Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia
Silva
Taquaral de Goiás, 15 de junho de 2021
Série: 6º A e B
Nome:
Cultura Grega
Atividade de História referente ao 2º Bimestre
de 2021
6º ANO ENS. FUND.
A CULTURA GREGA
Os deuses e os heróis gregos – Os gregos eram politeístas,
eles julgavam que seus deuses viviam no alto do Olimpo (montanha mais alta da
Grécia, com 2.917 metros de altura), por isso Olimpo passou a ser sinônimo de
céu, lugar onde reina a felicidade. Os deuses gregos eram semelhantes aos seres
humanos; guerreavam, sentia ódio, amor, ciúmes casavam e tinham filhos. A
esposa de Zeus (mais poderoso deus grego) chamava-se Hera, e o filho do casal
tinha o nome de Ares. Outros famosos deuses gregos do Olimpo: Afrodite
- deusa da beleza e do amor; Apolo - deus da música;
Ártemis - deusa da caça; Poseidon – deus dos mares; Atena
- deusa da sabedoria; Deméter – deusa da fertilidade; Hefesto –
deus do fogo e da metalurgia; Hermes – deus mensageiro e Héstia – deus dos
lares.
UMA RELIGIÃO CÍVICA – cada cidade grega cultuava seus
deuses, ao longo dos ano, os gregos faziam festas religiosas com procissões e
cultos aos deuses em troca de favores e proteção deles. Por isso se diz que a
religião grega era uma religião cívica. Os gregos cultuavam heróis. Herói era o
filho de uma divindade com um mortal ou uma personagem admirada por seus
feitos. Os gregos criavam mitos (histórias com base real ou inventada que busca
explicar a origem do mundo, da humanidade e dos fenômenos naturais) envolvendo
os deuses e heróis. O conjunto de mitos de um grupo ou povo recebe o nome de
mitologia. A mitologia grega é rica e variada e seu estudo ajuda a compreender
o modo de viver e pensar do povo grego.
OS JOGOS OLIMPICOS – Eram feitos em homenagem aos deuses
gregos a cada quatro anos na Grécia antiga. Os gregos acreditavam que seus
deuses tinham poderes incríveis, eram imortais e dominavam as forças da
natureza e para homenageá-los, faziam festas, como os Jogos Olímpicos. Os
vestígios deixados pelo tempo, como ruínas de antigas cidades e objetos ou
fragmentos de objetos, os arqueólogos deduziram que os primeiros jogos
olímpicos foram realizados no ano 776 a.C., na cidade de Olímpia. Eram para
homenagear Zeus, o mais respeitado deus grego, por isso, quando se
aproximava a data de sua realização, as guerras eram interrompidas em todo
mundo grego. Os habitantes de todas as cidades podiam viajar para Olímpia
livremente, sem medo de ser atacado ou preso, pois participariam de um grande
acontecimento esportivo, cívico e religioso.
Os jogos olímpicos tinham um perfil militar e aristocrático.
Militar, pois os participantes eram submetidos a duras provas de força e
resistência física para mostrar que já poderiam se tornar guerreiros.
Aristocrático, pois o objetivo de um atleta era se destacar em honra frente aos
seus competidores. As modalidades esportivas eram variadas. Havia corrida a pé,
a corrida com armas, a corrida de cavalos, a corrida de carros puxados por cavalos.
Além disso, ocorriam também as lutas corporais, o arremesso de disco e de
dardo. Os vencedores ganhavam uma coroa feita com folhas de louro e eram
recebidos com enorme entusiasmo na volta à sua cidade natal, onde se erguiam
estátuas em homenagem a eles. A presença da mulher era proibida, tanto nas
competições como na plateia.
AS ARTES GREGAS – Nas artes os gregos valorizavam o ser
humano, isto se verifica pelo teatro, escultura e a pintura criada por eles. O
TEATRO – Nasceu de uma festa religiosa e cívica em homenagem ao deus Dionísio,
o mais jovem dos deuses. O ponto alto desta festa era o concurso de teatro. As
peças eram apresentadas ao ar livre e, em um mesmo dia, eram encenadas várias
peças. Os episódios começavam pela manhã e reuniam milhares de pessoas.
Frequentara o teatro fazia parte da educação. Todos eram incentivados a
comparecer aos espetáculos teatrais. Os pobres podiam assistir gratuitamente.
Em Atenas, todas as atividades eram interrompidas em dias de espetáculos. Os
autores teatrais gregos escreveram peças que continuam sendo montadas hoje no
mundo inteiro. Os gregos foram os inventores de dois gêneros teatrais
consagradas: a comédia e a tragédia. Estas são as duas
máscaras famosas que caracterizam o teatro grego. A tragédia grega tinha como
tema a mudança drástica do destino das pessoas. Já a comédia recorria ao humor
para fazer críticas aos costumes e aos políticos. ESCULTURA – Na Grécia antiga,
as esculturas eram expostas principalmente em locais públicos, como templos,
fontes e praças. A maioria delas era encomendada pelo governo da cidade. Os
escultores gregos da época clássica (período de maior brilho da civilização
grega, séculos VI ao IV a.C.) se esforçavam para reproduzir a figura humana de
forma harmoniosa e respeitando suas proporções. PINTURA – eram feitas em vasos
de cerâmica (usados para armazenar e transportar alimentos). São obras de
grande valor artístico e, ao mesmo tempo, importantes fontes para o estudo dos
antigos gregos. Elas retratam cenas mitológicas ou do dia a dia (esporte, amor,
trabalho etc..)
