segunda-feira, 19 de abril de 2021

Texto História 6ª a e B / pre-historia

 

6ª Ano

PRÉ HISTÓRIA–

Criados ou Evoluídos?

 Perguntas sobre as origens são constantemente levantadas: De onde viemos? Qual a origem do ser humano? Como viviam os povos mais antigos?

Para responder essas perguntas os historiadores recorrem às chamadas Ciências da Pré-História. O que aconteceu nesse vasto período pode ser conhecido pelo estudo dos fósseis e de instrumentos, desenhos, restos de habitações e outros vestígios da vida humana. Estes vestígios são objeto de estudo de duas ciências principais: a Arqueologia e a Paleontologia.

Arqueologia é a ciência que estuda a cultura material humana, num dado tempo e espaço. Esta cultura material é pesquisada nos chamados sítios arqueológicos. A Paleontologia, por sua vez, é ciência que estuda, através de fósseis, os organismos que viveram no planeta, ao longo do tempo geológico.

O termo Pré-História, apesar de muito utilizado, é motivo de discussão entre historiadores, arqueólogos e outros pesquisadores do período. Isto porque “pré” significa “antes, e passa a ideia de que as populações que viveram neste período não tinham história. No entanto, quando o ser humano passa a transformar a natureza, já está fazendo história. E isto ocorre desde que os primeiros seres humanos surgiram. Assim, alguns pesquisadores preferem utilizar outros termos como referência às pessoas que viveram neste período. Povos ágrafos, ou seja, sem escrita, é um destes termos.

Origem do homem

Existe um grande debate entre a ciência e a religião, no que diz respeito à origem do homem. As duas principais vertentes desta discussão são o Criacionismo e o Evolucionismo.

O Criacionismo é a concepção ligada ao religioso, baseada na ideia da criação do ser humano por um ser divino. Teve grande predominância até o séc. XIX. O Evolucionismo é a concepção ligada à ciência, baseada nos estudos de Darwin sobre evolução humana.

Criacionismo

O criacionismo bíblico é o mais difundido na atualidade, levando em conta o relato Gênesis para explicar a formação humana. No relato bíblico o ser humano foi formado a partir do pó da terra por Deus que lhe soprou nas narinas o fôlego de vida e este passou a viver, ainda dentro do mesmo relato a mulher teria sido formada a partir da costela do homem e assim, homem e mulher, formariam os primeiros exemplares de seres humanos.

Dentro do criacionismo existem os criacionistas fixistas, que creem que todos os seres vivos não mudaram nada e carregam as mesmas características desde a criação do planeta.

Já os criacionistas modernos aceitam o que chamamos de micro variações, ou seja, houveram mudanças ao longo do tempo, dentro das espécies, favorecendo as variações dos seres vivos, porém, essas variações não fariam uma espécie evoluir para outra como creem os evolucionistas.

Ainda dentro do criacionismo há a teoria do Dilúvio, uma catástrofe global que teria inundado todo o planeta, alterando toda a geografia terrestre e extinguindo vários animais e plantas, entre elas os dinossauros.

Evolução Humana

O evolucionismo não defende a ideia de que o ser humano evoluiu do macaco. Apesar de terem ancestral comum, ambos seguiram diferentes caminhos evolutivos. As diferentes etapas da evolução foram classificadas a partir da análise do volume do crânio, sendo que este foi aumentando à medida que o homem evoluía.

As principais etapas da evolução humana são:

  • Australopitecos
  •  
  •  
  • Homo Habilis
  •  
  •  
  • Homo Erectus
  •  
  •  
  • Homo Sapiens
  •  
  •  
  • Homo Sapiens Sapiens
  •  
  •  

Australopithecus é considerado o ancestral mais antigo do ser humano. Viveu na África, há aproximadamente de 1 a 6 milhões de anos atrás, fósseis indicam que teriam características primatas e humanas.

Homo Habilis viveu há aproximadamente 2,5 milhões de anos. Considera-se que tenha inventado as primeiras ferramentas, daí a habilidade que deu origem ao seu nome. Supõe-se que teria evoluído para o próximo grupo.

Homo Erectus viveu há aproximadamente 1 milhão de anos. Com postura mais ereta, braços mais curtos, maior estatura, já usava instrumentos de pedra, tinha habilidades de caçador e teria dominado o fogo.

Homo Sapiens, que seria o ancestral mais próximo do ser humano moderno, viveu há aproximadamente 500 mil anos. O desenvolvimento cerebral possibilitou aumento nas habilidades de criar utensílios – melhores e mais eficientes do que todos os outros feitos anteriormente. O Homo Sapiens Neanderthalensis – ou Homem de Neandertal – é o grupo de Homo Sapiens mais famoso, teria se desenvolvido na região do Rio Neander na Alemanha, daí o seu nome, viveu há aproximadamente entre 300 e 40 mil anos atrás. Nesta etapa, o ser humano já tinha preocupações espirituais e noção da morte.

Homo Sapiens Sapiens seria o ser humano atual, que teria se desenvolvido a partir de 100 mil anos atrás, e através desse grupo houve a ocupação de diferentes partes do planeta.