Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 01 de junho de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
Atividade de História referente ao
2º Bimestre de 2021
*Caro aluno (a): Ao realizar as
atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em
voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades
propostas com muito capricho e atenção.
O ILUMINISMO - 8º ANO
—O século XVIII é também chamado de século
das luzes. A origem de todo esse movimento de nome iluminismo começou na
França. Esse termo iluminismo está relacionado com esclarecimento, porque para
os iluministas, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da
ignorância”. Para eles (os iluministas) o homem é produto do meio em que vive
da sociedade e da educação.
— No antigo regime, a educação estava
sob o controle da igreja. Isto não era bem visto pelos novos pensadores, os
iluministas, pois para eles a igreja ensinava uma filosofia arcaica. Isto
tornava a sociedade ignorante, fanática e submissa. Por isso a educação
precisava ser mudada, a razão, ou melhor, a capacidade de pensar por si
próprio, deveria ficar a frente na educação.
— Este século, mostrou uma nova maneira
de pensar. O objetivo desses filósofos era a busca da felicidade. Eles eram
contra a injustiça, intolerância religiosa e a concentração de privilégios nas
mãos de poucos (ricos e poderosos).
— Para os iluministas a razão era
importante para os estudos dos fenômenos naturais e sociais. De certa forma
eles eram Deístas, ou seja, acreditavam em Deus, mas que este Deus agiria
indiretamente nos homens, através das leis naturais. Com isso em mente, a
própria pessoa pode descobrir-se dentro da razão.
— Na natureza as pessoas seriam boas,
os problemas, as desigualdades sociais foram colocadas e provocadas pelo
próprio homem, de acordo com a organização da sociedade. Para concertar essa
situação teria de mudar totalmente a sociedade. Para estabelecer a garantia dos
direitos naturais da pessoa, como a liberdade e a livre posse de bens.
— OS PENSADORES
— Estes pensadores eram divididos em
duas classes: os filósofos, com mente voltada para os problemas
políticos; e os economistas, que estavam voltados para o lado
financeiro, com intenções de aumentar a riqueza da nação.
— FILÓSOFOS
— Os representantes mais destacados dos
filósofos foram: Charles de Secondat, Barão de Montesquieu; François
Marie Arouet,( Voltaire) Jean Jacques Rousseau e Denis Diderot.
— MONTESQUIEU (1689-1755)
— Sua obra de destaque – Do
espírito das leis- em 1748. Este livro defendia a separação e a ao
mesmo tempo a igualdade entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Além disso, publicou em 1721 – as cartas persas- que usava do
ridículo para certos costumes da sociedade europeia.
— VOLTAIRE (1694- 1798)
— Não era partidário das ideias da
igreja. Foi o mais destacado dos iluministas. Irônico e crítico mordaz, também
foi um bom escritor. Difundiu ideias liberais de outro filósofo iluminista, mas
inglês – Locke.
— Com tantas críticas, Voltaire foi
perseguido e inúmeras vezes mandado par o exílio. Publicou Cartas
Inglesas, na Inglaterra, esta obra critica o absolutismo e elogia a
liberdade do país. Sua influência foi forte na época e espalhou-se por toda
Europa, inclusive alguns governantes foram adeptos de suas ideias, como
Catarina II da Rússia, e Frederico II da Prússia.
— JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712-1778)
— Esse italiano da cidade de Genebra,
de vida simples, era contra o estilo de vida luxuoso e mundano. Ele fugiu
diversas vezes por causa da perseguição às suas ideias. Uma de suas
obras: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre
os homens(1755). Nesta obra, ele defende a tese da bondade natural da
pessoa, que é deturpada pela civilização. Ele também defende uma vida familiar
simples, com uma sociedade baseada na justiça e igualdade. Outro texto famoso
foi O contrato social, baseado na teoria da Vontade Geral,
referida ao povo.
—DENIS DIDEROT
— Este foi quem organizou a Enciclopédia, publicada
em 1771/ 1772. foi ajudado pelo matemático Jean Le Rond D’Alembert
e outros. Seu objetivo principal era a reunião do conhecimento em uma única
publicação. É claro que uma obra que divulgava ideias iluministas eram
proibidas.
— ECONOMISTAS
— Estes defendiam uma economia que não
deveria ser controlada pelo estado. O estado talvez só interferiria se
fosse para garantir seu livre caminhar e o desenvolvimento da economia. Isso dá
origem aos fisiocratas (do grego, governo da natureza).
— Suas ideias eram basicamente: as leis
econômicas de um país eram como leis naturais que durariam para sempre e eram
independente da vontade do homem. Outra ideia- base era que a economia deveria
fluir livremente, sem interferência do estado. Alguns economistas de destaque
foram:
— » FRANÇOIS QUESNAY,
médico na corte de Luís XV, foi colaborador da Enciclopédia, uma
atividade de importância para ele era a agricultura.
— » VICENT GOURNAY, tinha
ideias liberais para o comércio e a indústria. Sua frase consagrada foi: deixe
fazer, deixe passar.
— » ADAM SMITH, aluno
de Gournay, este escocês, foi um pouco diferente dos fisiocratas. Ele criou
novas teses, o liberalismo econômico. Sua obra de destaque foi: A
Riqueza das nações, EM 1766. Nesta obra ele enfatiza
como verdadeira fonte de riqueza o trabalho livre, sem nenhuma
intervenção exterior.
