terça-feira, 25 de maio de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8°A e B

 Atividades de Estudo Orientado referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0    

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Pabliny Ribeiro Souto                                  

Série: 8ª Ano A e B                                        

 Aluna(o): ______________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 26/05/2021 até as 23:59 horas da noite.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

UNIDADE TEMÁTICA: Estudar...por quê? – Parte 2

OBJETO DE CONHECIMENTO: Formação do estudante autodidata.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

HABILIDADES: Refletir sobre o ato de estudar como subsídio para a realização do Projeto de Vida; Compreender a relação entre o estudo e o Projeto de Vida.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: Refletir sobre o estudo como uma porta para a ampliação de conhecimentos atrelado à formação integral do estudante.

TEMA: ESTUDAR...POR QUÊ? – PARTE 2

Olá estudante!

Nessa semana você vai conhecer uma história de como o estudo mudou a vida de uma pessoa...e isso dependeu de muito foco e determinação! Você conhece histórias de vida de pessoas que alcançaram seus objetivos por meio do estudo? Que tal começar a recordar? Mas, não é só isso! Você também irá refletir sobre o seu Projeto de Vida e como o estudo pode ajudar a realizá-lo.

RECAPITULANDO

Na semana passada você refletiu sobre o que é estudar para você, assim como os vários benefícios que o estudo traz para o desenvolvimento integral das pessoas: o conhecimento traz felicidade e realização pessoal, pois é um bem que jamais pode ser retirado de alguém!

 

ATIVIDADES

 

01.Para começar a aula de hoje, leia o texto abaixo, que conta a história de Marilene:

‘Venci’, diz ex-catadora de latinhas do DF que passou em concurso do TJ.1

Marilene Lopes trocou renda mensal de R $50 por salário de R $7 mil. ‘Passei um ano com uma só calcinha’, lembra hoje a técnica judiciária.

Marilene Lopes ganhava R$ 50,00 pelo trabalho que realizava como catadora de lixo em Brazlândia, a cerca de 30 quilômetros de Brasília. Em 2001, resolveu usar 25 dias de repouso de uma cirurgia para estudar com as irmãs, que também se preparavam para a seleção. Apenas Marilene foi aprovada e hoje lembra da vida que tinha antes da seleção. Ela e os filhos não tinham o que comer. Ela usava sempre a mesma roupa que era lavada durante à noite para na manhã seguinte estar enxuta e poder vestir. Quando foi se inscrever na prova, ela lembra de ter pedido cinco Reais a cada amigo e ter chegado à agência bancária dez minutos antes do fechamento. Atualmente, com um salário de 7 mil por mês, ela pode dar melhores condições de vida para os seus cinco filhos que segundo ela, pretendem ingressar na faculdade de Direito.

 

Para analisar a história de Marilene, recorde alguns elementos que vimos na aula passada sobre o estudo:

• Desenvolvimento de habilidades;

• Melhoria da condição social;

• Mais felicidade e longevidade (viver mais).

Você consegue enxergar esses elementos na história de vida de Marilene? Leia o texto novamente, agora com foco nesses 3 itens e registre em seu caderno:

 

É possível observar na notícia que Marilene: Sim ou Não? Como? 

É possível observar na notícia que Marilene:

 Sim ou não? Como?

Desenvolveu novas habilidades a partir do estudo?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Melhorou sua condição de vida a partir do estudo?

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Melhorou sua qualidade de vida e felicidade a

partir do estudo?

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

02.Essa história que você conheceu agora é apenas um exemplo de como o estudo pode ajudar a realizar o Projeto de Vida. Lembre-se, um Projeto de Vida não é apenas ingressar em uma universidade e fazer um curso superior. Ele pode seguir muitos caminhos, e cada um tem o seu! Independente de qual seja o Projeto de Vida de uma pessoa, o estudo sempre pode ajudar a conhecer melhor as opções para fazer melhores escolhas, assim como ampliar a visão de mundo.

Você conhece outras histórias como essa? Conte aqui quais são elas! Ah, você pode perguntar para seus familiares, professores e colegas também!

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.Agora chegou a hora de você pensar no seu Projeto de Vida! Para isso, dê uma olhada na figura abaixo:



 Ela representa a possibilidade de caminhos e escolhas que irão levar à realização do seu sonho. O lápis representa a sua autoria, ou seja, é você quem planeja, revisa, monitora e executa as ações do seu Projeto de Vida! E como você vê o estudo nesse caminho? Vamos refletir?

 

 

 



Registre em seu caderno qual o papel do estudo no seu Projeto de Vida. Ele é importante? Quais os caminhos que ele pode te ajudar a percorrer?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


As aulas de Estudos Orientados apoiam o seu Projeto de Vida porque desenvolvem competências que permitem que você aprenda a fazer escolhas, priorizar e direcionar sua aprendizagem de acordo com os seus interesses e necessidades. Além disso, permite, a partir do exercício do planejamento, da organização e da execução de atividades, condições que ajudam na elaboração do Projeto de Vida. Assim, você pode conhecer melhor suas dificuldades, e então encontrar apoio para a realização dos seus ideais. O objetivo é que você estabeleça uma relação entre estudar e suas razões/objetivos para concluir a Educação Básica e dar sequência Projeto de Vida, além de cultivar o desejo de continuar