sexta-feira, 18 de junho de 2021

Atividade de Arte -6°Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras:   Flausa Maria Rosa                            6ª Ano A. Matutino. 

Pabliny    Ribeiro Souto                                          6ª Ano B. Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 21/06/2021 até as 22:30 horas da noite.

         Atividades de Arte- referente ao 2ª Bimestre de 2021.

HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:

(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças   de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

(EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

Leia:

Dançar melhora a qualidade de vida ao revigorar a saúde do corpo e da mente

    Os meses de junho e julho são repletos de festas de São João em todo o país. As festas embaladas ao som de forró e sertanejo, com animadas quadrilhas, são ideais para prática de exercícios físicos sem restrições. Eles tonificam os músculos e ajudam a perder calorias de forma bem prazerosa: a dança.

    Dançar faz bem para a saúde do corpo e da mente. Melhora a elasticidade, a flexibilidade, a força muscular e promove a qualidade de vida. “A dança beneficia o sistema cardiorrespiratório e o equilíbrio. O idoso, que nessa fase sofre mais quedas, quando começa a dançar desenvolve uma coordenação motora melhor”, explica o professor de dança de salão do programa Geração Saúde do Ministério da Saúde, Luciano Barbosa.

    O professor indica ainda a atividade para tratar doenças, como a labirintite, capaz de atenuar a sensação de desequilíbrio. Em doenças reumáticas, a dança fortalece os tendões. Quem tem osteoporose também não fica de fora da dança. “Com osteoporose, as pessoas acham que tem que ficar paradas, mas estudos mostram que com impactos no corpo, como por exemplo, dançar forró, a tendência é fortalecer os ossos e deixar a doença mais branda”, complementa.

    E ninguém dança de cara fechada. Por ser um exercício físico, ela libera a endorfina, hormônio relacionado ao prazer. Luciano conta que muitos alunos se livraram do estresse e da depressão através da atividade. “Tenho alunos que tomavam remédios controlados de tarja preta e hoje não tomam mais nada. A dança de salão revigora o entusiasmo e o humor.”

    Quem sofre com a timidez pode encontrar na dança uma boa oportunidade de socialização. Segundo Luciano, boa parte dos alunos procuram suas aulas com a intenção de aprimorar a paquera durante as festas. Mas a dança também melhora a vida a dois, resgatando aquela proximidade do início de namoro. “Muitos casados acham que já passaram dessa fase e não precisam aprender a dançar, mas eu sempre incentivo, pois a dança é importante para um bom relacionamento do casal”, afirma o professor.

Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/>.

Questões

Questão 1 – O texto aborda os benefícios da dança. Para tal, respalda-se:

(     ) em um livro de referência.

(     ) em uma experiência pessoal.

(     ) em uma entrevista com um profissional.

Questão 2 – No segmento “Eles tonificam os músculos e ajudam a perder calorias de forma bem prazerosa: a dança.”, o pronome pessoal “Eles” refere-se:

(     ) aos exercícios físicos.

(     ) ao forró e ao sertanejo.

(     ) aos meses de junho e julho.

 

Questão 3 – No período “Melhora a elasticidade, a flexibilidade, a força muscular e promove a qualidade de vida.”, a conjunção grifada exprime:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a conclusão de fatos.

(     ) a alternância de fatos.

Questão 4 – Segundo o texto, dançar ameniza a sensação de desequilíbrio em pessoas com:

(     ) labirintite.

(     ) osteoporose.

(     ) estresse ou depressão

Questão 5 – O trecho “hormônio relacionado ao prazer”:

(     ) explica “endorfina”.

(     ) determina “endorfina”.

(     ) complementa “endorfina”.

Questão 6 – No período “Tenho alunos que tomavam remédios controlados de tarja preta e hoje não tomam mais nada.”, o advérbio destacado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo. 

Questão 7 – De acordo com o texto, “a dança também melhora a vida a dois”, pois:

(     ) diminui a timidez.

(     ) aprimora a paquera.

(     ) resgata a proximidade.

BONS ESTUDOS!!!!!