terça-feira, 8 de junho de 2021

Avaliação Bimestral - Estudo Orientado - 8°A e B

 Atividades de Estudo Orientado referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0    

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Pabliny Ribeiro Souto                                  

Série: 8ª Ano A e B                                        

 Aluna(o): ______________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 09/06/2021 até as 23:59 horas da noite.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las; 

4. Vale (10,0) pontos 

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE ESTUDO ORIENTADO REFERENTE AO 2°BIMESTRE DE 2021

 

Ter domínio sobre as boas razões de o porquê estudar é uma prática de autoconhecimento, que atua primeiramente como uma injeção de motivação e, a longo prazo, se personifica em metas a serem alcançadas. Encontrar um sentido no ato de estudar é a alavanca que o jovem necessita para alçar um voo rumo ao seu sonho.  Nesta aula que vamos aprofundar essa questão e inclusive, explicar o que é a disciplina de Estudo Orientado. 

 •  Para que todos possam aprender a autorregular sua aprendizagem de acordo com os seus interesses.

 • Refletir sobre a importância de estudar na sua vida.

As aulas de Estudo Orientado são um meio de garantir aos estudantes tempo, ambiente e recursos adequados para estudar. A disciplina deve ser, portanto, o momento no qual os estudantes deverão aprender a estudar. Para isso deverão não só priorizar as atividades a partir dos interesses pessoais, mas também localizar as dificuldades de aprendizagem encontradas, sempre contando com o apoio do educador. Entender que estudar faz-se necessário é a primeira etapa para se ter melhor aproveitamento do horário de estudo. Pois, sem isso, dificilmente o estudante conseguirá desenvolver as técnicas de estudo apresentadas neste curso e não terá interesse em criar o hábito de estudar em sua vida. O estudante deve ter autonomia para escolher o que estudar. Contudo, o educador precisa estar atento se os critérios utilizados pelo estudante, no momento da sua escolha, foram realmente adequados. Umas das formas de desenvolver a autonomia dos estudantes, é ajuda-los no estabelecimento de prioridades de estudo, pois nesse momento será preciso discernimento para conciliar as necessidades de aula aos interesses pessoais. Dessa forma, o Estudo Orientado funciona com um momento para fazer tarefas, pesquisar, ler, tirar dúvidas, discutir assuntos em grupos, revisar conteúdos, etc. O porquê estudar não possui relação com quantos fatos e fórmulas uma pessoa consegue decorar, mas se relaciona à capacidade de ler, escrever, pensar, decifrar o mundo ao seu redor. Bem como, encontrar soluções para os problemas que vão aparecendo. Isso depende da qualidade da educação que cada pessoa recebe e dos esforços e potencial de cada um.

Agora, responda às questões abaixo, explicando o que são no seu entendimento:

1.“O estudo é a vitória com preparação”.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. “O estudo é o caminho para a chegada”

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     Identifique as palavras corretas para completar o texto abaixo:

O hábito da______________________ é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir__________________________. Em meio ao bom tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela televisão, depois pelos computadores, pelos videogames e agora pelos ______________________.

A)    leitura – determinação – redes sociais.

B)    leitura – conhecimento – redes sociais.

C)    leitura – conhecimento – celulares.

D)   leitura – técnicas de estudo – jogos online.

 

4.     Para ser mais produtivo nos estudos é preciso:

A) Responsabilidade pessoal, desorganização pessoal, ambiente barulhento e memorização.

B) Acordar tarde e colocar outras prioridades no seu dia a dia, como por exemplo, focar nas redes sociais.    

C) Responsabilidade pessoal, organização pessoal, organização material e técnicas de estudos.        

D) Compromisso e estudo o dia todo, não parando nem para refeições.

 

5.  A Responsabilidade Pessoal é essencial para o sucesso dos estudos, através da boa organização do tempo o estudante pode fazer uso de agendas, cadernos, blocos de notas, qualquer meio em que possa distribuir, acompanhar e controlar suas atividades. Fazendo esse acompanhamento diário dos compromissos, o aluno obterá:

(A) Desorganização das suas atividades diárias.

(B) Uma injeção de desmotivação e ao longo prazo as metas a serem alcançadas perdem o sentido.

(C) Perde a vontade de estudar deixando outras prioridades serem essenciais.

(D) O domínio de todas as suas atividades sendo assíduo nos prazos e cumprindo todos os seus deveres.

 

6.  Apropriar-se da organização do tempo, prioridades de estudo, seleção de materiais, planejamento de um esquema semanal de estudos fazem parte de qual técnica de estudo?

 A - Responsabilidade pessoal

B - Organização pessoal

C- Técnica de estudo

D - Organização Material

 

7. Reconhecer a necessidade e importância da aquisição de hábitos e rotinas de estudo consiste em:

A - Diferença entre intensidade e qualidade de estudo;

B - Manejo da informação;

C - Responsabilidade Pessoal;

D - Técnicas de Síntese

 

8.Identificar os hábitos essenciais para a criação de uma rotina de estudos, é requisito de qual técnica de Estudo?

A - Organização pessoal

B - Técnicas de Estudo

C - Técnicas de Análise

D - Técnicas de Síntese.

 

9.Uma boa organização e foco nos estudos são hábitos que devem ser desenvolvidos e preservados para um melhor desempenho nos estudos e consequentemente na vida. Para isso, devemos refletir sobre os hábitos corriqueiros do nosso dia a dia e perceber se são Bons Hábitos ou Hábitos ruins. Portanto, devemos observar o nosso dia-a-dia e definir que hábitos devemos manter e quais devemos descartar.

Responda: De acordo com suas convicções acerca dos estudos, o que são hábitos Bons ou Ruins na perspectiva de um estudante. Justifique sua resposta.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Agora pensando em seus hábitos de estudos, produza um mapa mental sobre quais são seus métodos utilizados para obter conhecimentos com mas facilidade;