quinta-feira, 27 de maio de 2021

Atividade de Educação Física - 7°A e B

 Atividades de Educação Física Referente ao 2°Bimenstre

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professor: Pabliny Ribeiro

Série: 7° Ano A e B            Turno: Matutino e Vespertino

Data:28/05/2021

Aluno(a):

 

Orientações

Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

 

Objetivo: Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.

 

 

Jogos de salão

DOMINÓ

 


 

  O Dominó é um daqueles jogos que não tem sua origem bem definida. É conhecido por inúmeros povos, por esse motivo tem muitas variações e é jogado por pessoas de todas as idades. A primeira citação ao jogo vem da China. Segundo lendas daquele país, o jogo teria sido inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra, diz que o jogo foi inventado entre os anos de 234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói. 

  O nome "dominó" teria sua origem na expressão latina Domino gratias (graças a Deus). Isto porque o jogo era comparado à gola das vestes dos padres, golas estas pretas e brancas. Afirma-se que os religiosos usavam a expressão latina cada vez que faziam uma boa jogada... 
Não importa qual seja sua origem, o que vale mesmo é que jogar dominó é muito legal e desenvolve muitas habilidades. 

   Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, porisso devemos utilizá-los em sala de aula.

  O jogo de dominós permite trabalhar contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.

 

 

REGRAS:

O primeiro a jogar pode ser por duas regras:
a) O que tem a pedra 6x6 (barata, carreta, carrilhão, bucha, dozão, carrão) sempre começa a partida
b) Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador.

 

Jogando em Dupla: 
(4 jogadores 2x2),
Cada jogador recebe 7 peças

 

OBJETIVO:

O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual). 
Jogar para o "fecha" não é uma pratica comumente aceita, sendo permitido somente o "fecha" natural.
O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores.
Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário, no caso de jogo por pontos.

 

Atividades

 

1.O que desenvolve o jogo de dominó?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.O que significa Jogo de dominó?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.Qual é a lógica do jogo de dominó?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4.Quais são as regras do Dominó?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5.Pratique o jogo de dominó e descreva como foi seu jogo;

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________