segunda-feira, 31 de maio de 2021

Atividade de História para 6ª Ano A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva                      

Taquaral de Goiás, 01 de junho de 2021

Série: 6º A e B

Nome: 

Atividade de História referente ao 2º Bimestre de 2021

       MESOPOTÂMIA

 – A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa “entre rios”, ou seja, nome dado a uma comprida faixa de terra cortada por dois grandes rios: Tigre Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico. Vários povos se estabeleceram nesta região e aproveitaram as águas destes rios para irrigar a terra e praticar a agricultura. Muitas cidades coram construídas, bem como reinos (unidades políticas governadas por um rei) e impérios (na antiguidade era um conjunto de cidades ou regiões subordinadas ao governante da cidade mais poderosa) que deixaram contribuições importantes para a humanidade. Mesopotâmia equivale ao atual Iraque. Dentre estes povos estavam os sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.

                SUMÉRIOS – Há cerca de 6 mil anos fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia, como Ur, Uruk e Lagash, para se defender construíram muralhas altas com vários quilômetros e com muitas torres. Outra construção que se destacou entre as cidades sumérias era o zigurates, monumento religioso em forma de pirâmide, com escadas e rampas para se chegar ao topo.

                Durante muito tempo, acreditou-se que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia, por volta de 3000 a.C., mas novos achados arqueológicos indicam que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes do planeta. Ela pode ter sido inventada na Suméria, Egito, Índia e China, como indicam os vestígios lá encontrados.

                Na Suméria a escrita era desenvolvida em tabuinhas feitas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. Para escrever, usavam uma espécie de palito afiado de extremidade triangular, com o qual faziam em formas de cunha. Por isso, essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.

                ACÁDIOS – As cidades sumerianas foram perdendo sua força, o que facilitou a invasão e a conquista da região pelos acádios (assim chamados em razão do nome de sua principal cidade Acad). Os acádios expandiram-se em direção ao norte e, assim, constituiu-se o Império Acádio, o primeiro governo centralizado da região; as cidades conquistadas passaram a obedecer a uma única autoridade. Esse império, entretanto, durou pouco tempo.

                AMORITAS – Por volta de 1900 a.C., os amoritas, povo semita (grupo descendente de Sem, filho de Noé) vindos do deserto da Arábia, se estabeleceram no centro-sul da Mesopotâmia, onde construíram um poderosos império, conhecido como o Primeiro Império Babilônico, no qual se destacou Hamurabi (1792-1750 a.C.) que fez a sua obra célebre, um código de leis que influenciou e ainda influencia o mundo atual: o Código de Hamurabi. Algumas determinações deste código: *Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas.  **Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto.

                ASSÍRIOS – Se estabeleceram no norte da Mesopotâmia. Era um povo que desenvolveu tática  e armas de guerra eficiente e organizaram um exército poderoso com carro de combate. Com isso, formaram um grande império que abrangia terra da Mesopotâmia, Síria, Fenícia, Palestina e Egito. O que tornou mais conhecidos os Assírios foi o uso da crueldade contra seus adversários. Era comum cortarem os dedos, mãos e orelhas dos prisioneiros. O uso da crueldade era para desencorajar a resistência e abalar a moral do inimigo. Apesar disso, os povos dominados pelos assírios se rebelavam com frequência. O Império Assírios desmoronou em 612 a.C., quando os caldeus (habitantes da Babilônia), aliados dos medos (originários do planalto do Irã), conseguiram ocupar Nínive, a capital assíria.

                CALDEUS (NOVOS BABILÔNICOS) - Construíram o Novo Império Babilônico, cujo rei principal foi Nabucodonosor que arrasou Jerusalém (586 a.C.) e levou os judeus para o cativeiro da Babilônia. Com as riquezas dos povos conquistados, este rei reconstruiu a antiga Babilônia que voltou a ser o principal centro cultural, político e econômico da Mesopotâmia. Uma das principais construções deste rei foram os Jardins Suspensos da Babilônia. Este império foi abalado por revoltas internas. Isso enfraqueceu o império e abriu caminho para os persas, chefiados por Ciro, o Grande, o conquistassem em 539 a.C.

                SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.  O rei residia no palácio (uma grandiosa construção). Os militares eram treinados para manter o domínio do rei sobre a população, defender o reino e realizar novas conquistas. O poder político era privilégio dos homens e passava de pai pra filho; as mulheres nunca chegavam ao poder. (Faça em seu caderno a pirâmide social da Mesopotâmia).

