Unidade Educacional: Colégio Estadual Princeza Izabel
Taquaral de Goiás-G0 19 de Abril de 2021.
Diretor: Wattson
Mamedes de Souza
Professora:
Luciene Aparecida Silvestre
Série: 6ª Ano A e B
Aluna(o):
______________________________________
Data
da entrega: Ainda hoje 19/04/2021 até as 23:59 horas da noite.
Simulado de Língua Portuguesa referente ao
1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas
completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes
de respondê-las;
O Conto é
uma narrativa breve escrita em prosa, sendo mais curto que o romance e a
novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve enredo, personagens, tempo e
espaço.
A estrutura
do conto é fechada e objetiva, na medida em que esse tipo de texto é formado
por apenas uma história e um conflito. Sua estrutura está dividida em três
partes:
Introdução: apresentação da ação que será desenvolvida.
Desenvolvimento: formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se
desenrola o desenvolvimento da ação (enredo).
Clímax: encerramento da narrativa com desfecho surpreendente.
Os
elementos que constituem o conto são:
Espaço – Local em
que se desenvolve a narrativa, seja numa casa, rua, parque, praça, etc.
Tempo – Designa o tempo em que se passa a narrativa,
sendo classificado em: tempo cronológico (exterior) e tempo psicológico
(interior).
Foco Narrativo – Trata-se do narrador, sendo classificados em:
⇒narrador observador:
conhecedor da ação, mas não participante.
⇒narrador personagem: o
narrador é um dos personagens.
⇒narrador onisciente: conhece
a história e todos os personagens envolvidos nela.
Geralmente os contos são narrados em
terceira pessoa, embora há muitos contos narrados em primeira pessoa, nesse
caso, quando surge o narrador-personagem.
Personagens – Indivíduos que participam da narrativa,
sendo classificadas, dependendo do foco em: personagens principais ou
personagens secundárias. Por ser uma narrativa curta, o conto possui poucos
personagens.
Diálogo – Elemento essencial do conto, os diálogos
caracterizam a base expressiva desse tipo de texto. Eles desenvolvem os
conflitos da trama, sendo determinados pela fala das personagens. Formados por
uma linguagem mais objetiva e metáforas simples, os diálogos são classificados
em: diálogo direto, indireto e interior.
Epílogo – Corresponde ao clímax da narrativa, determinado
pelo desfecho surpreendente, imprevisível ou enigmático da ação.
Dependendo da temática explorada, há diversos tipos de contos, dos quais se
destacam: os contos de fadas, os contos fantásticos, os contos realistas,
os contos populares e os contos de mistério.
O conto de
mistério é muito apreciado pelos adolescentes. Este é um tipo de narrativa que
seduz pelo desconhecido e que surpreende e fascina o leitor. A narrativa é
estruturada de forma a criar expectativa e suspense. Geralmente, os ambientes
retratados são sombrios, noturnos e povoados por indivíduos melancólicos e
pessimistas.
Atividades
Leia o texto com atenção para responder
às próximas atividades:
Conto de mistério
Stanislaw Ponte Preta
Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos
escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu
rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa
de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três
baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava
no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.
Era aquele.
Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro
sorriu e se aproximou:
– Siga-me!
– foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro
entrou num beco úmido e mal iluminado e ele – a uma distância de uns dez a doze
passos – entrou também.
Ali parecia
não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou
em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela.
Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente.
O que
estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este
passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de
cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou
ao parceiro. Depois se virou para sair. O que entrara com ele disse que ficaria
ali.
Saiu então
sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais
clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para
determinado endereço.
O motorista
obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:
– Julieta!
Ó Julieta… Consegui.
A mulher
veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O
marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e
verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.
1. O texto
lido pertence ao gênero textual
a) (
) notícia.
b)
( ) conto
c) (
) fábula.
d) ( )romance
2. Qual a finalidade desse tipo de
gênero textual?
a) (
) Contar uma história.
b) (
) Instruir a fazer algo.
c) (
) Vender um produto.
d) ( ) Informar o leitor
sobre um fato.
3. Nesse texto, há presença de um
narrador observador ou de um narrador personagem? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Alguns elementos da língua escrita
ajudam a construir o mistério no conto. Encontre no texto as palavras que o
autor utilizou para descrever os seguintes ambientes onde se passa a história
que ajudaram na composição do “ar de mistério”:
a) (
) Beco:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) (
) Sala:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Tempos
verbais são as variações do verbo que indicam em qual momento o fato expresso
por ele está ocorrendo. De forma básica, temos os seguintes tempos verbais:
passado, presente e futuro. Sublinhe no texto e escreva em seu caderno cinco
verbos que estejam no tempo verbal passado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NFOGRÁFICO
Em conjunto com a evolução tecnológica, nós, seres sociais, estamos
inseridos em uma movimentação extremamente dinâmica, que exige, cada vez mais,
maior competência na capacidade de leitura e apresentação de conhecimento
crítico em relação aos diversos assuntos que circulam em nosso dia a dia. Essa
é uma das razões pelas quais estamos conectados, o tempo todo, a um dispositivo
que nos permite acessar informações e nos expressarmos a respeito dos
acontecimentos em nossa sociedade.
É a partir desse novo modo de
vida que o gênero textual infográfico ganha prestígio. Muito utilizado pela
mídia jornalística, é unânime que esse gênero é um recurso eficaz, visto que
torna o assunto fácil, de forma rápida e dinâmica, de ser compreendido.
O que é um infográfico?
Por info entendemos informação, e por gráfico entendemos imagem,
ilustração etc. Dessa forma, podemos dizer que a arte da infografia é
caracterizada por ilustrações explicativas sobre determinado tema. A partir
dessa definição, confirmamos a popularidade desse gênero no meio jornalístico
atual. Porém, esse gênero não ganhou destaque apenas nos meios de comunicação.
Nas salas de aula, os infográficos auxiliam, com sucesso, nos processos de
leitura, reflexão crítica e produção de textos.
Principais tipos de
infográficos
Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como
funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc.
Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São
frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento
cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo
cenário de determinado local, entre outras situações.
Os infográficos podem
ser constituídos por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones,
ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero representa uma mistura,
de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo
visualmente chamativo.
Leia o texto
com atenção para responder às próximas atividades:
6.O texto lido pertence
ao gênero textual
a) ( )
entrevista.
b) ( )
verbete de enciclopédia.
c) ( )
infográfico.
d) ( ) resumo.
7.Qual a finalidade desse
tipo de gênero textual?
a) ( )
Divulgar informações e ajudar o leitor a compreendê-las melhor.
b) ( ) Contar
uma história.
c) ( ) Vender
um produto.
d) ( ) Regulamentar o funcionamento de uma
norma.
8.Em que meios de
comunicação encontramos textos como esse?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.Que tipo de informação
principal esse texto apresenta ao leitor?
a) ( )
Apresenta as taxas de mortes provocadas pela bomba atômica no Brasil.
b) ( )
Apresenta os índices de violência nos Estados Unidos.
c) ( )
Apresenta os índices de violência no Brasil em 2020.
d)( ) Apresenta os índices de violência
no Brasil em 2016.
10. Além da linguagem verbal, quais outros elementos compõem
este infográfico?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________