terça-feira, 11 de maio de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8°A e B

 

Colégio Estadual Princesa  Izabel 

Taquaral de Goiás -GO     

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Pabliny Ribeiro Souto                                     

Série: 8ª Ano A e B                                 

Aluna(o): ______________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 12/05/2021 até as 23:59 horas da noite.

Atividades de Estudo Orientado referente ao 2ª Bimestre de 2021.


INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

UNIDADE TEMÁTICA:  Estudar...por quê?

OBJETO DE CONHECIMENTO: Formação do estudante autodidata.

HABILIDADE(S): Refletir sobre o ato de estudar;

Compreender a relação entre o estudo e o Projeto de Vida.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Refletir sobre o estudo como uma porta para a ampliação de conhecimentos atrelado à formação integral do estudante.

INTERDISCIPLINARIDADE: Com todos os componentes curriculares, por desenvolver competências e habilidades cognitivas e sócio emocionais fundamentais para a melhoria da aprendizagem e a incorporação na prática cotidiana do ato de estudar.

TEMA: ESTUDAR...POR QUÊ?


Olá estudante!

Seja bem-vindo a aula  de Estudos Orientados! Nesse componente curricular, você irá aprender a importância do estudo para sua vida, o seu perfil de estudante, a organização necessária para estudar e algumas técnicas de estudo que irão facilitar a sua aprendizagem. Mas afinal, por que é tão importante estudar? E o que isso tem a ver com o seu Projeto de Vida? É o que você irá descobrir nesta aula! Vamos lá?

PARA SABER MAIS:

Que tal conhecer uma história na qual o estudo foi o ponto central para a mudança de uma vida toda?Então se liga na história de vida do João Santos Costa! Ele fez um depoimento emocionante de como, superando todas as dificuldades, se empenhou nos estudos e conseguiu concretizar seu Projeto de Vida: Depoimento de João Santos Costa: Quilombola e futuro Médico.


Que tal conhecer uma história na qual o estudo foi o ponto central para a mudança de uma vida toda?

Então se liga na história de vida do João Santos Costa! Ele fez um depoimento emocionante de como, superando todas as dificuldades, se empenhou nos estudos e conseguiu concretizar seu Projeto de Vida:

Depoimento de João Santos Costa: Quilombola e futuro Médico.

Atualmente com 24 anos de idade, sou oriundo da cidade de Simão Dias-Sergipe, nascido e crescido no povoado Sítio Alto, uma comunidade autodeclarada quilombola, formada por descendentes de escravos e que desde sua criação foi assolada pela pobreza e por precárias condições de vida e moradia.

 Desde criança já sabia que para poder melhorar a minha condição social e a da minha família teria que sair do paradigma que era comum onde eu morava (trabalhar na roça para prover o sustento) e me aventurar no mundo da educação e do conhecimento. Confesso que não foi fácil nascer em uma família grande, pobre, que nem conseguia manter minimamente os filhos com itens básicos como alimentação e vestimenta e ainda conseguir estudar, principalmente para meus pais, analfabetos que mal conseguem assinar o próprio nome. Chegar na faculdade então? Uma utopia. Morava em uma comunidade em que poucos haviam chegado ao ensino médio, quiçá chegar à Universidade Federal. Lembro-me que haviam momentos em que eu não sabia o que comeria no decorrer do dia, nem o que vestiria para ir estudar, nem se teria sapatos para calçar, mas eu nem pensava em faltar às aulas e muito menos em usar tais obstáculos como empecilhos para não buscar conhecimento e mudar de vida! Mesmo estudando ainda assim trabalhava na lavoura, principalmente no período das férias escolares. Gostava muito de estudar e de frequentar a escola, porém o que prevalecia no momento era a vontade de sair da labuta desgastante, e mesmo assim louvável, que era a vida na roça. 

 Outro ponto importante era a necessidade de poder proporcionar uma vida melhor e menos sofrida àquelas pessoas que tanto fizeram por mim e por meus irmãos: os meus pais. Inicialmente sofri um pouco de resistência em virtude da situação familiar e das adversidades financeiras da época, mas me destacava cada vez mais na escola, pois sabia que a única opção para uma ascensão social e financeira era por meio dos estudos. Não desmereço a vida na lavoura pois foi graças a ela e aos esforços dos meus pais que cheguei aqui. Eles foram peças fundamentais para minha vitória! Muitas vezes os presenciei abdicando de suas refeições para proporcionarem o desjejum aos inúmeros filhos, para comprarem materiais escolares e proverem vestimentas, tudo muito simples, mas de coração. Não foi fácil! Ao contrário de grande parte dos colegas de curso, estudei todo o meu ensino fundamental e médio em escola pública, com suas deficiências estruturais e de corpo docente. Porém, o importante é que nessa caminhada tive a sorte de encontrar pessoas comprometidas e que honraram a profissão. Agradeço de coração a cada um dos professores que conheci, que além de compartilharem seus conhecimentos científicos e materiais didáticos, compartilharam lições de cidadania, comportamento e empatia, e não menos importante, me prepararam para vida! Sem o apoio de cada um de vocês eu não poderia ter alçado meu voo e não teria chegado onde cheguei! Estudei, estudei, estudei e os resultados chegaram! Aprovado com louvor no ensino fundamental e no médio! Até hoje tenho um amor enorme pelos professores e funcionários das escolas por onde passei. Consegui meu primeiro emprego no último ano do ensino médio, uma época maravilhosa em minha vida. Vivia a dicotomia entre estudar para o ensino médio e trabalhar meio turno na Promotoria de Justiça de Simão Dias, estágio remunerado conseguido por méritos e fruto do meu desempenho acadêmico na escola estadual Dr. Milton Dortas, lugar onde eu estudava na ocasião. Percebi neste momento que se quisesse realizar o que tanto almejava teria que me esforçar cada vez mais e mais. 

