Colégio
Estadual Princeza Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o):
___________________________________________________nº:_____________
Colégio
Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 01 de junho de 2021.
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza Coordenadora: Ieda Cananéia
Professora: Denísia Maria de
Menezes Série: 8ª
Ano A e B
Aluno
(a):_____________________________________________________
Conteúdo:
Circuitos
elétricos residenciais.
Habilidade: Identificar
o que é um Circuito elétrico fechado e reconhecer o que é corrente elétrica,
diferença de potencial e resistência elétrica. Construir circuitos
elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpadas ou outros dispositivos, e
compará-los a circuitos elétricos residenciais.
INSTRUÇÃO
PARA REALIZAR A ATIVIDADE:
1 - Leia
com atenção o texto apresentado (texto somente para leitura);
2 - Copiar as alternativas corretamente, as de
marcar X copiar só alternativa verdadeira, já as de responder copiar e
responder corretamente;
3 - Letra
legível, copiando corretamente o cabeçalho;
4 -
Duvidas, podem chamar.
Questão 01. Leia o texto e a
tirinha.
Os choques elétricos ocorrem
sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano.
Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento,
queimaduras ou até mesmo levar a morte.
Responda
no seu caderno:
a) Qual
ação executada pelo menino da tirinha acima fez com que ele recebesse um choque
elétrico?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
b) Liste
aparelhos, equipamentos e/ou objetos existentes em sua casa que precisam de
energia elétrica para funcionar.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
c) Em que
situações do seu dia-a-dia você precisa tomar cuidado para também não receber
um choque elétrico? Explique.
__________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________Questão
02. Por
que a prática de soltar pipa, principalmente com linha contendo cerol próxima à
rede elétrica, pode ser bastante perigosa?
a) porque
a linha com cerol oferece perigo de acidentes cortantes.
b) porque
a linha com cerol causa riscos à rede elétrica.
c) porque
a linha com cerol além de causar graves acidentes cortantes, pode possuir
materiais que ocasionam choques elétricos.
d) porque
a linha com cerol é benéfica à condução de eletricidade e não causa riscos, nem
à rede elétrica e nem às pessoas.
Questão
03. Leia o
texto a seguir.
Os
recursos minerais têm uma fundamental diferença em relação àqueles de origem
animal e vegetal: não são renováveis. Seu processo de formação é tão lento
quando comparado com a vida humana que devem ser considerados como recursos
finitos, ou seja, que se extraem uma vez só de um determinado lugar. Podem,
sim, ser reciclados, como se faz com latas de alumínio, mas a produção original
não se renova.
De
acordo com as informações contidas no texto, escolha a alternativa que
apresenta somente recursos minerais não renováveis.
a) Carvão
mineral, milho e urânio.
b)
Gás natural, mamona e dendê.
c)
Petróleo, gás natural e cana-de-açúcar.
d)
Urânio, petróleo e carvão mineral.
Questão
04. Os
recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis. Faça a
correspondência entres as colunas, indicando a definição de cada um desses
recursos.
( 1
) Recursos renováveis ( 2 ) Recursos não renováveis
( )
São aqueles que o ser humano consome em um tempo menor do que o tempo que a
natureza leva para formá-los.
( ) São
aqueles que se recuperam ou são recolocados na natureza em uma velocidade igual
ou maior que a velocidade de consumo do ser humano. Escreva um exemplo de
recurso renovável e um de recurso não renovável.
Questão
05. De
acordo com a classificação dos aparelhos e componentes eletrônicos em relação a
seu funcionamento, o grupo dos equipamentos resistivos costuma envolver os
aparelhos mais simples. A passagem de energia elétrica por meio dos
dispositivos gera calor, e o aquecimento geralmente está associado à função do
aparelho. Exemplos de equipamentos resistivos são:
a) forno
elétrico e televisão.
b)
secador de cabelo e rádio.
c) forno
elétrico e batedeira.
d)
chuveiro elétrico e lâmpada incandescente.
E aí,
conseguiu fazer as atividades? Se ficou com dúvidas não esqueça de anotá-las e
entrar em contato que irei ajudar o quanto antes. Não se esqueça que estou à
disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudar como puder, não precisa
ter receio em entrar em contato pois estou aqui para isso. Fique bem, cuide de
sua saúde física e mental, siga as orientações das entidades de saúde, mantenha
uma rotina de estudos e peça ajuda sempre que precisar.