quarta-feira, 26 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B/Plano de ação - SIGAE

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 27 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 27/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

 INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Conteúdo: Relatos de experimentos científicos.

Objetivo: Compreender a estrutura do gênero relato de experimento científico destacando aspectos característicos e suas partes constitutivas.

Mas o que é um relato de experimento científico?

O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante à uma área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe sobre uma vivência profissional exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias.

O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Ao relatar um experimento, o cientista deve detalhar a sequência de procedimentos que constituíram a experiência, os materiais a serem utilizados, o manuseio adequado de cada um deles, a descrição detalhada de cada etapa.

Função de um relato de experimento científico

A função comunicativa de um relato de experimento científico é divulgar as informações obtidas durante uma pesquisa. Durante sua vida acadêmica e em qualquer área profissional, é importante realizar experimentos científicos, pois, em todas as áreas de conhecimento, quem produz pesquisa é um cientista. Ou seja, quem faz ciência é um cientista. Médicos, sociólogos, químicos, professores, linguistas, todos que passam por cursos superiores produzem ciências e repassam à sociedade as informações de suas pesquisas por meio de publicações de relatos e outros textos. Um relato desta natureza tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Além disso, ele detalha a sequência de procedimentos que constituíram a experiência, como os materiais utilizados, o manuseio adequado de cada um deles e a descrição detalhada de cada etapa. As experiências científicas são publicadas por meio de relatos para serem validadas ou até mesmo contestadas.

 

Linguagem e estrutura de um relato de experimento científico

Também é importante destacar que o relato de um experimento científico deve ter uma linguagem clara e objetiva. Para isso, frases curtas, impessoalidade usando um narrador em 3ª pessoa. É marcada pelaformalidade, não admitindo o uso de gírias e expressões do dia a dia. Estes são elementos fundamentais para que o seu texto alcance os objetivos desse gênero textual.

A estrutura de um relato de experimento científico apresenta:

1. Introdução;

2. Objetivo;

3. Materiais;

4. Método;

5. Resultado;

6. Conclusão.

Para integrar a estrutura acima, são importantes, partes básicas de um relatório científico, como:  

  • Capa com dados de identificação: Título, Instituição, Endereço completo da instituição.
  • Nome dos autores (estudantes e orientadores);
  • Período de desenvolvimento do projeto (data de início e data final);
  • Assinaturas dos autores.

Observe esse relato de experimento científico bem simplificado:

Introdução: Muitas pessoas desconhecem o processo de formação da chuva na natureza.

Objetivo: Criar uma simulação das condições que formam a chuva.

Materiais:

1 pote transparente com água quente; 1 prato; Gelo.

Método: Com o prato, cobriu-se o pote com água quente e esperou-se alguns segundos. Depois, colocou-se os cubos de gelo em cima do prato.

Resultados: Apareceram pequenas gotas dentro do pote. Criou-se uma chuva artificial.

Conclusão: Em contato com a superfície fria, o vapor se condensa e formam-se gotas de água na superfície do copo. É o que acontece quando a água evapora com o calor: o vapor sobe e encontra o ar frio, se condensa e cai como chuva.

É importante ressaltar que existem outras variações do modelo básico de apresentação de um relatório científico, que dependem de fatores como: áreas do conhecimento, instituições de pesquisa ou ensino ou local para onde o relatório será encaminhado, como também do nível de ensino e objetivos específicos do relatório. Aqui, o objetivo é apresentar um modelo simples, apropriado à faixa etária específica e, portanto, adequado à apresentação de trabalhos em eventos científicos específicos para estudantes do ensino básico.

ATIVIDADES

  Leia o texto e responda as atividades

Foucault, o pêndulo e a rotação da Terra – um experimento simples que melhorou a compreensão da humanidade

Um pêndulo de Foucault (Foto: Wikimedia Commons)

Em 1851, o cientista Jean-Bernard-Léon Foucault (não confundir com o filósofo Michel Foucault) achou que seria uma boa ideia pendurar um peso de metal de 28 kg em um cordão de aço de 67 metros no Panteão de Paris. Para a ciência, foi mesmo.

Para marcar o progresso do gigantesco pêndulo, o cientista ainda amarrou uma caneta no peso e jogou areia úmida no chão abaixo dele. Assim, a plateia acompanhou abismada como o peso parecia girar sozinho, marcando traços ligeiramente diferentes no solo.

O experimento de Foucault provou que a Terra gira sobre o próprio eixo, no movimento que chamamos hoje de rotação. Não era o pêndulo que realmente girava, mas sim o chão do Panteão que “mudava de lugar”, do ponto de vista do pêndulo, claro.

No começo deste século, cientistas repetiram o experimento no Polo Sul. Em Paris, o pêndulo girava no sentido horário, com 30 horas para dar uma volta completa. No Polo Sul, esse movimento ocorre no sentido anti-horário e leva 24 horas. No Equador, o pêndulo vai ficar parado.

1.Qual foi o experimento realizado pelo o cientista Jean-Bernard-Léon Foucault?

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2. Segundo o texto, quais elementos/objetos o cientista Jean-Bernard-Léon Foucault usou no seu experimento?

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3. O que o cientista queria provar ao mundo?

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4. Outros cientistas repetiram o experimento. O que constataram?

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5. Com certeza, Foucault fez vários registros, pesquisas, relatos das experiências e chegou a uma conclusão. Para relatar seus experimentos, de acordo com a teoria estudada, o cientista utiliza uma linguagem

a) (   ) pessoal, impressões particulares, marcada pela informalidade.

b) ( ) impessoal, precisa, clara e objetiva, marcada pela formalidade.

c) ( ) marcada pela informalidade, frases longas sem clareza e objetividade.

d) (    ) informativa, instrutiva e marcada pela informalidade.

6. Quando e onde o cientista mostrou sua descoberta científica?

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07.Identifique os verbos no trecho a seguir. Explique por que alguns desses verbos estão no pretérito e modo indicativo.

“Para marcar o progresso do gigantesco pêndulo, o cientista ainda amarrou uma caneta no peso e jogou areia úmida no chão abaixo dele. Assim, a plateia acompanhou abismada como o peso parecia girar sozinho, marcando traços ligeiramente diferentes no solo.”

 08. Marque a alternativa incorreta sobre o relato de experimento científico:

a) (   ) Ao relatar um experimento, o cientista deve detalhar a sequência de procedimentos, os materiais utilizados, o manuseio adequado de cada um deles e a descrição detalhada de cada etapa.

b) ( ) As experiências relatadas devem contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

c) (  ) Para realizar o relato de uma experiência científica, não é necessário descrever todos os passos seguidos nem as suas conclusões.

d) (  ) Um relato de experimento científico deve ser descrito fielmente sobre toda experiência realizada.

 09.  A função comunicativa de um relato de experimento científico é:

a) (   ) divulgar as informações obtidas durante uma pesquisa.

b) (   ) relatar problemas relativos à experiências científica atuais.

c) (  ) narrar fatos científicos complexos.

d) (  ) contar uma ficção científica.

 10. Fazem parte da estrutura de um relato de experimento científico:

a) (  ) Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

b) (  ) Introdução, Objetivos, Capítulos e Encerramento.

c) (  ) Introdução, Objetivos, Materiais, Métodos, Resultados e Conclusão.

d) (  ) Objetivos, Problemas, Metas e Conquistas.