Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa 8ª Ano A. Matutino.
Pabliny Ribeiro Souto 8ª Ano B. Vespertino.
Aluno (a):___________________________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 24/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Arte- referente ao 2ª Bimestre de 2021.
HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do
mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e
respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas
culturas de origem.
(EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos
constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz
indígena e africana.
TEMA:
DANÇAS POPULARES – O SAMBA
A dança é uma arte muito antiga na cultura de
muitas sociedades. Desde que se organizou socialmente, o homem possui a
necessidade de se expressar e assim tem feito durante toda a sua existência,
através de gestos, da fala e também da dança. No início da história humana, a
dança nasceu como uma forma de cerimônia, com um tom mágico e religioso, com a
finalidade de estabelecer um diálogo com a natureza. Depois de muito tempo, a
dança, gradualmente, foi ganhando novos significados e hoje ela é mais usada
com o intuito de divertir as pessoas. A dança apresenta vários estilos,
dentre eles, o samba.
O SAMBA
O samba é um gênero musical muito popular em
nosso país e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano de 2008.
Muitas pessoas de outros países até enxergam o Brasil como “o país do samba”. O
samba nasceu da mistura de ritmos africanos e brasileiros na época em que o
Brasil ainda era colônia de Portugal. É importante destacar que com a chegada
dos africanos para o trabalho escravo nos engenhos, eles trouxeram muitas
contribuições culturais valiosas.
TIPOS DE SAMBA
Existem diferentes tipos de samba aqui no
Brasil, dentre eles, temos: o samba-enredo, samba carnavalesco, samba de roda,
de terreiro, samba-canção, dentre outros. Atualmente, o samba está presente em
todas as regiões brasileiras, e cada uma delas, incorpora novos elementos a
este ritmo, sem, todavia, perder as suas principais essências: a melodia e a
expressividade.
CONCLUSÃO
Portanto,
o samba é uma dança cultural e um gênero musical muito popular no Brasil, sendo
fruto da miscigenação entre os povos brasileiros e africanos, nasceu no estado
do Rio de Janeiro e sua origem foi nos batuques e rodas realizados pelos
afro-brasileiros em seus momentos de diversão.
Texto: Tudo Sala de Aula, 2021
1.
Sobre a dança, é possível concluir que ela:
a)
ganhou destaque somente quando o Brasil se tornou uma colônia de Portugal.
b)
veio a existir através da necessidade humana em trabalhar.
c)
surgiu a partir da necessidade de socialização humana.
d)
era utilizada apenas como diversão nos primórdios da humanidade.
2.
No início da história humana, qual era a finalidade da dança?
____________________________________
3. O
samba é o gênero musical mais popular no Brasil. O que aconteceu em 2008 que o
tornou ainda mais valorizado em nossa cultura?
____________________________________
4.
Com suas palavras, escreva como surgiu o samba.
____________________________________
5.
Escreva 3 (três) estilos de samba existentes no Brasil.
____________________________________
6.
Sobre o samba, assinale a afirmação FALSA:
a) O
samba é uma dança cultural muito popular no Brasil.
b) É
comum a incorporação de novos elementos ao samba.
c) O
samba surgiu inicialmente no Rio de Janeiro.
d) O
samba está presente em quase todas as regiões brasileiras.
7.
Miscigenação significa:
a)
mistura de raças.
b)
separação de culturas.
c)
mudanças culturais.
d)
segmentação de nações.
8. O
que mais lhe chamou a atenção no texto sobre o samba?
________________________________________________________________