segunda-feira, 24 de maio de 2021

Atividade de História para 8ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 25 e 26 de Maio de 2021

Série: 8º A e B

Nome:

CONTEÚDO: Processos de Independência das Américas

OBJETIVO: (GO-EF08HI06-A) Compreender os conceitos de democracia americana no período da Independência das Treze Colônias e na atualidade.

Data de entrega: 25 e 26-05-2021

Instrumento avaliativo de História referente ao 2º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível                               

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

 

Independência dos ESTADOS UNIDOS - SÉCULO XVIII

 








Antes da Independência, os EUA (SÉCULO XVIII):

·                      Eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. 

·      No século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. 

·      Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.

 











Colonização dos Estados Unidos (iniciou no SÉCULO XVII


A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:

Colônias do Norte

·      Região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. 

·      Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. 

·      Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características: 

·      Mão-de-obra livre, 

·      Economia baseada no comércio, 

·      Pequenas propriedades e 

·      Produção para o consumo do mercado interno.

Colônias do Sul

·      Colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. 

·      Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. 

·      Eram baseadas no latifúndio, 

·      Mão-de-obra escrava, 

·      Produção para a exportação para a metrópole e

·       Monocultura.

 

Guerra dos Sete Anos


·      Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. 

·      Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte

·      Inglaterra saiu vencedora.

·       Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. 

·      Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.

Metrópole aumenta taxas e impostos

A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas,

·       Além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos.

·       Dentre estas leis podemos citar: 

·      Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), 

·       Lei do Selo (todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), 

·      Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).

Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a 

 


·      Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). 

·      Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. 

·         Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

 

Primeiro Congresso da Filadélfia


 Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 

·         1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. 

·         Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. 

·         Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e 

·         Maior participação na vida política da colônia.

Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, 

·         As Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como

·          Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. 

·         As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

Segundo Congresso da Filadélfia

Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o 

·         Objetivo maior de conquistar a independência

·         Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América

·         Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra.

·          A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha. 

Constituição dos Estados Unidos



·         Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. 

·         Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia),

·          Manteve a escravidão

·         Optou pelo sistema de república federativa e

·          Defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

 

CURIOSIDADE



Na imagem acima podemos ver 43 bustos de ex-presidentes dos EUA abandonados no meio do nada. 

O único ex -presidente que não está é Barack Obama. 

 

AGORA RESPONDA:

1- Antes da independência os EUA eram colônia de que país? Como eles eram controlados pela metrópole?

2- Caracterize as colônias do NORTE e do SUL.

3- O que foi a Guerra dos Sete Anos?

4-Quais as leis criadas pela Inglaterra que geraram revolta nas colônias? Explique cada lei.

5- Quais os objetivos dos congressos que aconteceram na Filadélfia?

6- Caracterize a Constituição Norte Americana