domingo, 9 de maio de 2021

GEOGRAFIA 7º Ano dia 10-05 Ensino Fundamental

 

Colégio Estadual Princesa  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0      Professora- Rubla

Aluno: ________________________________                Turma:______

Conteúdo: A sociedade do consumo

 

Questão 01 - MPE-GO - 2015 - MPE-GO - “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa” (George Orwell, 1903-1950). 

Sobre a sociedade de consumo, considere as seguintes afirmativas: 

I – É o designativo para o tipo de sociedade do mundo desenvolvido que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços. 

II – Na sociedade de consumo, a oferta geralmente excede a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. 

III – Seu surgimento está diretamente ligado ao desenvolvimento industrial. 

IV – Na sociedade de consumo as técnicas e estratégias de marketing e a atuação da mídia não são importantes, assumindo papel secundário. 

A) Todas as afirmativas estão corretas. 

B) Todas as afirmativas estão incorretas. 

C) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 

D) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. 

E) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

 

Questão 02 - FGV - 2016 - SME - SP -  A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela Sociologia.

 

A imagem critica 

(A) a sociedade do espetáculo. 

(B) a geração de status e valor. 

(C) a sociedade de consumo. 

(D) a produção de cópias e simulacros. 

(E) o processo de massificação.

 

Questão 03 - (Adaptada) COPEVE-UFAL - 2011 - Pode-se caracterizar empiricamente a sociedade de consumo por diferentes traços: elevação do nível de vida, abundância das mercadorias e dos serviços, culto dos objetos e dos lazeres, moral hedonista e materialista, etc. Mas, estruturalmente, é a generalização do processo de moda que a define propriamente. A sociedade centrada na expressão das necessidades é, antes de tudo, aquela que reordena a produção e o consumo de massa sob a lei da obsolescência, da sedução e da diversificação, aquela que faz passar o econômico para a órbita da forma moda 

(LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 159). 

Em essência, o texto sintetiza 

A) o perfil da forma de produção na sociedade atual. 

B) o processo de moda como elemento que propõe uma concepção de sociedade. 

C) a ideia de diversificação de consumo aliado à construção de prazeres superficiais. 

D) o consumo como fator que caracteriza completamente a sociedade atual. 

E) o homem atual como um grande consumidor de objetos.

 

 Questão 04 - EXCELÊNCIA - 2017 - Prefeitura de Camboriú - SC - 

A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX. As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias. De acordo com este pressuposto assinale a alternativa INCORRETA: 

a) Há a devastação das florestas e o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água própria para o consumo, as florestas e o solo. Além disso, os recursos não renováveis vão contando os dias para a escassez completa, tais como as reservas de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais diferentes produtos utilizados pela sociedade. 

b) Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo. 

c) Faz-se necessário encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas. 

d) Nenhuma das alternativas.