Disciplina | Série | Data | Página 1 de 2 |
Língua Portuguesa | 8° série A e B | 14- 06-2021
|
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel.
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno (a):___________________________________________________ Série: 8º A e B.
Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre de 2021
Retomando o gênero textual
crônica
Vamos relembrar?
A crônica
é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de
internet e blogs. O gênero se destaca
por abordar aspectos do cotidiano, ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.
Voltados ao cotidiano das cidades e podem ser entendidos
como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos. Os bons cronistas são aqueles que conseguem
perceber, no dia a dia de suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade
que não foram percebidas por todos.
O objetivo das crônicas é provocar
uma reflexão sobre o assunto
abordado. Os cronistas
costumam identificar aspectos que, muitas vezes, passam
despercebidos pelo restante da sociedade, mas que merecem observação e análise.
Características
A crônica mescla a
tipologia narrativa com trechos
reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no
uso das palavras. Os temas comuns a
esse gênero são os mais variados possíveis. Qualquer assunto cotidiano pode
ser motivo de crônica. Por ser um gênero nascido na cidade, é comum que tudo
que ocorra no ambiente urbano passe a ser escrito
em forma de crônica.
Tipos de crônica
Existem
diversos tipos de crônicas, desde as apenas
narrativas, passando pelas crônicas jornalísticas
até chegar em crônicas poéticas, que flertam com o literário. Inclusive, alguns
grandes escritores brasileiros, como Machado de Assis, Lima Barreto ou Clarice Lispector
foram renomados cronistas
em seus tempos.
Disponível em: https://www.portugues.com.br/literatura/a-cronica-.html Acesso: 06, maio,
2021. (Adaptado)
Agora vamos falar de articuladores textuais
Mas o que são esses articuladores textuais?
Os conectores
discursivos são responsáveis pela articulação e progressão textuais. A
utilização adequada desses recursos possibilita a redação de um texto claro e eficiente.
É fundamental que o autor de um texto exponha
suas ideias de maneira clara
e objetiva e construa
parágrafos, períodos e orações muito bem articulados.
Essa
articulação atribui a coesão textual, que é explicitada por meio de elementos
de conexão são, normalmente, conjunções, advérbios e
pronomes. A utilização adequada dos elementos de coesão promove o encadeamento das ideias e contribui para
a progressão textual.
Há inúmeros conectores discursivos para que você possa redigir um texto com
excelente articulação de ideias, com
orações completas e sintaticamente bem estruturadas, além da pontuação.
Entretanto, se forem mal empregados, reduzem a capacidade de compreensão da mensagem e comprometem o texto.
Consultem, na tabela, alguns dos
principais conectores discursivos e os efeitos de sentido que agregam às orações,
aos períodos e aos parágrafos.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/conectores-discursivos.htm Acesso: 06, maio, 2021. (Adaptado
Tabela com alguns dos principais conectores discursivos:
Adição |
E, pois, além disso, e
ainda, mas também, por um lado … por outro |
Causa |
É evidente que, certamente, naturalmente, evidentemente, por |
Reafirmação |
Nesse sentido, nessa perspectiva,
em outras palavras, ou seja, novamente, em suma, em resumo, dessa forma, outrossim, dessarte, destarte |
Semelhança |
Do mesmo modo, tal como,
assim como, pela mesma razão |
Oposição/restrição |
Mas, apesar de, no entanto, entretanto, porém,
contudo, todavia, tampouco, por outro lado |
Ligação temporal |
Atualmente, contemporaneamente, após a década
de, antes de, em seguida, até que, quando |
Hipótese |
A menos que, supondo que, mesmo que, salvo se, exceto se |
Conclusão |
Portanto, logo, enfim, à
guisa de conclusão, em suma,
concluindo, para que |
Finalidade |
Para, para que, com o
intuito de, com o objetivo de, a
fim de |
Agora que você conheceu alguns dos
vários elementos de coesão textual, leia a crônica de Carlos Drummond de Andrade e
observe como os conectivos contribuem para a estruturação e organização das informações no texto:
Imagem disponível em: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/search?q=furto+de+flor Acesso: 7
de maio, 2021.