FILOSOFIA – O clima de liberdade e de troca de ideias
existente nas cidades gregas favoreceu o desenvolvimento da Filosofia (em grego
quer dizer amor a sabedoria). A filosofia busca explicar tudo o que existe:
seres humanos, o mundo acontecimentos etc. Entre os principais filósofos gregos
estão Sócrates, Platão e Aristóteles que viveram entre os séculos V e IV a.C.
Sócrates – Conhece-te a ti mesmo! Sócrates (469-399 a.C.)
acreditava que o meio ideal para se chegar ao conhecimento era o diálogo.
Inicialmente, por meio de perguntas inteligentes, ele levava a pessoa a
reconhecer que desconhecia o assunto. Depois, aos poucos, ia levando a pessoa a
pensar sobre suas próprias afirmações até chegar a uma conclusão racional ou
uma definição.
Platão – O mundo das ideias – Depois de conviver muitos anos
com Sócrates, Platão (427 – 348 a.C.) fundou uma escola filosófica chamada
Academia. Lá se estudavam filosofia, matemática, e ginástica. Para Platão, o
mundo dos fenômenos (o que se pode ver ou tocar) é ilusório; já o mundo das
ideias é verdadeiro e nele é possível encontrar as ideias universais de
Verdade. Bem, bondade, justiça etc. Para Platão, a mais importante das ideias é
o bem. Mito da Caverna – Platão usou um recurso para apresentar seu pensamento.
Imaginou uma caverna onde um grupo de pessoas vivia acorrentado desde a
infância. Como i grupo estava acorrentado de costas para a saída, só conseguia
enxergar o fundo da caverna. Na caverna havia uma fogueira, o que permitia ao
grupo ver apenas as sombras das coisas que passavam às suas costas.
Um dia, um dos prisioneiros foi libertado e levado para fora
da caverna. Inicialmente, por não estar acostumado à luz do dia, ficou quase
cego. Depois, aos poucos, começou a ver os verdadeiros objetos. E pôde, então,
enxergar a beleza de um dia ensolarado, com toda a sua variedade de formas,
sons e cores. Empolgado, resolveu voltar à caverna para contar tudo aos
companheiros. Para Platão, esse homem pode ser comparado aos filósofos em seu
trabalho de ensinar a verdade às outras pessoas. Essa alegoria era uma forma de
Platão dizer que o que vemos no mundo dos fenômenos é apenas a “sombra” da
verdade que habita o mundo das ideias.
Aristóteles e a Lógica – Aristóteles (384-322 a.C.)
frequentou a escola de Platão; no entanto, discordava dele quanto à existência
de ideais universais. Aristóteles considerava necessário testar a validade das
ideias, e o único meio de fazê-lo era por meio da experiência. Uma importante
contribuição desse filósofo grego foi a sistematização da lógica, estudo de
como organizar o pensamento e a argumentação. Aristóteles escreveu sobre
diversos ramos do conhecimento e é um dos filósofos que mais influenciou o pensamento
ocidental.
Hipócrates de Cós – o pai da medicina ocidental – O médico
grego Hipócrates de Cós é considerado o fundador da medicina ocidental. Ele
descobriu que as doenças possuem causas naturais. Isto numa época em que se
acreditava que as doenças ocorriam por foça do destino ou por vontade dos
deuses. Foi o primeiro estudioso a perceber a relação entre o modo de vida de
um paciente e a doença contraída por ele. A relação, por exemplo, entre a falta
de cuidado com a higiene e determinadas doenças.
EXERCÍCIO
1. Elabore uma frase com cada palavras:
a) Olimpo
b) Afrodite
c) Mitologia
d) Teatro
e) Sócrates
2. Nos parênteses colocar o número correspondente:
1. Sócrates 2. Platão 3. Aristóteles
( ) As ideias só podem ser validas pelas
experiências
( ) Conhece-te a ti mesmo
( ) Mundo das ideias.
3. Colocar V para as verdadeiras e F nas falas, nas falsas
fazer a correção:
a.( ) O pai da medicina ocidental é Aristóteles
____________
b.( ) O mito da caverna é ligado à Sócrates
___________
c.( ) Comédia e tragédia é ligada as Olimpíadas
____________
d. ( ) `Principal deus grego é Afrodite
________________
e. ( ) O helenismo foi o período de maior brilho
da civilização grega _____________
f. ( ) A Academia foi criada por Aristóteles
___________________
g.( ) A mulher podia participar das Olimpíadas
_________________________.
4. Os gregos eram monoteístas ou politeístas?
Explique.
5. É correto dizer que a religião dos gregos antigos
era cívica? Justifique.
6. Como você explica o Mito da Caverna de
Platão? Podemos trazer ele para a realidade atual? Como?