                ECONOMIA: o campo e a cidade – Os povos da Mesopotâmia se dedicavam à agricultura, pecuária e artesanato. As extraordinárias peças encontradas em sítios arqueológicos do Iraque, demonstra que na Mesopotâmia, havia um grande número de artesões especializados: tecelões, carpinteiros, ferreiros, joalheiros, entre outros. Parte da riqueza que circulava na Mesopotâmia era entregue ao rei na forma de impostos e ao sacerdote, na forma de oferenda ao templo.

                RELIGIÃO E MITOLOGIA – Os Mesopotâmicos eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Cada cidade tinha sua divindade. O principal deus dos babilônicos era Marduk. Assur era o senhor da guerra e o mais cultuado entre os Assírios. Enki era o senhor das águas doces. ////  Os Mesopotâmicos também acreditavam em mitos (é uma história baseada em fatos reais ou inventados que explicam a origem do mundo, humanidade e os fenômenos naturais).

ATIVIDADES:

01) Quais foram os povos que formaram a Mesopotâmia?

 

02) Qual dos povos da Mesopotâmia criou o sistema de escrita e como ela era chamada?  3) Como estava constituía a pirâmide social da Antiga Mesopotâmia?  

 

03) Na História Antiga, os sumérios são necessariamente associados quando se estuda(m):

a) a evolução econômica da civilização fenícia.
b) a base cultural das civilizações mesopotâmicas.
c) o caráter medicinal das religiões africanas.
d) a tendência beligerante dos povos árabes.
e) as raízes culturais das civilizações do Extremo Oriente.

 

04) Colocar V para as verdadeira e F para as falsas. Nas falsas fazer a correção:

A.( ) Foi Hamurabi, rei dos Amoritas, que durante o primeiro Império Babilônico que mandou escrever um código de leis _______________________________________

B.( ) O nome dos templos na Mesopotâmia era pirâmide______________________

C.( ) Povo sanguinário dos mesopotâmicos foram os sumerianos _________________

D.( ) Nabucodonosor levou os judeus para o cativeiro da Babilônia.______________

 

05) A Mesopotâmia foi o berço de muitos povos da antiguidade oriental, como os sumérios, responsáveis pelo desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, e os assírios, famosos por terem construído a Grande Biblioteca de Nínive. O termo “Mesopotâmia” foi cunhado pelos gregos e seu significado faz menção:

a) à posição geográfica daquela região entre os rios Tigre e Eufrates;

b) a uma lenda existente na região a respeito de um ser mítico;

c) à produção de tinta púrpura, que era parte importante do comércio da região;

d) à trajetória de um importante rei lendário conhecido a partir do registro da Epopeia de Gilgamesh;

e) ao primeiro povo que habitou naquela região antes dos sumérios.

 

06) A respeito dos povos mesopotâmicos, selecione a alternativa VERDADEIRA:

a) Os acádios desenvolveram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme.

b) Os sumérios desenvolveram a primeira forma de escrita alfabética da humanidade.

c) O Código de Hamurábi tinha como lema a Lei de Talião, que defendia a ideia do “olho por olho, dente por dente”.

d) Os caldeus tiveram como principal rei Assurbanípal, supostamente responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia.

e) Os assírios eram conhecidos por serem extremamente pacíficos, sem vocação para a guerra.

 

07) Quais dos principais povos da Antiguidade, habitaram a região da Mesopotâmia?

b)  Egípcios, gregos, romanos e hunos.

c)  Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.

d) Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.

e)  Hebreus, hititas e egípcios

 

08) Os povos mesopotâmicos se dedicavam ao:

a) comércio, artesanato, pecuária e agricultura.
b) artesanato, comércio, pescaria e agricultura.
c) comércio, pescaria, manufatura e agricultura.
d) comércio, manufatura, pecuária e agricultura.

 

9) Os povos da Mesopotâmia criavam porcos, ovelhas, bois, jumentos e carneiros. Os pastores:

a) vendiam os produtos para os agricultores e ambos faziam trocas com os habitantes das cidades.
b) trocavam os produtos com os agricultores e ambos faziam trocas com os habitantes das cidades.
c) trocavam os produtos com os agricultores e ambos vendiam seus produtos para os habitantes das cidades.
d) vendiam os produtos para os agricultores que os trocavam com os habitantes das cidades.

 

10)  As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:

a) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
b) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estados, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
c) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
d) possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.