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la.
Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la no jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.
Disponível em: https://ead.pucpr.br/blog/o-que-e-cronica Acesso: 06, maio, 2021. (Adaptado)
Como
você pôde observar,
o texto apresenta um repertório diversificado de recursos
coesivos (conjunções, pronomes, advérbios, palavras do mesmo
campo lexical, conectores sequenciais), os quais são empregados para que as informações sejam expostas com clareza e
objetividade.
Atividades:
1. A tirinha dialoga
com o texto Furto de Flor de Drummond? Explique seu raciocínio, dizendo que crítica
encontra-se embutida nela:
FASCINAÇÃO
Adelice da Silveira Barros
"Fascina-me estar aqui, ver o
planeta Terra, ser parte de sua história, caminhar por seu solo, fecundá-lo e criar raízes, respirar o ar todas as
manhãs; é uma vida privilegiada, aproveitemo-nos dela, que não estamos aqui por acidente nem coincidência, temos
um propósito, nós fomos escolhidos." Gostaria que estas fossem palavras
minhas, mas elas pertencem a Douglas Weelock,
astronauta da Nasa. Esse e outros dizeres
acompanham um vídeo enviado por ele, via Twitter, do interior da Estação
Espacial Internacional. São fotos do planeta
Terra. Todas de uma beleza comovente. Recebi-as pelas mãos de Lauro Moreira.
Obrigada, Lauro, pelo magnifico presente.
Impossível não sermos tocados pelo
esplendor daquela visão. Percebi que assistir ao vídeo não bastava. A magnitude do espetáculo cobrava mais.
Era preciso estar lá: sentir, viver, emocionar-se, chorar. Aplaudir a grandiosidade do nosso planeta.
Em consentida alienação, transmudei-me para o interior da aeronave. Era dia. A sequência de imagens me deixou em êxtase. Sobrevoámos o Oceano Índico,
e a visão de uma ilha misteriosa, em forma de chapéu, solta entre o azul do
céu e do mar, era
de uma leveza tamanha que criei
asas e voei. Sob o efeito da luz, a Terra é neve, é areia,
é véu. É noiva de feições delicadas. É suavidade, maciez, aconchego. O pôr do sol, uma verdadeira explosão
de cores, é de tirar o fôlego,
mas nem por isso ofusca
a beleza da noite. Noite é
glamour, é sedução, é mistério.
Para
a ocasião, a Terra,
mulher vaidosa, prepara-se com requintes de grande dama.
Trajando longo vestido azul escuro, cravejado
de ouro e brilhante, faz-se enigmática e sedutora. Verdadeiro deslumbramento! Emocionada
eu pensava: Deus é perfeição. Nosso planeta é Deus. Agradeci a Ele o privilégio
de ser parte do rebanho que povoa Sua magnifica criação.
Em seguida, pedi perdão por minhas ranzinzices, pela insatisfação com a vida, pelo descaso com um bem que recebi por doação.
Lamentei cada dia, hora, minuto que tive a petulância de desperdiçar com futilidades. Pedi perdão também
pelos danos que causei
ao meio ambiente
e ao meu irmão. O que me atenuou a culpa foi a lembrança das
inúmeras árvores que venho plantado ao longo da vida e de alguns
pequenos auxílios que presto a quem de mim necessita.