 Apesar das dificuldades enfrentadas, como a falta de professores, matérias não dadas, calendário acadêmico atrasado e o estágio na promotoria, me aventurei no vestibular na tentativa de realizar meu sonho, que era entrar na universidade. Muitas vezes me questionava se seria possível, se eu era capaz. Recebi muitos comentários desencorajadores, de pessoas próximas inclusive, pelo fato de ser uma pessoa pobre, vindo da roça, negro e proveniente de escola pública. Consegue cursar medicina? Muitos consideraram improvável! Mas Deus e o destino foram maravilhosos comigo, proveram pessoas que me apoiaram e me incentivaram, que acreditaram no meu potencial e que me instigaram a provar para mim e para os incrédulos que eu conseguiria, e eu consegui! O ápice foi a aprovação aos 17 anos de idade, em terceiro lugar, no curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe, campus de Lagarto; curso que estou terminando com louvor e colhendo os frutos da minha dedicação e empenho. A aprovação no vestibular foi “O marco” em minha vida! Muita coisa estava em jogo, não só o meu futuro, mas também o da minha família. Hoje em dia as coisas estão um pouco melhores, mas a minha família ainda passa por dificuldades, já que o sustento ainda é provido pelo trabalho na roça e por benefícios sociais de distribuição de renda. Sabia que cursar medicina teria seus custos, mas não me deixei abalar, corri atrás dos meus direitos sociais e me inscrevi no programa de residência universitária disponibilizado pela UFS e na bolsa permanência disponibilizada pelo MEC. Tenho o orgulho de dizer que não estressei meus pais com despesas nesses anos longe de casa, pois sabia que eles não teriam condições de arcar e que eu estaria tirando recursos que poderiam ser utilizados na criação dos meus irmãos. Foram seis longos anos cheios de experiências agradáveis e desagradáveis, além de quatro greves, pois nada na vida é fácil. Conheci pessoas fantásticas, professores maravilhosos e assimilei lições importantes. Apanhei muito, não fisicamente, mas mentalmente. Horas de sono perdidas, matérias infinitas, tutoriais complexos. Mas tentei sempre extrair o que de bom existia nas adversidades, pois sabia que o mais difícil era conseguir passar no vestibular. 

 No pouco que vivi aprendi que quando as dificuldades baterem na sua porta deixe-as entrar! Nada melhor que os desafios para instigar a evolução humana. Acredito que se eu não tivesse tantas dificuldades não estaria me graduando em medicina, curso ainda elitizado e estereotipado em nossa sociedade. Mas a vida apenas está começando, o aprendizado sempre continua e nada é como antes. Consegui suplantar os entraves proporcionados pela pobreza e pelo preconceito e hoje tenho orgulho de dizer que graças aos meus esforços e ao apoio de pessoas maravilhosas o negro saiu da “senzala”, o pobre saiu da roça e o aluno de escola pública está se formando em medicina em uma Universidade Federal. Espero que este relato sirva de incentivo para aqueles que desejem realizar seus sonhos, por mais que pareçam impossíveis. Muito obrigado a todos que fizeram parte deste caminho até aqui, sem vocês e sem Deus eu não conseguiria. “

ATIVIDADES

01.Para começo de conversa sobre o estudo, reflita e responda a seguinte pergunta: O que é estudar?

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Realização do Projeto de Vida

O que o estudo tem a ver com o Projeto de Vida? Muita coisa! Quando você pensa em um Projeto para a sua vida, pode seguir muitos caminhos. Mas, o primeiro passo para isso é o autoconhecimento, ou seja, saber quem é você para, a partir disso, saber onde quer chegar. Para isso, é importante que você tenha contato com o maior número possível de conhecimentos, culturas e experiências, e o estudo com certeza irá lhe proporcionar isso! Quando você estuda, está ampliando o seu conhecimento e consequentemente fortalecendo as bases do seu Projeto de Vida, seja ele qual for.

Para continuar refletindo sobre a relação do estudo e o Projeto de Vida, se liga nas afirmações abaixo:

Afirmação 1: Estudar ajuda as pessoas a desenvolver habilidades.

Afirmação 2: Estudar ajuda a melhorar a condição social.

Afirmação 3: As pessoas que estudam são mais felizes e vivem mais.

Essas afirmações foram retiradas de um estudo produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE - realizado em 15 países membros da organização, chamado de What are the social benefits of education? (Quais são os benefícios sociais da educação?)

Pensando nessas afirmações, que tal aprofundar mais o seu entendimento sobre elas?

02. Por que o estudo ajuda as pessoas a desenvolverem habilidades? E quais habilidades são essas?

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03.Como a condição social de uma pessoa pode ser melhorada por meio do estudo?

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04.Por que as pessoas que estudam são mais felizes e vivem mais? Ter mais conhecimento ajuda a ser mais feliz? Como?

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05.Para viver por mais tempo, e com mais qualidade, é importante ter mais conhecimento sobre o que?

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