quinta-feira, 17 de junho de 2021

Atividade de Arte 8° Ano A e B.


Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras:   Flausa Maria Rosa                            8ª Ano A. Matutino. 

Pabliny    Ribeiro Souto                                          8ª Ano B. Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 21/06/2021 até as 22:30 horas da noite.

         Atividades de Arte- referente ao 2ª Bimestre de 2021.

HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:

(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças   de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

(EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

Rock AND ROLL



Rock é, sem dúvida, o maior estilo musical de todos os tempos. Sua abrangência ao longo da história e permanência durante tanto tempo no topo das paradas de sucesso só comprova essa visão. Esse estilo musical consegue arrastar uma multidão de fãs dos mais variados tipos.

Um fator determinante para a elevada popularidade do rock é, certamente, a sua grande quantidade de subgêneros. Pop rock, heavy metal, punk rock e muitos outros estilos surgiram sob a influência do rock dos anos 50. Pensar nisso nos faz enxergar como um único estilo consegue chegar a tanta gente.

É claro que todos esses novos estilos não surgiram de uma vez. Cada um foi aparecendo de acordo com tendências da época e diante de novos experimentos. Por isso, veja a seguir o que ocorreu em cada década desde a criação do rock e porquê cada uma foi marcante para a história musical.rock no Brasil refere-se ao gênero musical, rock, originado nos Estados Unidos, e que teve início no Brasil no final da década de 1950.

O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.

Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.

Leia um trecho da letra da música "Broto Legal" de Sérgio Murilo e responda às questões 1 - 6:

Ô que broto legal
Garota fenomenal
Fez um sucesso total
E abafou no festival
Logo que entrei
O broto focalizei
Ela olhou eu pisquei
E pra dançar logo tirei
O broto então se revelou
Mostrou ser maioral
A turma toda até parou
E o Rock in Roll nós dois demos um show
Puxei o broto pra cá
Virei o broto pra lá
A turma toda gritou
Rock in Roll
E o Rock continuou

§  1. Segundo a música, "broto" significa

§  a) estilo musical.

§  b) carnaval.

§  c) pessoa nova.

§  d) menina esperta.

 

§  2. Nos versos: "Fez um sucesso total / E abafou no festival", a palavra em destaque significa que o "broto" 

§  a) não se destacou no festival.

§  b) se destacou no festival.

§  c) ficou famoso no festival.

§  d) dançou muito no festival. 

§  3. Marque a alternativa que contém uma gíria atual que esteja relacionada à gíria “broto legal”:

§  a) Bicho lesado. 

§  b) Cara maneiro.

§  c) Paia. 

§  d) Guapo.

§  4. Há uma linguagem informal no verso:

§  a) "E o Rock continuou"

§  b) "A turma toda até parou"

§  c) "Virei o broto pra lá"

§  d) "Logo que entrei"


§  5. Nos versos: "Puxei o broto pra cá / Virei o broto pra lá", significa que houve

§  a) uma paquera.

§  b) uma dança.

§  c) um beijo.

§  d) um namorico.

 

§  6. No trecho: "Logo que entrei", a palavra em destaque estabelece ideia de

§  a) lugar.

§  b) causa.

§  c) intensidade.

§  d) tempo.

§  Leia a música "Do It" de Lenine e resolva as questões:

§  Tá cansada, senta

§  Se acredita, tenta

§  Se tá frio, esquenta

§  Se tá fora, entra

§  Se pediu, aguenta

§  Se pediu, aguenta


§  Se sujou, cai fora

§  Se dá pé, namora

§  Tá doendo, chora

§  Tá caindo, escora

§  Não tá bom, melhora

§  Não tá bom, melhora


§  Se aperta, grite

§  Se tá chato, agite

§  Se não tem, credite

§  Se foi falta, apite

§  Se não é, imite


§  Se é do mato, amanse

§  Trabalhou, descanse

§  Se tem festa, dance

§  Se tá longe, alcance

§  Use sua chance

§  Use sua chance

§  [...]


§  Se tá puto, quebre

§  Tá feliz, requebre

§  Se venceu, celebre

§  Se tá velho, alquebre

§  Corra atrás da lebre

§  Corra atrás da lebre


§  Se perdeu, procure

§  Se é seu, segure

§  Se tá mal, se cure

§  Se é verdade, jure

§  Quer saber, apure

§  Quer saber, apure


§  Se sobrou, congele

§  Se não vai, cancele

§  Se é inocente, apele

§  Escravo, se rebele

§  Nunca se atropele


§  Se escreveu, remeta

§  Engrossou, se meta

§  E quer dever, prometa

§  Pra moldar, derreta

§  Não se submeta

§  Não se submeta


§  Tá cansada, senta

§  Se acredita, tenta

§  E se ta frio, esquenta

§  Se ta fora, entra

§  Se pediu, aguenta

§  Se pediu, aguenta


§  [...]

§  E se frio, esquenta

§  Se ta fora, entra

§  Se pediu aguenta

§  Se pediu aguenta


§  7. Qual o sentido da expressão “dar pé” no verso “Se dá pé, namora”?

§  a) Namorar quem tiver a mesma altura.

§  b) Aproveitar a chance e namorar.

§  c) O mesmo que “meter os pés pelas mãos”.

§  d) O mesmo sentido que “dar no pé”.

 

   8. O texto

§  a) apresenta soluções simples para diversas situações.

§  b) cria expectativas falsas para os leitores.

§  c) questiona situações do dia a dia.

§  d) determina situações opostas daquilo que se fala. 

9. Um verso que traz um assunto dos princípios fundamentais da humanidade é

a) "Se pediu, aguenta"

b) "Escravo, se rebele"

c) "Se tá mal, se cure"

d) "Tá cansada, senta"

 10. O verso da música que faz relação de sentido com o provérbio popular "Pôr a mão no fogo" é

a) "Quer saber, apure"

b) "E se tá frio, esquenta"

c) "Se pediu, aguenta"

d) "Se acredita, tenta"





BONS ESTUDOS!!!!