que estudar.
Contudo, o educador precisa estar atento se os critérios utilizados pelo
estudante, no momento da sua escolha, foram realmente adequados. Umas das
formas de desenvolver a autonomia dos estudantes, é ajuda-los no
estabelecimento de prioridades de estudo, pois nesse momento será preciso
discernimento para conciliar as necessidades de aula aos interesses pessoais.
Dessa forma, o Estudo Orientado funciona com um momento para fazer tarefas,
pesquisar, ler, tirar dúvidas, discutir assuntos em grupos, revisar conteúdos,
etc. O porquê estudar não possui relação com quantos fatos e fórmulas uma
pessoa consegue decorar, mas se relaciona à capacidade de ler, escrever,
pensar, decifrar o mundo ao seu redor. Bem como, encontrar soluções para os
problemas que vão aparecendo. Isso depende da qualidade da educação que cada
pessoa recebe e dos esforços e potencial de cada um.
Agora, responda às questões abaixo, explicando o que são no seu entendimento:
1.“O estudo é a vitória com preparação”.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. “O estudo é o caminho para a chegada”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Identifique as
palavras corretas para completar o texto abaixo:
O hábito da______________________ é um dos mais
importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto
para adquirir__________________________. Em meio ao bom tecnológico das últimas
décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela
televisão, depois pelos computadores, pelos videogames e agora pelos
______________________.
A) leitura – determinação –
redes sociais.
B) leitura – conhecimento –
redes sociais.
C) leitura – conhecimento – celulares.
D) leitura – técnicas de estudo –
jogos online.
4. Para ser mais
produtivo nos estudos é preciso:
A) Responsabilidade pessoal, desorganização pessoal,
ambiente barulhento e memorização.
B) Acordar tarde e colocar outras prioridades no seu dia
a dia, como por exemplo, focar nas redes sociais.
C) Responsabilidade pessoal, organização pessoal,
organização material e técnicas de
estudos.
D) Compromisso e estudo o dia todo, não parando nem
para refeições.
5. A Responsabilidade Pessoal é essencial para o sucesso
dos estudos, através da boa
organização do tempo o estudante pode fazer uso
de agendas, cadernos, blocos de notas, qualquer meio em que
possa distribuir, acompanhar e controlar suas atividades. Fazendo esse
acompanhamento diário dos compromissos, o aluno obterá:
(A) Desorganização das suas atividades diárias.
(B) Uma injeção de desmotivação
e ao longo prazo as metas a serem alcançadas perdem o
sentido.
(C) Perde a vontade de estudar deixando outras
prioridades serem essenciais.
(D) O domínio de todas as suas atividades sendo
assíduo nos prazos e cumprindo todos os seus deveres.
6. Apropriar-se da organização do tempo,
prioridades de estudo, seleção de materiais, planejamento de um esquema semanal
de estudos fazem parte de qual técnica de estudo?
B - Organização pessoal
C- Técnica de estudo
D - Organização Material
7. Reconhecer a necessidade e importância da aquisição
de hábitos e rotinas de estudo consiste em:
A - Diferença entre intensidade e qualidade de estudo;
B - Manejo da informação;
C - Responsabilidade Pessoal;
D - Técnicas de Síntese
8.Identificar os hábitos essenciais para a criação de uma rotina de estudos, é requisito de qual técnica de Estudo?
A - Organização pessoal
B - Técnicas de Estudo
C - Técnicas de Análise
D - Técnicas de Síntese.
9.Uma boa organização e foco nos estudos são hábitos
que devem ser desenvolvidos e preservados para um melhor desempenho nos estudos
e consequentemente na vida. Para isso, devemos refletir sobre os hábitos
corriqueiros do nosso dia a dia e perceber se são Bons Hábitos ou Hábitos
ruins. Portanto, devemos observar o nosso dia-a-dia e definir que hábitos
devemos manter e quais devemos descartar.
Responda: De acordo com suas convicções acerca dos
estudos, o que são hábitos Bons ou Ruins na perspectiva de um estudante.
Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Agora pensando em seus hábitos de estudos, produza um mapa mental sobre quais são seus métodos utilizados para obter conhecimentos com mas facilidade;