Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 27 de Maio de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 27/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.
Plano
de Ação/SIGAE
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Objetivo: Compreender a estrutura do gênero relato de experimento científico destacando aspectos característicos e suas partes constitutivas.
Mas
o que é um relato de experimento científico?
O relato de experimento científico é um texto que
descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma
relevante à uma área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe sobre
uma vivência profissional exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a
troca e a proposição de ideias.
O relato de experimento científico tem a função
comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as
conclusões. Ao relatar um experimento, o cientista deve detalhar a sequência de
procedimentos que constituíram a experiência, os materiais a serem utilizados,
o manuseio adequado de cada um deles, a descrição detalhada de cada etapa.
A função comunicativa de um relato de experimento
científico é divulgar as informações obtidas durante uma pesquisa. Durante sua
vida acadêmica e em qualquer área profissional, é importante realizar
experimentos científicos, pois, em todas as áreas de conhecimento, quem produz
pesquisa é um cientista. Ou seja, quem faz ciência é um cientista. Médicos,
sociólogos, químicos, professores, linguistas, todos que passam por cursos
superiores produzem ciências e repassam à sociedade as informações de suas
pesquisas por meio de publicações de relatos e outros textos. Um relato desta
natureza tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento,
os dados obtidos e as conclusões. Além disso, ele detalha a sequência de
procedimentos que constituíram a experiência, como os materiais utilizados, o
manuseio adequado de cada um deles e a descrição detalhada de cada etapa. As
experiências científicas são publicadas por meio de relatos para serem
validadas ou até mesmo contestadas.
Linguagem
e estrutura de um relato de experimento científico
Também é importante destacar que o relato de um
experimento científico deve ter uma linguagem clara e objetiva. Para isso,
frases curtas, impessoalidade usando um narrador em 3ª pessoa. É marcada
pelaformalidade, não admitindo o uso de gírias e expressões do dia a dia.
Estes são elementos fundamentais para que o seu texto alcance os objetivos
desse gênero textual.
A estrutura
de um relato de experimento científico apresenta:
1.
Introdução;
2. Objetivo;
3.
Materiais;
4. Método;
5.
Resultado;
6.
Conclusão.
Para
integrar a estrutura acima, são importantes, partes básicas de um
relatório científico, como:
- Capa com dados de identificação: Título, Instituição,
Endereço completo da instituição.
- Nome dos autores (estudantes e orientadores);
- Período de desenvolvimento do projeto (data de início e
data final);
- Assinaturas dos autores.
Observe esse
relato de experimento científico bem simplificado:
Introdução: Muitas
pessoas desconhecem o processo de formação da chuva na natureza.
Objetivo:
Criar uma simulação das condições que formam a chuva.
Materiais:
1 pote transparente com água quente;
1 prato; Gelo.
Método:
Com o prato, cobriu-se o pote com água quente e esperou-se alguns segundos.
Depois, colocou-se os cubos de gelo em cima do prato.
Resultados:
Apareceram pequenas gotas dentro do pote. Criou-se uma chuva artificial.
Conclusão: Em
contato com a superfície fria, o vapor se condensa e formam-se gotas de água na
superfície do copo. É o que acontece quando a água evapora com o calor: o vapor
sobe e encontra o ar frio, se condensa e cai como chuva.
É importante ressaltar que existem outras variações do modelo básico de apresentação de um relatório científico, que dependem de fatores como: áreas do conhecimento, instituições de pesquisa ou ensino ou local para onde o relatório será encaminhado, como também do nível de ensino e objetivos específicos do relatório. Aqui, o objetivo é apresentar um modelo simples, apropriado à faixa etária específica e, portanto, adequado à apresentação de trabalhos em eventos científicos específicos para estudantes do ensino básico.
ATIVIDADES
Leia o texto
e responda as atividades
Foucault, o pêndulo e a
rotação da Terra – um experimento simples que melhorou a compreensão da
humanidade
Um pêndulo de Foucault (Foto: Wikimedia Commons)
Em 1851, o
cientista Jean-Bernard-Léon Foucault (não confundir com o filósofo Michel
Foucault) achou que seria uma boa ideia pendurar um peso de metal de 28 kg em
um cordão de aço de 67 metros no Panteão de Paris. Para a ciência, foi
mesmo.
Para marcar o
progresso do gigantesco pêndulo, o cientista ainda amarrou uma caneta no peso e
jogou areia úmida no chão abaixo dele. Assim, a plateia acompanhou abismada
como o peso parecia girar sozinho, marcando traços ligeiramente diferentes no
solo.
O experimento de
Foucault provou que a Terra gira sobre o próprio eixo, no movimento que
chamamos hoje de rotação. Não era o pêndulo que realmente girava, mas sim o
chão do Panteão que “mudava de lugar”, do ponto de vista do pêndulo, claro.
No começo deste século, cientistas repetiram o experimento no Polo Sul. Em Paris, o pêndulo girava no sentido horário, com 30 horas para dar uma volta completa. No Polo Sul, esse movimento ocorre no sentido anti-horário e leva 24 horas. No Equador, o pêndulo vai ficar parado.
1.Qual foi o
experimento realizado pelo o cientista Jean-Bernard-Léon Foucault?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o texto, quais elementos/objetos
o cientista Jean-Bernard-Léon Foucault usou no seu experimento?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que o cientista queria
provar ao mundo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Outros cientistas repetiram
o experimento. O que constataram?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Com certeza,
Foucault fez vários registros, pesquisas, relatos das experiências e chegou a
uma conclusão. Para relatar seus experimentos, de acordo com a teoria estudada,
o cientista utiliza uma linguagem
a) ( ) pessoal,
impressões particulares, marcada pela informalidade.
b) ( ) impessoal, precisa,
clara e objetiva, marcada pela formalidade.
c) ( ) marcada pela
informalidade, frases longas sem clareza e objetividade.
d) ( ) informativa, instrutiva e marcada pela informalidade.
6. Quando e onde o cientista
mostrou sua descoberta científica?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07.Identifique os
verbos no trecho a seguir. Explique por que alguns desses verbos estão no
pretérito e modo indicativo.
“Para marcar o
progresso do gigantesco pêndulo, o cientista ainda amarrou uma caneta no peso e
jogou areia úmida no chão abaixo dele. Assim, a plateia acompanhou abismada
como o peso parecia girar sozinho, marcando traços ligeiramente diferentes no
solo.”
08. Marque a alternativa incorreta sobre o relato de experimento científico:
a) (
) Ao relatar um experimento, o cientista deve detalhar a sequência
de procedimentos, os materiais utilizados, o manuseio adequado de cada um deles
e a descrição detalhada de cada etapa.
b) ( ) As
experiências relatadas devem contribuir para outros pesquisadores da área,
ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros
estudos e vivências.
c) ( ) Para
realizar o relato de uma experiência científica, não é necessário descrever
todos os passos seguidos nem as suas conclusões.
d) ( ) Um
relato de experimento científico deve ser descrito fielmente sobre toda
experiência realizada.
09. A função comunicativa de um relato de experimento científico é:
a) ( )
divulgar as informações obtidas durante uma pesquisa.
b) ( )
relatar problemas relativos à experiências científica atuais.
c) ( ) narrar
fatos científicos complexos.
d) ( )
contar uma ficção científica.
10. Fazem parte da estrutura de um relato de experimento científico:
a) ( )
Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
b) ( )
Introdução, Objetivos, Capítulos e Encerramento.
c) ( ) Introdução,
Objetivos, Materiais, Métodos, Resultados e Conclusão.
d) ( )
Objetivos, Problemas, Metas e Conquistas.