Atividades de Educação Física Referente ao 2°Bimenstre
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professor: Pabliny Ribeiro
Série: 7° Ano A e
B Turno: Matutino e Vespertino
Data:28/05/2021
Aluno(a):
Orientações
- Faça o cabeçalho no caderno
- Copiar e Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para
visualizar, não precisa copia-las
- Dê respostas completas
- Faça letra legível
Objetivo:
Identificar, apropriar e analisar
características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e
fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
Jogos de salão
DOMINÓ
O Dominó é um daqueles jogos que não tem sua
origem bem definida. É conhecido por inúmeros povos, por esse motivo tem muitas
variações e é jogado por pessoas de todas as idades. A primeira citação ao
jogo vem da China. Segundo lendas daquele país, o jogo teria sido inventado por
um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra, diz que o jogo foi inventado
entre os anos de 234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um
soldado-herói.
O nome
"dominó" teria sua origem na expressão latina Domino gratias (graças
a Deus). Isto porque o jogo era comparado à gola das vestes dos padres, golas
estas pretas e brancas. Afirma-se que os religiosos usavam a expressão latina
cada vez que faziam uma boa jogada...
Não importa qual seja sua origem, o que vale mesmo é que jogar dominó é muito
legal e desenvolve muitas habilidades.
Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano,
tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um
jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem
momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A
aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da
aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação
direta com o pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções,
operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e
operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das
atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o
desenvolvimento do raciocínio, porisso devemos utilizá-los em sala de aula.
O jogo
de dominós permite trabalhar contagem organizada, representação decimal,
paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos
atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da
aprendizagem e na construção do conhecimento.
REGRAS:
O
primeiro a jogar pode ser por duas regras:
a) O que tem a pedra 6x6 (barata, carreta, carrilhão, bucha, dozão, carrão)
sempre começa a partida
b) Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará,
as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador.
Jogando
em Dupla:
(4 jogadores 2x2),
Cada jogador recebe 7 peças
OBJETIVO:
O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar
o jogo (menos habitual).
Jogar para o "fecha" não é uma pratica comumente aceita, sendo
permitido somente o "fecha" natural.
O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando
as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este
número na mão dos jogadores.
Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e
leva a pontuação em peças na mão do adversário, no caso de jogo por pontos.
Atividades
1.O que desenvolve o jogo
de dominó?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.O que significa Jogo de
dominó?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Qual é a lógica do jogo
de dominó?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.Quais são as regras do
Dominó?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.Pratique o jogo de
dominó e descreva como foi seu jogo;
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________