Disciplina |
Série |
Data |
Página 1 de 2 |
Língua Portuguesa |
8° série A e B |
27- 05-2021 |
Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Professora:
Aline Lorrana Maia.
Aluno (a):
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Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre
Conteúdo: Artigo de opinião
(EF89LP03-A)
Analisar textos de opinião (artigos de opinião, comentários, posts de blogs e etc.).
(EF89LP03-B) Posicionar-se, de forma
crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões
relacionados a esses textos.
RETOMANDO O ARTIGO DE OPINIÃO
O artigo
de opinião é um gênero textual pertencente
ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista, locutor(a) do
texto, acerca de algum assunto
relevante socialmente. Circula, em
especial, em jornais, revistas e sites da internet, e pode tratar de temas polêmicos, em que são apresentados fatos, dados estatísticos
e discursos de autoridade para fundamentar a tese
apresentada.
O artigo de
opinião visa a defesa de uma ideia
e, para isso,
é necessária a construção de uma tese sustentada por argumentos que podem gerar uma conclusão a respeito do
assunto. Considerando as características dos
veículos de publicação, o artigo de opinião é um texto geralmente curto, com linguagem direta, objetiva, simples
e harmônica. A linguagem usada no artigo de opinião
costuma alinhar-se à norma-padrão
da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos
de pessoas, muitas
vezes de regiões completamente distintas — como é o
caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm
Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado) Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/artigo-opiniao-.html Acesso: 12, abr. 2021.
(Adaptado)
Principais características
de um artigo de opinião
• O uso da argumentação e persuasão;
• Os textos escritos na primeira
e terceira pessoa;
• Normalmente os textos são assinados
pelo autor;
• São
textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;
• Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
• A maioria dos seus temas é da
atualidade;
• Possuem títulos polêmicos e
provocativos;
• O verbo aparece no presente e no imperativo.
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao Acesso: 12,abr. 2021
Estrutura de um artigo
de opinião
Embora cada autor possa demonstrar o seu estilo
de escrita, sobretudo
aqueles mais consagrados, minimamente é possível reconhecer alguns elementos
composicionais:
1. Introdução —
contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo
discutida.
2. Desenvolvimento — explicitação do posicionamento adotado com a utilização de argumentos e de contra- argumentos; apresentação de dados, informações e discurso de autoridade.
3. Conclusão — ênfase/retomada da tese e/ou proposta de intervenção social.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado)
Leia o texto a seguir para resolver as atividades propostas:
Voto é como vacina: tem que ser obrigatório
Antonio Lassance
A defesa do voto facultativo é muito bonita. Bonita, ingênua, desinformada e irresponsável.
[...]
É bom tratar do tema antes que seja tarde demais. Antes que o Brasil resolva entrar nessa canoa furada. Há sempre propostas de emenda constitucional tramitando no Congresso. O voto facultativo pode nos surpreender, um dia, como um presente de grego.
[...]
Vota quem quer, pois o voto é um direito, certo? Errado. O voto é um direito, mas, como qualquer outro direito, ele traz consigo obrigações. A educação também é um direito, mas os pais são obrigados a colocar os filhos na escola (Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 55: “Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino”). A saúde é um direito, mas as famílias têm a obrigação de vacinar seus filhos. As pessoas devem estar vacinadas contra algumas doenças se quiserem visitar alguns estados e outros países. Os direitos são custeados graças à nossa obrigação de pagar impostos — o nome não é à toa.
[...]
Do voto deveríamos pensar o mesmo. É
um direito e igualmente uma obrigação. O cidadão que quer direitos está
assumindo que tem uma relação com o Estado, que é o agente responsável por
garantir esses direitos e cobrar as obrigações. O cidadão que tem o direito de
reclamar do Estado, é o mesmo que tem a obrigação de dizer ao
Estado que rumo ele deve tomar. Para que o Estado represente o que o cidadão
quer, o pressuposto é que ele, na condição de eleitor, diga o que quer e o que
não quer.
Hoje, o eleitor que não quiser votar tem duas opções: justificar ou pagar a multa. A multa tonou-se irrisória para a maioria dos brasileiros. Vai de 3% a 10% do valor do salário mínimo. Outras penalidades acabam sendo mais relevantes. O título pode ser cancelado e a pessoa fica impedida de fazer concursos públicos, receber empréstimo de instituições financeiras públicas, tirar passaporte e carteira de identidade, entre outras. Todos são obrigados a comparecer, mas não a votar, na medida em que há a opção do eleitor anular o voto.
[...]
Tanto o voto branco quanto o voto nulo são
expressões democráticas da livre manifestação. Deveriam ser opções de voto
respeitadas e melhor informadas. O cidadão tem direito de votar em branco, se
quiser, e de votar nulo, se preferir. A urna eletrônica admite as duas
possibilidades.
LASSANCE, Antonio. Voto é como vacina: tem que ser obrigatório. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.
Descritores críticos:
D7 – Identificar a tese de um texto.
1- Marque a alternativa que indica a tese defendida pelo autor do segundo texto.
a) “A defesa do voto facultativo é muito bonita.”
b) “[O voto] É um direito e igualmente uma obrigação.”
c) “O cidadão que quer direitos está assumindo que tem uma relação com o Estado.”
d) “Para que o Estado represente o que o cidadão quer, o pressuposto é que ele, na condição de eleitor, diga o que quer e o que não quer.”
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
2- O objetivo principal do texto é:
a) informar sobre as características do voto no Brasil.
b) argumentar sobre a obrigatoriedade do voto.
c) orientar o leitor sobre como votar.
d) apresentar dados resultantes de pesquisa.
FATO E OPINIÃO
Segundo o dicionário Michaelis:
Fato sm (lat factu) 1 Coisa ou ação feita. 2 Acontecimento, sucesso. 3 Aquilo de que se trata. 4 O que é real. De fato: com efeito. Estar ao fato: estar ciente, ser sabedor.
Opinião sf (lat opinione) 1 Maneira de opinar; modo de ver pessoal; parecer, voto emitido ou manifestado sobre certo assunto. Com base nessas definições, vê-se que fato é algo que aconteceu, uma informação a ser transmitida; e opinião é o que alguém pensa sobre um fato.
Por exemplo, “UM ACIDENTE OCORREU NA MANHÃ DE ONTEM” é um fato, mas se um jornalista diz: “O TRÁGICO ACIDENTE OCORRIDO NA MANHÃ DE ONTEM PODERIA TER SIDO EVITADO”, ele estará dando sua opinião sobre o fato. O uso do adjetivo “trágico” e da frase “poderia ter sido evitado” são marcas que revelam a opinião do autor, ou melhor, sua visão sobre os fatos.
Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto, diferentemente dos textos objetivos, que procuram oferecer informações precisas para o leitor, transmitindo-lhes conhecimento, fatos.
3- O título do artigo “Voto é como vacina: tem que ser obrigatório” é uma opinião ou um fato
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D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
4-Que argumentos o autor do texto utiliza para defender seu ponto de vista?
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5- Assinale o trecho que apresenta uma opinião
do autor.
a) “Hoje, o eleitor que não quiser votar tem duas opções: justificar ou pagar a multa.”
b) “(Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 55: ‘Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino’)”.
c)
“A defesa do voto facultativo é muito bonita. Bonita, ingênua, desinformada
e irresponsável.”
d) “O título pode ser cancelado e a pessoa fica impedida de fazer concursos públicos, receber empréstimo de instituições financeiras públicas, tirar passaporte e carteira de identidade, entre outras.