Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Aluno (a):___________________________________________________
Taquaral de Goiás, 16 de Junho de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 16/06/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Estudo Orientado - referente ao 2ª Bimestre de 2021
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
OBJETO DE
CONHECIMENTO: Técnicas de estudo: leitura e análise de
textos
AULA: Estudar não é futebol, mas tem técnicas e estratégias.
HABILIDADE(S):Autonomia e autodidatismo.
CONTEÚDOS
RELACIONADOS:
• Hábitos de
estudo;
• Produtividade nos
estudos.
INTERDISCIPLINARIDADE:
Interpretação de textos e proficiência na leitura.
Olá estudante!
Nas aulas anteriores, você aprendeu identificar quais as melhores formas de estudar cada conteúdo e conheceu diferentes formas de aprender. Isso porque cada pessoa difere uma da outra nesse quesito.
A leitura, a escrita, a resolução de exercícios, assistência de filmes, escuta de músicas e a realização de atividades práticas são meios para você melhorar a sua aprendizagem e desenvolvimento.
Contudo, para estudar, além de saber qual a melhor forma que você aprende, é importante conhecer saber quais as melhores técnicas de estudo, que podem facilitar a sua aprendizagem! As técnicas de estudo são ferramentas que você pode utilizar para “encurtar” os caminhos da sua aprendizagem.
Essas técnicas podem trazer grandes benefícios, para os seus estudos e para a sua vida, como ajudar na reorganização do seu conhecimento e melhorar o seu foco no que deseja aprender ou fazer. E, principalmente, ajudar na organização do seu cérebro. Assim, considerando o que você aprendeu em aulas anteriores, nesta aula serão apresentadas mais quatro técnicas de leitura e análise de textos, para que você possa usá-las conforme necessitar e achar conveniente. Afinal, não basta conhecer as técnicas, elas precisam ser úteis para você!
Bons estudos!
ATIVIDADES
Primeiramente, é importante saber que as técnicas apresentadas nesta aula são formas de mostrar a você como tirar melhor proveito da maneira como o cérebro registra as informações para melhorar o seu desempenho nos estudos. Para isso, acompanhe as explicações que se seguem:
Quando você lê um texto, consegue entender com facilidade o que está lendo? E depois de um tempo, ainda se lembra do que leu? Para ajudar na compreensão e retenção do que você lê, existem técnicas para a leitura e entendimento de textos, assim como exercícios para serem aplicados em qualquer tipo de leitura que fizer. Essas técnicas são chamadas de “Técnicas de leitura e análise”. A análise é o estudo de cada parte de uma leitura, para entender o texto por completo. Essa técnica possibilita, quando aplicada, a compreensão de um texto. Após ler um texto, a primeira reflexão que você deve fazer é se realmente compreendeu o que leu. Às vezes pode-se ler algo e não entender nada, não é mesmo? Por isso, essa é uma das técnicas mais utilizadas pelas pessoas. Veja a seguir mais explicações sobre isso:
Compreender o que se lê é um fator imprescindível e determinante no seu rendimento. Quando a leitura é compreendida, é possível entender os conceitos principais e secundários do texto. Ao mesmo tempo, você se torna capaz de distinguir as ideias explícitas e implícitas contidas nele. Você já percebeu que as vezes nem todas as informações estão claras em um texto?
Isso ocorre porque são informações que têm que ser interpretadas, ou seja, você precisa pensar sobre a mensagem que elas querem dizer. Essas informações recebem o nome de “ideias implícitas”. Por outro lado, existem informações que são bem claras e expressam exatamente o seu significado. Por exemplo, na frase: João jogou a bola. Nessa frase, a informação é clara: um garoto, chamado João, jogou uma bola. Essas informações recebem o nome de “ideias explícitas”. Veja a definição:
Ideias
explícitas:
são aquelas que estão descritas claramente no texto, ou seja, você lê e já entende a informação presente, que está
escrita de forma direta. As ideias explícitas só têm uma interpretação possível. Exemplo: Minha filha
comprou um carro de corrida. Ideias implícitas: são aquelas que estão
subentendidas, ou seja, não estão descritas claramente no texto e, para você entender, precisa ir
além do que está escrito e fazer uma interpretação. As ideias implícitas podem ter várias
interpretações. Exemplo: Minha filha comprou um Jaguar. (O que está implícito? Jaguar seria um carro comum?
