segunda-feira, 31 de maio de 2021

CIÊNCIAS 8º ANO "A" e "B" - CIRCUITOS ELÉTRICOS RESIDENCIAL.

 

Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0     

Aluna(o): ___________________________________________________nº:_____________   

 Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 01 de junho de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza   Coordenadora: Ieda Cananéia

Professora: Denísia Maria de Menezes          Série: 8ª Ano A e B

Aluno (a):_____________________________________________________ 

Conteúdo: Circuitos elétricos residenciais.

Habilidade: Identificar o que é um Circuito elétrico fechado e reconhecer o que é corrente elétrica, diferença de potencial e resistência elétrica.  Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos, e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

INSTRUÇÃO PARA REALIZAR A ATIVIDADE:

1 - Leia com atenção o texto apresentado (texto somente para leitura);


2 - Copiar as alternativas corretamente, as de marcar X copiar só alternativa verdadeira, já as de responder copiar e responder corretamente;

3 - Letra legível, copiando corretamente o cabeçalho;

4 - Duvidas, podem chamar.


Questão 01. Leia o texto e a tirinha. 

Os choques elétricos ocorrem sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano. Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras ou até mesmo levar a morte.


Responda no seu caderno: 

a) Qual ação executada pelo menino da tirinha acima fez com que ele recebesse um choque elétrico? 

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

b) Liste aparelhos, equipamentos e/ou objetos existentes em sua casa que precisam de energia elétrica para funcionar. 

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

c) Em que situações do seu dia-a-dia você precisa tomar cuidado para também não receber um choque elétrico? Explique.

__________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

Questão 02. Por que a prática de soltar pipa, principalmente com linha contendo cerol próxima à rede elétrica, pode ser bastante perigosa? 

a) porque a linha com cerol oferece perigo de acidentes cortantes. 

b) porque a linha com cerol causa riscos à rede elétrica. 

c) porque a linha com cerol além de causar graves acidentes cortantes, pode possuir materiais que ocasionam choques elétricos.

d) porque a linha com cerol é benéfica à condução de eletricidade e não causa riscos, nem à rede elétrica e nem às pessoas.

Questão 03. Leia o texto a seguir. 

Os recursos minerais têm uma fundamental diferença em relação àqueles de origem animal e vegetal: não são renováveis. Seu processo de formação é tão lento quando comparado com a vida humana que devem ser considerados como recursos finitos, ou seja, que se extraem uma vez só de um determinado lugar. Podem, sim, ser reciclados, como se faz com latas de alumínio, mas a produção original não se renova. 

 De acordo com as informações contidas no texto, escolha a alternativa que apresenta somente recursos minerais não renováveis. 

a) Carvão mineral, milho e urânio.

 b) Gás natural, mamona e dendê.

 c) Petróleo, gás natural e cana-de-açúcar.

 d) Urânio, petróleo e carvão mineral.

Questão 04. Os recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis. Faça a correspondência entres as colunas, indicando a definição de cada um desses recursos.

 ( 1 ) Recursos renováveis ( 2 ) Recursos não renováveis

 ( ) São aqueles que o ser humano consome em um tempo menor do que o tempo que a natureza leva para formá-los. 

( ) São aqueles que se recuperam ou são recolocados na natureza em uma velocidade igual ou maior que a velocidade de consumo do ser humano. Escreva um exemplo de recurso renovável e um de recurso não renovável.

Questão 05. De acordo com a classificação dos aparelhos e componentes eletrônicos em relação a seu funcionamento, o grupo dos equipamentos resistivos costuma envolver os aparelhos mais simples. A passagem de energia elétrica por meio dos dispositivos gera calor, e o aquecimento geralmente está associado à função do aparelho. Exemplos de equipamentos resistivos são: 

a) forno elétrico e televisão.

 b) secador de cabelo e rádio. 

c) forno elétrico e batedeira. 

d) chuveiro elétrico e lâmpada incandescente.


E aí, conseguiu fazer as atividades? Se ficou com dúvidas não esqueça de anotá-las e entrar em contato que irei ajudar o quanto antes. Não se esqueça que estou à disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudar como puder, não precisa ter receio em entrar em contato pois estou aqui para isso. Fique bem, cuide de sua saúde física e mental, siga as orientações das entidades de saúde, mantenha uma rotina de estudos e peça ajuda sempre que precisar.