— DESPOTISMO ESCLARECIDO
— Essas ideias iluministas
influenciaram alguns governantes, que logo passaram a praticar essas teorias
mas com um tom soberano, ou seja, procuravam governar com a razão e com os
interesses do povo, mas com um toque de absolutismo real.
— Essa união de princípios filosóficos
e poder real deu origem ao Despotismo esclarecido.
— Seus principais adeptos foram:
— Frederico II da Prússia -
discípulo de Voltaire- deu liberdade religiosa, investiu na educação para o
ensino básico e na liberdade de expressão. Estimulou a economia, com medidas
protecionistas, isto quer dizer, a Prússia permaneceu um estado feudal, com
servos sujeitos aos seus senhores.
— Na Rússia, Catarina II, teve
contato com os iluministas franceses, entre eles, Voltaire. Também deu
liberdade religiosa ao povo e fez mudanças de hábitos na alta sociedade. Claro
que os servos tiveram prejuízos, pois o poder dos senhores aumentou, com
direito até mesmo sobre a vida dos servos.
— José II - na Áustria, ele
aboliu a servidão no país, concedeu igualdade entre todos, até em sua
administração imperial, deu liberdade de culto à todos.
— Em Portugal, o Marquês de Pombal, fez
importantes reformas baseadas no iluminismo. Houve mais desenvolvimento no
país. A agricultura foi estimulada. A nobreza foi perseguida para fortalecer
o poder real e os jesuítas foram” incentivados “para não dizer,
expulsos de Portugal.
— O espanhol
– Anistro Aranda- fez diversas reformas no comércio, na
indústria e na sua administração. Onde criou os intendentes, que
fortaleceram o poder real de Carlos III.
ATIVIDADES
1) onde e porque surgiu o iluminismo?
2) os pensadores eram divididos em dois
grupos com pensamentos um pouco diferentes entre si. Quais foram estes grupos e
quais foram seus principais representantes?
3) o que foi despotismo esclarecido?
4) quais os monarcas mais influenciados pelo
iluminismo e quais foram seus feitos em seus governos?
5) O
Iluminismo influenciou movimentos em várias regiões do mundo. Sendo assim,
assinale a alternativa que contenha algumas das revoluções que foram inspiradas
por este movimento.
a) Revolução Francesa (França),
Revolução Inglesa (Inglaterra) e Conjuração Baiana (Brasil).
b) Revolução Liberal do Porto (Portugal), Revolução Americana (Estados
Unidos) e Conjuração Baiana (Brasil).
c) Revolução Francesa (França), Revolução Americana (Estados Unidos) e
Conjuração Baiana (Brasil).
d) Revolução Francesa (França), Revolução Americana (Estados Unidos) e Revolta
de Beckman (Brasil).
6) Para o filósofo Immanuel Kant, o
Iluminismo foi um processo de “esclarecimento”. Sendo assim, a sociedade saiu
da “menoridade”, graças à liberdade de pensamento e ao uso da razão, elementos
essenciais para que o homem alcançasse a sua:
a) Liberdade religiosa.
b) Intelectualidade.
c) Maioridade cristã.
d) Maioridade.
7) Qual é a palavra-chave usada para
compreender o Iluminismo?
a) Fé.
b) Razão.
c) Paciência.
d) Sabedoria.
8) Para os pensadores iluministas, o
Iluminismo é o uso da luz em oposição às trevas, ao pensamento religioso que:
a) vigorou durante a Idade Moderna.
b) vigorou durante a Idade Média.
c) vigorou durante a Idade Antiga.
d) vigorou durante todos os períodos históricos.
9) Por
que o termo Idade das Trevas foi criado?
a) O termo Idade das Trevas foi criado pelos
intelectuais iluministas que defendiam que nada de produtivo havia ocorrido
durante a Idade Média, por isso, ela era considerada um período de trevas e
escuridão.
b) O termo Idade das Trevas foi criado pelos religiosos que defendiam que
nada de produtivo estava ocorrendo durante a Idade Moderna, por isso, ela era
considerada um período de trevas e escuridão.
c) O termo Idade das Trevas foi criado pelos intelectuais iluministas que
afirmavam que antes da criação da luz elétrica, a sociedade europeia vivia na
escuridão.
d) O termo Idade das Trevas foi criado pelos religiosos que acreditavam
que até o retorno de Deus, a sociedade viveria na escuridão.
10) Marque a alternativa que contenha
algumas das características do Iluminismo.
a) Uso da razão; crítica ao
autoritarismo; oposição ao fanatismo; crítica à autoridade religiosa; uso
das doutrinas religiosas contestar a ciência.
b) Uso da razão; crítica ao autoritarismo; oposição à ciência; crítica à
autoridade religiosa; uso da fé para contestar o conhecimento científico.
c) Uso da razão; crítica ao autoritarismo; oposição ao fanatismo; crítica
à autoridade religiosa; uso da ciência para contestar as doutrinas religiosas.
d) Abandono da razão; crítica à ciência; oposição à filosofia; crítica à
autoridade religiosa.