quarta-feira, 26 de maio de 2021

Atividades de Língua portuguesa - 8º A e B /Plano de ação - SIGAE

 

Disciplina

Série

Data

 

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 Língua Portuguesa

8° série A e B

  27- 05-2021

  




Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno (a): _________________________________________________________

Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre


Conteúdo: Artigo de opinião


(EF89LP03-A) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, comentários, posts de blogs e  etc.).

 (EF89LP03-B) Posicionar-se, de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

RETOMANDO O ARTIGO DE OPINIÃO



 

 O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista, locutor(a) do texto, acerca de algum assunto relevante socialmente. Circula, em especial, em jornais, revistas e sites da internet, e pode tratar de temas polêmicos, em que são apresentados fatos, dados estatísticos e discursos de autoridade para fundamentar a tese apresentada.

O artigo de opinião visa a defesa de uma ideia e, para isso, é necessária a construção de uma tese sustentada por argumentos que podem gerar uma conclusão a respeito do assunto. Considerando as características dos veículos de publicação, o artigo de opinião é um texto geralmente curto, com linguagem direta, objetiva, simples e harmônica. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado) Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/artigo-opiniao-.html Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado)

 

Principais características de um artigo de opinião 

  O uso da argumentação e persuasão;

  Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;

  Normalmente os textos são assinados pelo autor;

  São textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;

  Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;

  A maioria dos seus temas é da atualidade;

  Possuem títulos polêmicos e provocativos;

  O verbo aparece no presente e no imperativo.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao Acesso: 12,abr. 2021

 

Estrutura de um artigo de opinião

 

Embora cada autor possa demonstrar o seu estilo de escrita, sobretudo aqueles mais consagrados, minimamente é possível reconhecer alguns elementos composicionais:

1.    Introdução contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.

2.    Desenvolvimento explicitação do posicionamento adotado com a utilização de argumentos e de contra- argumentos; apresentação de dados, informações e discurso de autoridade.

3.    Conclusão ênfase/retomada da tese e/ou proposta de intervenção social.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm Acesso: 12, abr. 2021. (Adaptado)




Leia o texto a seguir para resolver as atividades propostas:


                               Voto é como vacina: tem que ser obrigatório

                                                                                          Antonio Lassance

       A defesa do voto facultativo é muito bonita. Bonita, ingênua, desinformada e irresponsável. 

[...] 

É bom tratar do tema antes que seja tarde demais. Antes que o Brasil resolva entrar nessa canoa furada. Há sempre propostas de emenda constitucional tramitando no Congresso. O voto facultativo pode nos surpreender, um dia, como um presente de grego.

 [...] 

Vota quem quer, pois o voto é um direito, certo? Errado. O voto é um direito, mas, como qualquer outro direito, ele traz consigo obrigações. A educação também é um direito, mas os pais são obrigados a colocar os filhos na escola (Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 55: “Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino”). A saúde é um direito, mas as famílias têm a obrigação de vacinar seus filhos. As pessoas devem estar vacinadas contra algumas doenças se quiserem visitar alguns estados e outros países. Os direitos são custeados graças à nossa obrigação de pagar impostos — o nome não é à toa. 

[...] 

Do voto deveríamos pensar o mesmo. É um direito e igualmente uma obrigação. O cidadão que quer direitos está assumindo que tem uma relação com o Estado, que é o agente responsável por garantir esses direitos e cobrar as obrigações. O cidadão que tem o direito de reclamar do Estado,  é o mesmo que tem a obrigação de dizer ao Estado que rumo ele deve tomar. Para que o Estado represente o que o cidadão quer, o pressuposto é que ele, na condição de eleitor, diga o que quer e o que não quer.

    Hoje, o eleitor que não quiser votar tem duas opções: justificar ou pagar a multa. A multa tonou-se irrisória para a maioria dos brasileiros. Vai de 3% a 10% do valor do salário mínimo. Outras penalidades acabam sendo mais relevantes. O título pode ser cancelado e a pessoa fica impedida de fazer concursos públicos, receber empréstimo de instituições financeiras públicas, tirar passaporte e carteira de identidade, entre outras. Todos são obrigados a comparecer, mas não a votar, na medida em que há a opção do eleitor anular o voto. 

[...] 

Tanto o voto branco quanto o voto nulo são expressões democráticas da livre manifestação. Deveriam ser opções de voto respeitadas e melhor informadas. O cidadão tem direito de votar em branco, se quiser, e de votar nulo, se preferir. A urna eletrônica admite as duas possibilidades.

 [...] 

LASSANCE, Antonio. Voto é como vacina: tem que ser obrigatório. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.

Descritores críticos:

 D7 – Identificar a tese de um texto.

1- Marque a alternativa que indica a tese defendida pelo autor do segundo texto.

a) “A defesa do voto facultativo é muito bonita.”

b) “[O voto] É um direito e igualmente uma obrigação.”

c) “O cidadão que quer direitos está assumindo que tem uma relação com o Estado.”

d) “Para que o Estado represente o que o cidadão quer, o pressuposto é que ele, na condição de eleitor, diga o que quer e o que não quer.”

  D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 

2- O objetivo principal do texto é:

a) informar sobre as características do voto no Brasil.

b) argumentar sobre a obrigatoriedade do voto.

c) orientar o leitor sobre como votar.

d) apresentar dados resultantes de pesquisa.

FATO E OPINIÃO 

Segundo o dicionário Michaelis: 

Fato sm (lat factu) 1 Coisa ou ação feita. 2 Acontecimento, sucesso. 3 Aquilo de que se trata. 4 O que é real. De fato: com efeito. Estar ao fato: estar ciente, ser sabedor. 

Opinião sf (lat opinione) 1 Maneira de opinar; modo de ver pessoal; parecer, voto emitido ou manifestado sobre certo assunto. Com base nessas definições, vê-se que fato é algo que aconteceu, uma informação a ser transmitida; e opinião é o que alguém pensa sobre um fato. 

Por exemplo, “UM ACIDENTE OCORREU NA MANHÃ DE ONTEM” é um fato, mas se um jornalista diz: “O TRÁGICO ACIDENTE OCORRIDO NA MANHÃ DE ONTEM PODERIA TER SIDO EVITADO”, ele estará dando sua opinião sobre o fato. O uso do adjetivo “trágico” e da frase “poderia ter sido evitado” são marcas que revelam a opinião do autor, ou melhor, sua visão sobre os fatos.

Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto, diferentemente dos textos objetivos, que procuram oferecer informações precisas para o leitor, transmitindo-lhes conhecimento, fatos.

  D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

3- O título do artigo  “Voto é como vacina: tem que ser obrigatório” é uma opinião ou um fato?

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 D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

4-Que argumentos o autor do texto utiliza para defender seu ponto de vista?

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  D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

 5- Assinale o trecho que apresenta uma opinião do autor.

a) “Hoje, o eleitor que não quiser votar tem duas opções: justificar ou pagar a multa.”

b) “(Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 55: ‘Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino’)”.

c) “A defesa do voto facultativo é muito bonita. Bonita, ingênua, desinformada e irresponsável.”

d) “O título pode ser cancelado e a pessoa fica impedida de fazer concursos públicos, receber empréstimo de instituições financeiras públicas, tirar passaporte e carteira de identidade, entre outras.