terça-feira, 15 de junho de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8°A e B

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Pabliny Ribeiro Souto 

Aluno (a):___________________________________________________

Taquaral de Goiás, 16 de Junho de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 16/06/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Estudo Orientado - referente ao 2ª Bimestre de 2021

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;


OBJETO DE CONHECIMENTO: Técnicas de estudo: leitura e análise de textos

AULA: Estudar não é futebol, mas tem técnicas e estratégias.

HABILIDADE(S):Autonomia e autodidatismo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

• Hábitos de estudo;

• Produtividade nos estudos.

INTERDISCIPLINARIDADE: Interpretação de textos e proficiência na leitura.   

 Olá estudante!

 Nas aulas anteriores, você aprendeu identificar quais as melhores formas de estudar cada conteúdo e conheceu diferentes formas de aprender. Isso porque cada pessoa difere uma da outra nesse quesito.

 A leitura, a escrita, a resolução de exercícios, assistência de filmes, escuta de músicas e a realização de atividades práticas são meios para você melhorar a sua aprendizagem e desenvolvimento.

 Contudo, para estudar, além de saber qual a melhor forma que você aprende, é importante conhecer saber quais as melhores técnicas de estudo, que podem facilitar a sua aprendizagem! As técnicas de estudo são ferramentas que você pode utilizar para “encurtar” os caminhos da sua aprendizagem.

 Essas técnicas podem trazer grandes benefícios, para os seus estudos e para a sua vida, como ajudar na reorganização do seu conhecimento e melhorar o seu foco no que deseja aprender ou fazer. E, principalmente, ajudar na organização do seu cérebro. Assim, considerando o que você aprendeu em aulas anteriores, nesta aula serão apresentadas mais quatro técnicas de leitura e análise de textos, para que você possa usá-las conforme necessitar e achar conveniente. Afinal, não basta conhecer as técnicas, elas precisam ser úteis para você!

 Bons estudos!

ATIVIDADES

Primeiramente, é importante saber que as técnicas apresentadas nesta aula são formas de mostrar a você como tirar melhor proveito da maneira como o cérebro registra as informações para melhorar o seu desempenho nos estudos. Para isso, acompanhe as explicações que se seguem: 

Quando você lê um texto, consegue entender com facilidade o que está lendo? E depois de um tempo, ainda se lembra do que leu? Para ajudar na compreensão e retenção do que você lê, existem técnicas para a leitura e entendimento de textos, assim como exercícios para serem aplicados em qualquer tipo de leitura que fizer. Essas técnicas são chamadas de “Técnicas de leitura e análise”. A análise é o estudo de cada parte de uma leitura, para entender o texto por completo. Essa técnica possibilita, quando aplicada, a compreensão de um texto. Após ler um texto, a primeira reflexão que você deve fazer é se realmente compreendeu o que leu. Às vezes pode-se ler algo e não entender nada, não é mesmo? Por isso, essa é uma das técnicas mais utilizadas pelas pessoas. Veja a seguir mais explicações sobre isso:

 Compreender o que se lê é um fator imprescindível e determinante no seu rendimento. Quando a leitura é compreendida, é possível entender os conceitos principais e secundários do texto. Ao mesmo tempo, você se torna capaz de distinguir as ideias explícitas e implícitas contidas nele. Você já percebeu que as vezes nem todas as informações estão claras em um texto?

Isso ocorre porque são informações que têm que ser interpretadas, ou seja, você precisa pensar sobre a mensagem que elas querem dizer. Essas informações recebem o nome de “ideias implícitas”. Por outro lado, existem informações que são bem claras e expressam exatamente o seu significado. Por exemplo, na frase: João jogou a bola. Nessa frase, a informação é clara: um garoto, chamado João, jogou uma bola. Essas informações recebem o nome de “ideias explícitas”. Veja a definição:

Ideias explícitas: são aquelas que estão descritas claramente no texto, ou seja, você lê e já

entende a informação presente, que está escrita de forma direta. As ideias explícitas só têm uma

interpretação possível. Exemplo: Minha filha comprou um carro de corrida.

