Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 25 e 26 de Maio de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
CONTEÚDO: Processos de
Independência das Américas
OBJETIVO: (GO-EF08HI06-A) Compreender os conceitos de democracia americana no período da Independência das Treze Colônias e na atualidade.
Data de entrega: 25 e 26-05-2021
Instrumento
avaliativo de História referente
ao 2º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
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Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
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completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
Independência dos ESTADOS UNIDOS - SÉCULO XVIII
Antes da
Independência, os EUA (SÉCULO XVIII):
·
Eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a
Inglaterra.
· No século XVIII, os ingleses usavam estas
colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na
Europa.
· Era também muito grande a exploração
metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos
norte-americanos.
Colonização dos Estados Unidos (iniciou no SÉCULO XVII
- Colônias do
Norte:
· Região colonizada por protestantes
europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições
religiosas.
· Chegaram na América do Norte com o
objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas
famílias.
· Também chamada de Nova Inglaterra, a
região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes
características:
· Mão-de-obra livre,
· Economia baseada no comércio,
· Pequenas propriedades e
· Produção para o consumo do mercado interno.
- Colônias do
Sul:
· Colônias como a Virginia, Carolina do
Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração.
· Eram exploradas pela Inglaterra e
tinham que seguir o Pacto Colonial.
· Eram baseadas no latifúndio,
· Mão-de-obra escrava,
· Produção para a exportação para a
metrópole e
· Monocultura.
Guerra dos Sete Anos
· Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra
e a França entre os anos de 1756 e 1763.
· Foi uma guerra pela posse de
territórios na América do Norte
· Inglaterra saiu vencedora.
· Mesmo assim, a metrópole resolveu
cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as
colônias do norte.
· Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.
Metrópole
aumenta taxas e impostos
A Inglaterra resolveu
aumentar vários impostos e taxas,
· Além de criar novas leis que
tiravam a liberdade dos norte-americanos.
· Dentre estas leis podemos
citar:
· Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma
companhia comercial inglesa),
· Lei do Selo (todo produto que circulava na
colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses),
· Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar
vindo das Antilhas Inglesas).
Estas taxas e
impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto
mais conhecidos foi a
· Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ).
· Vários colonos invadiram, a noite, um
navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento
no mar.
·
Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos
habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.
Primeiro Congresso da Filadélfia
Os colonos do norte resolveram promover, no ano de
·
1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava
acontecendo.
·
Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia
apenas retomar a situação anterior.
·
Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e
· Maior participação na vida política da colônia.
Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do
congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e
restritivas como, por exemplo,
·
As Leis
Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como
·
Lei
do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia,
alimento e transporte para os soldados ingleses.
· As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.
Segundo Congresso da Filadélfia
Em 1776, os colonos
se reuniram no segundo congresso com o
·
Objetivo maior de conquistar a independência.
·
Durante o congresso, Thomas
Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados
Unidos da América.
·
Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e
declarou guerra.
· A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
Constituição dos
Estados Unidos
·
Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes
características iluministas.
·
Garantia a propriedade privada (interesse da
burguesia),
·
Manteve a escravidão,
·
Optou pelo sistema de república federativa e
·
Defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.
CURIOSIDADE
Na imagem acima podemos ver 43 bustos de ex-presidentes dos EUA
abandonados no meio do nada.
O único ex -presidente que não está é Barack Obama.
AGORA RESPONDA:
1- Antes da independência os EUA eram colônia de que país? Como eles
eram controlados pela metrópole?
2- Caracterize as colônias do NORTE e do SUL.
3- O que foi a Guerra dos Sete Anos?
4-Quais as leis criadas pela Inglaterra que geraram revolta nas
colônias? Explique cada lei.
5- Quais os objetivos dos congressos que aconteceram na Filadélfia?
6- Caracterize a Constituição Norte Americana