Ou um carro de corrida? É necessário realizar uma interpretação). |
A leitura pode ser
feita quantas vezes você achar necessário. Para verificar se conseguiu compreender
efetivamente o texto, você pode responder perguntas em relação a ele ou tentar
redigir a ideia central com suas próprias palavras. Agora, leia o texto abaixo
e tente perceber qual é a ideia central:
Aves
mudam comportamento durante quarentena na Nova Zelândia do país.
Reconhecida pela preservação do meio ambiente e por sua fauna
abundante e peculiar, a Nova Zelândia viveu um fenômeno muito interessante
da natureza durante o recente período de lockdown (restrição de circulação).
Enquanto a população ficou dentro das suas casas por semanas por causa da quarentena, curiosos pássaros
locais mudaram de comportamento e começaram a aparecer nas cidades e até nas
casas das pessoas, levando seu canto para a vida dos neozelandeses.
Durante o bloqueio de nível 4 da Nova Zelândia, que incluiu medidas
mais restritivas de circulação, um importante trabalho de conservação para
proteger espécies nativas do país continuou a ser realizado. Para manter a
sobrevivência da espécie tūturuatu, uma das mais ameaçadas de extinção, cinco
pássaros jovens, que são parte dos 250 restantes no país, foram autorizados a
viajar de avião para uma missão considerada essencial pelo Departamento de
Conservação.
Os pássaros voaram rumo à capital, Wellington, para o santuário
ecológico Zelândia, uma das maiores atrações turísticas no país e o
primeiro ecossistema urbano totalmente vedado do mundo, que tem o objetivo de restaurar
ecossistemas e que já reintroduziu 18 espécies de animais selvagens nativos
de volta à área.
Nesse refúgio de 225 hectares, novo habitat dos tūturuatu, percebeu-se
que a natureza começou a reviver. Os animais ali estabeleceram uma nova
rotina e ficaram mais atrevidos. Sem ninguém por perto, passaram a percorrer
inúmeros caminhos de reserva da vida selvagem. Quando um guarda-florestal estava por perto
cumprindo seus deveres, os animais, curiosos, aproximavam-se e até pousavam
no guidão dos seus quadriciclos, situação nunca vista antes. Esse fenômeno
também foi percebido por toda a Nova Zelândia.
A guardiã-chefe do Zelândia, Ellen Irwin, sugere que não
necessariamente só os pássaros tenham mudado de comportamento, mas também as
pessoas. “Com a vida mais silenciosa e lenta, é possível que as pessoas
também estejam desacelerando e percebendo mais os pássaros e a natureza. Talvez eles tenham estado sempre por
lá, mas só agora conseguimos vê-los”, comenta Irwin. |
Para compreender o texto, você pode fazer algumas perguntas, tais como: Por que os pássaros mudaram seu comportamento na Nova Zelândia? Por que cinco pássaros foram levados para a capital do país? Ao responder essas perguntas, você aumenta sua compreensão do texto. Definir a ideia central presente no texto também é uma excelente forma para seu entendimento. Qual a ideia central desse texto? A mudança de comportamento das aves na Nova Zelândia devido ao período de quarentena.
Agora, sobre se você consegue lembrar do que lê,
talvez você não saiba, mas é mais comum do que
se pensa acabar esquecendo as informações de uma
leitura. Tratar sobre isso, portanto, é importante
para que você possa ir além da compreensão sobre o que
lê e possa ter maior domínio sobre o seu
cérebro, para guardar na memória as informações que
quiser. Vale ressaltar que ter na memória as
informações de uma leitura possibilita novas maneiras
de fazer associações com outros assuntos e de
utilizar o conhecimento quando for preciso.
Ao guardar um
conhecimento, você põe em prática a técnica da retenção. Ao reter uma
informação,
você a mantém e preserva em seu arquivo de memória.
O processo de
retenção envolve tudo que se consegue absorver e armazenar através da leitura.
É o que você consegue guardar, lembrar em situações relacionadas aquilo que
leu, associar a outro conteúdo já existente em sua memória.
