Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa 8ª Ano A. Matutino.
Pabliny Ribeiro Souto 8ª Ano B. Vespertino.
Aluno (a):___________________________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 21/06/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Arte- referente ao 2ª Bimestre de 2021.
HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
(EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.
Rock AND ROLL
O Rock é, sem dúvida, o maior estilo musical
de todos os tempos. Sua abrangência ao longo da história e permanência durante
tanto tempo no topo das paradas de sucesso só comprova essa visão. Esse estilo
musical consegue arrastar uma multidão de fãs dos mais variados tipos.
Um fator determinante para a elevada
popularidade do rock é, certamente, a sua grande quantidade de subgêneros. Pop
rock, heavy metal, punk rock e muitos outros estilos surgiram sob a influência
do rock dos anos 50. Pensar nisso nos faz enxergar como um único estilo
consegue chegar a tanta gente.
É claro que todos esses novos estilos
não surgiram de uma vez. Cada um foi aparecendo de acordo com tendências da
época e diante de novos experimentos. Por isso, veja a seguir o que ocorreu em
cada década desde a criação do rock e porquê cada uma foi marcante para a
história musical. O rock no Brasil refere-se ao gênero musical, rock, originado nos Estados Unidos, e que teve início no Brasil no final da década de 1950.
O primeiro sucesso no cenário do rock
brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios
com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em
meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo,
Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e
ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década
seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas
como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha,
Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Leia um trecho da
letra da música "Broto Legal" de Sérgio Murilo e responda às questões
1 - 6:
Ô que broto legal
Garota fenomenal
Fez um sucesso total
E abafou no festival
Logo que entrei
O broto focalizei
Ela olhou eu pisquei
E pra dançar logo tirei
O broto então se revelou
Mostrou ser maioral
A turma toda até parou
E o Rock in Roll nós dois demos um show
Puxei o broto pra cá
Virei o broto pra lá
A turma toda gritou
Rock in Roll
E o Rock continuou
§ 1. Segundo a
música, "broto" significa
§ a) estilo musical.
§ b) carnaval.
§ c) pessoa nova.
§ d) menina esperta.
§ 2. Nos versos:
"Fez um sucesso total / E abafou no
festival", a palavra em destaque significa que o "broto"
§ a) não se destacou
no festival.
§ b) se destacou no
festival.
§ c) ficou famoso no
festival.
§ d) dançou muito no
festival.
§ 3. Marque a
alternativa que contém uma gíria atual que esteja relacionada à gíria “broto
legal”:
§ a) Bicho
lesado.
§ b) Cara maneiro.
§ c) Paia.
§ d) Guapo.
§ 4. Há uma
linguagem informal no verso:
§ a) "E o Rock
continuou"
§ b) "A turma
toda até parou"
§ c) "Virei o
broto pra lá"
§ d) "Logo que
entrei"
§ 5. Nos versos:
"Puxei o broto pra cá / Virei o broto pra lá", significa que houve
§ a) uma paquera.
§ b) uma dança.
§ c) um beijo.
§ d) um namorico.
§ 6. No trecho:
"Logo que entrei", a palavra em
destaque estabelece ideia de
§ a) lugar.
§ b) causa.
§ c) intensidade.
§ d) tempo.
§ Leia a música
"Do It" de Lenine e resolva as questões:
§ Tá cansada, senta
§ Se acredita, tenta
§ Se tá frio,
esquenta
§ Se tá fora, entra
§ Se pediu, aguenta
§ Se pediu, aguenta
§ Se sujou, cai fora
§ Se dá pé, namora
§ Tá doendo, chora
§ Tá caindo, escora
§ Não tá bom,
melhora
§ Não tá bom,
melhora
§ Se aperta, grite
§ Se tá chato, agite
§ Se não tem,
credite
§ Se foi falta,
apite
§ Se não é, imite
§ Se é do mato,
amanse
§ Trabalhou,
descanse
§ Se tem festa,
dance
§ Se tá longe,
alcance
§ Use sua chance
§ Use sua chance
§ [...]
§ Se tá puto, quebre
§ Tá feliz, requebre
§ Se venceu, celebre
§ Se tá velho,
alquebre
§ Corra atrás da
lebre
§ Corra atrás da
lebre
§ Se perdeu, procure
§ Se é seu, segure
§ Se tá mal, se cure
§ Se é verdade, jure
§ Quer saber, apure
§ Quer saber, apure
§ Se sobrou, congele
§ Se não vai,
cancele
§ Se é inocente,
apele
§ Escravo, se rebele
§ Nunca se atropele
§ Se escreveu,
remeta
§ Engrossou, se meta
§ E quer dever,
prometa
§ Pra moldar,
derreta
§ Não se submeta
§ Não se submeta
§ Tá cansada, senta
§ Se acredita, tenta
§ E se ta frio,
esquenta
§ Se ta fora, entra
§ Se pediu, aguenta
§ Se pediu, aguenta
§ [...]
§ E se frio,
esquenta
§ Se ta fora, entra
§ Se pediu aguenta
§ Se pediu aguenta
§ 7. Qual o sentido
da expressão “dar pé” no verso “Se dá pé, namora”?
§ a) Namorar quem
tiver a mesma altura.
§ b) Aproveitar a
chance e namorar.
§ c) O mesmo que
“meter os pés pelas mãos”.
§ d) O mesmo sentido
que “dar no pé”.
8. O texto
§ a) apresenta
soluções simples para diversas situações.
§ b) cria
expectativas falsas para os leitores.
§ c) questiona
situações do dia a dia.
§ d) determina
situações opostas daquilo que se fala.
9. Um verso que traz um assunto dos princípios
fundamentais da humanidade é
a) "Se pediu, aguenta"
b) "Escravo, se rebele"
c) "Se tá mal, se cure"
d) "Tá cansada, senta"
10. O verso da música que faz relação
de sentido com o provérbio popular "Pôr a mão no fogo" é
a) "Quer saber, apure"
b) "E se tá frio, esquenta"
c) "Se pediu, aguenta"
d) "Se acredita, tenta"
BONS ESTUDOS!!!!