 

Ideias implícitas: são aquelas que estão subentendidas, ou seja, não estão descritas claramente

no texto e, para você entender, precisa ir além do que está escrito e fazer uma interpretação. As

ideias implícitas podem ter várias interpretações. Exemplo: Minha filha comprou um Jaguar. (O que

está implícito? Jaguar seria um carro comum? Ou um carro de corrida? É necessário realizar uma

interpretação).


A leitura pode ser feita quantas vezes você achar necessário. Para verificar se conseguiu compreender efetivamente o texto, você pode responder perguntas em relação a ele ou tentar redigir a ideia central com suas próprias palavras. Agora, leia o texto abaixo e tente perceber qual é a ideia central:

 

Aves mudam comportamento durante quarentena na Nova Zelândia

Pássaros têm demonstrado mais ousadia, aparecendo mais nas ruas e nas casas dos habitantes

do país.

 

  

 

 

  

Reconhecida pela preservação do meio ambiente e por sua fauna abundante e peculiar, a Nova

Zelândia viveu um fenômeno muito interessante da natureza durante o recente período de lockdown (restrição de circulação). Enquanto a população ficou dentro das suas casas por semanas por

causa da quarentena, curiosos pássaros locais mudaram de comportamento e começaram a aparecer nas cidades e até nas casas das pessoas, levando seu canto para a vida dos neozelandeses.

  Durante o bloqueio de nível 4 da Nova Zelândia, que incluiu medidas mais restritivas de circulação, um importante trabalho de conservação para proteger espécies nativas do país continuou a ser realizado. Para manter a sobrevivência da espécie tūturuatu, uma das mais ameaçadas de extinção, cinco pássaros jovens, que são parte dos 250 restantes no país, foram autorizados a viajar de avião para uma missão considerada essencial pelo Departamento de Conservação.

  Os pássaros voaram rumo à capital, Wellington, para o santuário ecológico Zelândia, uma das

maiores atrações turísticas no país e o primeiro ecossistema urbano totalmente vedado do mundo,

que tem o objetivo de restaurar ecossistemas e que já reintroduziu 18 espécies de animais selvagens nativos de volta à área.

  Nesse refúgio de 225 hectares, novo habitat dos tūturuatu, percebeu-se que a natureza começou a reviver. Os animais ali estabeleceram uma nova rotina e ficaram mais atrevidos. Sem ninguém por perto, passaram a percorrer inúmeros caminhos de reserva da vida selvagem. Quando um

guarda-florestal estava por perto cumprindo seus deveres, os animais, curiosos, aproximavam-se e até pousavam no guidão dos seus quadriciclos, situação nunca vista antes. Esse fenômeno também foi percebido por toda a Nova Zelândia.

   A guardiã-chefe do Zelândia, Ellen Irwin, sugere que não necessariamente só os pássaros tenham

mudado de comportamento, mas também as pessoas. “Com a vida mais silenciosa e lenta, é possível que as pessoas também estejam desacelerando e percebendo mais os pássaros e a natureza.

 

Talvez eles tenham estado sempre por lá, mas só agora conseguimos vê-los”, comenta Irwin.


Para compreender o texto, você pode fazer algumas perguntas, tais como: Por que os pássaros mudaram seu comportamento na Nova Zelândia? Por que cinco pássaros foram levados para a capital do país? Ao responder essas perguntas, você aumenta sua compreensão do texto. Definir a ideia central presente no texto também é uma excelente forma para seu entendimento. Qual a ideia central desse texto? A mudança de comportamento das aves na Nova Zelândia devido ao período de quarentena.

 Agora, sobre se você consegue lembrar do que lê, talvez você não saiba, mas é mais comum do que

se pensa acabar esquecendo as informações de uma leitura. Tratar sobre isso, portanto, é importante

para que você possa ir além da compreensão sobre o que lê e possa ter maior domínio sobre o seu

cérebro, para guardar na memória as informações que quiser. Vale ressaltar que ter na memória as

informações de uma leitura possibilita novas maneiras de fazer associações com outros assuntos e de

utilizar o conhecimento quando for preciso.

  Ao guardar um conhecimento, você põe em prática a técnica da retenção. Ao reter uma informação,

você a mantém e preserva em seu arquivo de memória.

  O processo de retenção envolve tudo que se consegue absorver e armazenar através da leitura. É o que você consegue guardar, lembrar em situações relacionadas aquilo que leu, associar a outro conteúdo já existente em sua memória.