O vídeo chega ao fim. E a magia também. Olho em volta. Desentendida, questiono: Este é o planeta que visto do alto me levou ao estado de graça? Sentido na sola dos pés a crosta áspera da realidade, vejo a Terra agredida e o homem assustado. Vejo rios poluídos, cidades esmolambadas, escolas fechadas. Vejo corrupção, violência. O povo antes amável, está agressivo, sem fé nem esperança no poder público do qual depende. Como é possível um planeta perfeito gerar e abrigar seres tão incoerentes, acéfalos, aleijados de mente e de espírito? A perfeição existe. Eu sou testemunha. Mas contra a harmonia trabalha a aberração. E a aberração somos nós, os humanos, seres dotados de pensamento, ditos superiores. Superiores! Nossa atuação aponta para o individualismo, a mesquinhez, a soberba e a ganância. Não condeno todas as nações, assim como absolvo parte de meus compatriotas. Buscando soluções, veio-me a ideia que, sobe a emoção, me pareceu brilhante: colocar em naves espaciais aqueles que atentam contra o bom comportamento. Tenho certeza de que voltarão reabilitados. Se é verdade que fui escolhida, que há um propósito no meu existir, imploro a quem de direito que me retire dos olhos a venda que me cega.
Disponível em: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F13223%2F1618233179e-book_cronicas_v_final_2.pdf .Acesso em: 22, abr. 2021.
Analisando o texto:
Sabemos que os textos cumprem uma função social e possuem
propósitos comunicativos, intenções do autor para com
seus leitores. Nesse sentido, responda:
2. Qual a principal finalidade desse texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O assunto
de um texto é mais generalizado, tem um significado mais amplo, mais geral, pode ser desdobrado em diversos temas. Assim, qual
é o assunto abordado nesse texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Em relação ao texto Fascinação, de Adelice da Silveira Barros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) "Fascina-me estar aqui, ver o planeta Terra, ser
parte de sua história, caminhar por seu solo, fecundá-lo e criar raízes, respirar o ar todas as
manhãs; é uma vida privilegiada, aproveitemo-nos dela, que não estamos aqui por acidente nem coincidência, temos
um propósito, nós fomos escolhidos." No texto, a autora afirma que estas são palavras dela.
( ) “Impossível não sermos tocados pelo esplendor daquela
visão. Percebi que assistir ao vídeo não bastava. A magnitude do espetáculo cobrava mais. Era preciso estar lá:
sentir, viver, emocionar-se, chorar. Aplaudir
a grandiosidade do nosso planeta”.
Estas são reflexões de Douglas Weelock, astronauta da Nasa.
( ) No texto, a
autora questiona como ser possível um planeta perfeito gerar e abrigar seres
tão incoerentes, acéfalos, aleijados de mente e de espírito e afirma ainda que
a perfeição existe e que ela é testemunha.
( ) “Não condeno
todas as nações, assim como absolvo parte de meus compatriotas. Buscando
soluções, veio-me a ideia que, sobe a
emoção, me pareceu brilhante: colocar em naves espaciais aqueles que atentam contra
o bom comportamento”. O
trecho do texto evidencia que ele foi narrado em primeira pessoa.
Assinale a sequência
correta.
a) ( ) V, V, F, F
b) ( ) V, V,
V, F
c) ( ) F, V, F,
F
d) ( ) F, F, V, V
5. Releia o fragmento:
“Como é possível um planeta perfeito gerar e abrigar seres
tão incoerentes, acéfalos, aleijados de mente e de espírito? A perfeição existe. Eu sou testemunha. Mas contra
a harmonia trabalha a aberração. E a aberração
somos nós, os humanos, seres dotados de pensamento,
ditos superiores. Superiores!”
A conjunção em destaque, no fragmento acima, introduz a ideia
de:
a) ( ) adição.
b) ( ) oposição.
c) ( ) explicação.
d) ( ) adição.
6. Em: “Não condeno todas as nações,
assim como absolvo parte de meus compatriotas. Buscando soluções, veio-me a ideia que, sobe a emoção, me
pareceu brilhante: colocar em naves espaciais aqueles que atentam contra
o bom comportamento. Tenho certeza de que voltarão
reabilitados.”. O termo
negritado tem o valor de um
(a):
a) ( ) construção linguística que apresenta relação
causal.
b) ( ) construção linguística que apresenta uma relação de semelhança.
c) ( ) conectivo com valor de condição, pois indica uma
hipótese.
d) ( ) conectivo com valor de adição, pois serve para adicionar
uma ideia à outra.