O ato de reter
está estritamente interconectado ao aprender: Só se retém o que se aprende. Sobre
isso, agora você irá praticar as técnicas de compreensão e retenção para aprendê-las
e poder fazer uso delas na sua rotina de estudo, sempre que quiser.
1 –
Leia o texto abaixo e responda o que se pede na sequência:
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face? |
a) a)Qual a ideia central do texto?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) b)Você identificou alguma ideia implícita no texto? Qual?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) c)Conte,
com suas palavras, as informações que o texto apresenta:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conseguir contar o que
você leu, seguindo as orientações dessa aula, é um bom começo para você conseguir
aplicar as técnicas aprendidas na sua vida, sempre que quiser. Contudo, para
compreender um texto, você pode também fazer anotações sobre ele. A técnica de
anotar à margem dos textos possibilita voltar a atenção para aquilo que você
julga relevante. Uma outra maneira de fazer isso, é escrever palavras chaves,
comentários, figuras, desenhos, sinais (exclamação, interrogação) e tudo o que
a sua criatividade permitir é válido para assinalar suas considerações. Então,
deixe sua criatividade dar sentido dessa forma, a tudo o que você lê. O importante
é que as anotações sejam feitas do seu jeito, na sua linguagem, para não deixar
dúvidas sobre o que você acredita ser relevante destacar.
2 –
Pensando na técnica de ANOTAÇÕES, leia o texto disponibilizado na sequência e
faça uma anotação, no seu caderno, sobre o entendimento de cada parágrafo, com
suas palavras:
A influência da Internet
na vida das pessoas.
Será que ficar online por
muito tempo não traz consequência que atrapalhe na relação social?
A tecnologia tem evoluído de forma
impressionante ao longo da história da humanidade com objetivo de proporcionar
praticidade para levar e trazer informações que possam contribuir para com a
sociedade. Atualmente, com a velocidade das informações, as pessoas conseguem
se manter informadas em minutos e até mesmo segundos após as notícias e fatos
que acontecem em qualquer lugar do planeta.
É cada vez mais comum ver pessoas conectadas
em seus aparelhos telefônicos se informando através de redes sociais e sites de
notícias. Como se pode observar, a internet vem cada vez mais se tornando uma
ferramenta fundamental para os que querem estar atualizados de tudo que
acontece perto e/ou longe de seu local, sem sair do lugar.
O uso inadequado da internet e suas
consequências
Apesar de tantos benefícios que a tecnologia
proporciona, há também os malefícios que provoca quando não é usada de forma
prudente, como por exemplo, a falta de privacidade dos internautas. Ferramentas
que possibilitam fazer montagem de fotos e invadir a privacidade das pessoas em
seus computadores têm sido um dos problemas que tem afetado vida de muitas
pessoas. Já foram relatados muitos casos de vítimas da exposição de suas fotos
pessoais mostrando suas intimidades, algumas chegaram ao ponto de tirar a
própria vida por causa da vergonha e temor à opinião de seus pais e da sociedade.
Outro problema que vem afetando a sociedade é
o uso excessivo das redes sociais em momentos inadequados. Atualmente, com a
evolução dos aparelhos de telefones celulares e também com criações de contas em
redes sociais os grupos têm-se mantido cada vez mais conectados durante o
dia-a-dia.
Mas será que ficar online por muito tempo não traz consequência que atrapalhe na relação social? As pessoas se reúnem em uma mesa em família e não há um diálogo, porque estão online em seus aparelhos celulares, trocando SMS com outras pessoas que não estão presentes naquele local. É necessário que a tecnologia venha ser utilizada de forma consciente e benéfica. O uso excessivo implica falta de contato físico que acaba distanciando as pessoas cada vez mais.
1°Paragrafo:______________________________________________________________________
2°Paragrafo:______________________________________________________________________
3°Paragrafo:______________________________________________________________________
4°Paragrafo:______________________________________________________________________
5°Paragrafo:______________________________________________________________________
3 – Agora, grife as palavras ou frases mais importantes de cada parágrafo, de forma que quando você olhar o que grifou possa ter uma noção da ideia central dele.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Todas
essas técnicas de estudo o ajudarão a
compreender
e a aplicar o conteúdo, além de construí-
rem
o seu conhecimento.
Agora
é com você, pratique essas técnicas nos seus estudos diários!