  O ato de reter está estritamente interconectado ao aprender: Só se retém o que se aprende. Sobre isso, agora você irá praticar as técnicas de compreensão e retenção para aprendê-las e poder fazer uso delas na sua rotina de estudo, sempre que quiser.


1 – Leia o texto abaixo e responda o que se pede na sequência:

 

Retrato

 

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

 

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

 

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

 

a)      a)Qual a ideia central do texto?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      b)Você identificou alguma ideia implícita no texto? Qual?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)      c)Conte, com suas palavras, as informações que o texto apresenta:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Conseguir contar o que você leu, seguindo as orientações dessa aula, é um bom começo para você conseguir aplicar as técnicas aprendidas na sua vida, sempre que quiser. Contudo, para compreender um texto, você pode também fazer anotações sobre ele. A técnica de anotar à margem dos textos possibilita voltar a atenção para aquilo que você julga relevante. Uma outra maneira de fazer isso, é escrever palavras chaves, comentários, figuras, desenhos, sinais (exclamação, interrogação) e tudo o que a sua criatividade permitir é válido para assinalar suas considerações. Então, deixe sua criatividade dar sentido dessa forma, a tudo o que você lê. O importante é que as anotações sejam feitas do seu jeito, na sua linguagem, para não deixar dúvidas sobre o que você acredita ser relevante destacar.


2 – Pensando na técnica de ANOTAÇÕES, leia o texto disponibilizado na sequência e faça uma anotação, no seu caderno, sobre o entendimento de cada parágrafo, com suas palavras:

A influência da Internet na vida das pessoas.

Será que ficar online por muito tempo não traz consequência que atrapalhe na relação social?

  A tecnologia tem evoluído de forma impressionante ao longo da história da humanidade com objetivo de proporcionar praticidade para levar e trazer informações que possam contribuir para com a sociedade. Atualmente, com a velocidade das informações, as pessoas conseguem se manter informadas em minutos e até mesmo segundos após as notícias e fatos que acontecem em qualquer lugar do planeta.

   É cada vez mais comum ver pessoas conectadas em seus aparelhos telefônicos se informando através de redes sociais e sites de notícias. Como se pode observar, a internet vem cada vez mais se tornando uma ferramenta fundamental para os que querem estar atualizados de tudo que acontece perto e/ou longe de seu local, sem sair do lugar.

  O uso inadequado da internet e suas consequências

  Apesar de tantos benefícios que a tecnologia proporciona, há também os malefícios que provoca quando não é usada de forma prudente, como por exemplo, a falta de privacidade dos internautas. Ferramentas que possibilitam fazer montagem de fotos e invadir a privacidade das pessoas em seus computadores têm sido um dos problemas que tem afetado vida de muitas pessoas. Já foram relatados muitos casos de vítimas da exposição de suas fotos pessoais mostrando suas intimidades, algumas chegaram ao ponto de tirar a própria vida por causa da vergonha e temor à opinião de seus pais e da sociedade.

  Outro problema que vem afetando a sociedade é o uso excessivo das redes sociais em momentos inadequados. Atualmente, com a evolução dos aparelhos de telefones celulares e também com criações de contas em redes sociais os grupos têm-se mantido cada vez mais conectados durante o dia-a-dia.

  Mas será que ficar online por muito tempo não traz consequência que atrapalhe na relação social? As pessoas se reúnem em uma mesa em família e não há um diálogo, porque estão online em seus aparelhos celulares, trocando SMS com outras pessoas que não estão presentes naquele local. É necessário que a tecnologia venha ser utilizada de forma consciente e benéfica. O uso excessivo implica falta de contato físico que acaba distanciando as pessoas cada vez mais.

1°Paragrafo:______________________________________________________________________

2°Paragrafo:______________________________________________________________________

3°Paragrafo:______________________________________________________________________

4°Paragrafo:______________________________________________________________________

5°Paragrafo:______________________________________________________________________

 3 – Agora, grife as palavras ou frases mais importantes de cada parágrafo, de forma que quando você olhar o que grifou possa ter uma noção da ideia central dele.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Todas essas técnicas de estudo o ajudarão a

compreender e a aplicar o conteúdo, além de construí-

rem o seu conhecimento.

Agora é com você, pratique essas técnicas nos seus estudos diários!