Atividades de Estudo Orientado referente ao 2ª Bimestre de 2021.
Colégio Estadual Princesa
Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Diretor: Wattson Mamedes
de Souza
Professora: Pabliny
Ribeiro Souto
Série: 8ª Ano A e B
Aluna(o):
______________________________________
Data
da entrega: Ainda hoje 26/05/2021 até as 23:59 horas da noite.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas
a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com
atenção antes de respondê-las;
UNIDADE TEMÁTICA: Estudar...por
quê? – Parte 2
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Formação do estudante autodidata.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
HABILIDADES: Refletir
sobre o ato de estudar como subsídio para a realização do Projeto de Vida; Compreender
a relação entre o estudo e o Projeto de Vida.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Refletir
sobre o estudo como uma porta para a ampliação de conhecimentos atrelado à
formação integral do estudante.
TEMA: ESTUDAR...POR QUÊ?
– PARTE 2
Olá estudante!
Nessa semana você vai
conhecer uma história de como o estudo mudou a vida de uma pessoa...e isso dependeu
de muito foco e determinação! Você conhece histórias de vida de pessoas que
alcançaram seus objetivos por meio do estudo? Que tal começar a recordar? Mas,
não é só isso! Você também irá refletir sobre o seu Projeto de Vida e como o
estudo pode ajudar a realizá-lo.
RECAPITULANDO
Na semana passada você
refletiu sobre o que é estudar para você, assim como os vários benefícios que o
estudo traz para o desenvolvimento integral das pessoas: o conhecimento traz
felicidade e realização pessoal, pois é um bem que jamais pode ser retirado de
alguém!
ATIVIDADES
01.Para começar a aula de
hoje, leia o texto abaixo, que conta a história de Marilene:
‘Venci’,
diz ex-catadora de latinhas do DF que passou em concurso do TJ.1
Marilene
Lopes trocou renda mensal de R $50 por salário de R $7 mil. ‘Passei um ano com
uma só calcinha’, lembra hoje a técnica judiciária.
Marilene Lopes ganhava R$
50,00 pelo trabalho que realizava como catadora de lixo em Brazlândia, a cerca
de 30 quilômetros de Brasília. Em 2001, resolveu usar 25 dias de repouso de uma
cirurgia para estudar com as irmãs, que também se preparavam para a seleção.
Apenas Marilene foi aprovada e hoje lembra da vida que tinha antes da seleção.
Ela e os filhos não tinham o que comer. Ela usava sempre a mesma roupa que era
lavada durante à noite para na manhã seguinte estar enxuta e poder vestir.
Quando foi se inscrever na prova, ela lembra de ter pedido cinco Reais a cada
amigo e ter chegado à agência bancária dez minutos antes do fechamento.
Atualmente, com um salário de 7 mil por mês, ela pode dar melhores condições de
vida para os seus cinco filhos que segundo ela, pretendem ingressar na
faculdade de Direito.
Para analisar a história de Marilene, recorde alguns elementos que vimos na aula passada sobre o estudo:
• Desenvolvimento de
habilidades;
• Melhoria da condição
social;
• Mais felicidade e
longevidade (viver mais).
Você consegue enxergar
esses elementos na história de vida de Marilene? Leia o texto novamente, agora
com foco nesses 3 itens e registre em seu caderno:
É possível observar na notícia que Marilene: Sim ou Não? Como?
É
possível observar na notícia que Marilene: |
Sim ou não? Como? |
Desenvolveu
novas habilidades a partir do estudo? |
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
Melhorou
sua condição de vida a partir do estudo? |
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
Melhorou
sua qualidade de vida e felicidade a partir
do estudo? |
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
02.Essa história que você
conheceu agora é apenas um exemplo de como o estudo pode ajudar a realizar o
Projeto de Vida. Lembre-se, um Projeto de Vida não é apenas ingressar em uma
universidade e fazer um curso superior. Ele pode seguir muitos caminhos, e cada
um tem o seu! Independente de qual seja o Projeto de Vida de uma pessoa, o
estudo sempre pode ajudar a conhecer melhor as opções para fazer melhores
escolhas, assim como ampliar a visão de mundo.
Você conhece outras
histórias como essa? Conte aqui quais são elas! Ah, você pode perguntar para seus
familiares, professores e colegas também!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.Agora chegou a hora de
você pensar no seu Projeto de Vida! Para isso, dê uma olhada na figura abaixo:
Ela
representa a possibilidade de caminhos e escolhas que irão levar à realização
do seu sonho. O lápis representa a sua autoria, ou seja, é você quem planeja,
revisa, monitora e executa as ações do seu Projeto de Vida! E como você vê o
estudo nesse caminho? Vamos refletir?
Registre em seu caderno qual o papel do estudo no seu Projeto de Vida. Ele é importante? Quais os caminhos que ele pode te ajudar a percorrer?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________