segunda-feira, 26 de abril de 2021

Matemática 7° Ano A e B

 

        Disciplina

Série

Data

Matemática

7º Ano A e B

27-04-2021


Colégio Estadual Princesa Izabel – Taquaral de Goiás-GO,____ de _________ de 2.021.

Aluno (a): _______________________________________________ nº ___

Professor: Rafael Camargo              Série:  7° Ano turma: A   Turno: Matutino.

Professor: Lucas Eugênio                 Série:  7° Ano turma: B     Turno: Vespertino.

Atividades de Matemática referente ao 2º Ciclo de 2021

Números Inteiros

Os números inteiros são os números positivos e negativos, que não apresentam parte decimal e, o zero. Estes números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por .

Não pertencem aos números inteiros: as frações, números decimais, os números irracionais e os complexos.

O conjunto dos números inteiros é infinito e pode ser representado da seguinte maneira:

= {..., - 3, - 2, - 1, 0, 1, 2, 3,...}

Os números inteiros negativos são sempre acompanhados pelo sinal (-), enquanto os números inteiros positivos podem vir ou não acompanhados de sinal (+).

O zero é um número neutro, ou seja, não é um número nem positivo e nem negativo.

A relação de inclusão no conjunto dos inteiros envolve o conjunto dos números naturais ().

Todo número inteiro possui um antecessor e um sucessor. Por exemplo, o antecessor de -3 é -4, já o seu sucessor é o -2.

Representação na Reta Numérica

Os números inteiros podem ser representados por pontos na reta numérica. Nesta representação, a distância entre dois números consecutivos é sempre a mesma.

Os números que estão a uma mesma distância do zero, são chamados de opostos ou simétricos.

Por exemplo, o -4 é o simétrico de 4, pois estão a uma mesma distância do zero, conforme assinalado na figura abaixo:

Para determinar o oposto ou simétrico de um número, devemos considerar um número inteiro com sinal positivo. Esse mesmo número com sinal negativo será seu oposto ou simétrico.

Um número será o oposto ou simétrico de outro número quando for representado em uma reta numérica e possuir a mesma distância da origem em relação a outro número.

Considere o número sete positivo (+7). O oposto ou simétrico desse número é o sete negativo (-7). Podemos afirmar que o oposto ou simétrico de +7 é o -7, porque a distância de +7 à origem é igual à distância de – 7 à origem.

Lembre-se de que: A origem na reta numérica é o zero.

Temos então que:

·         O número oposto ou simétrico de +7 é -7

·         O número oposto de -7 é +7

·         O número oposto ou simétrico de - 6 é + 6.

·         O número oposto ou simétrico de + 6 é – 6.

O número oposto ou simétrico de + 5 é – 5
O número oposto ou simétrico de – 5 é + 5

 

O número oposto ou simétrico de + 4 é – 4
O número oposto ou simétrico de – 4 é + 4

 

O número oposto ou simétrico de + 3 é – 3
O número oposto ou simétrico de – 3 é + 3

 

O número oposto ou simétrico de + 2 é – 2
O número oposto ou simétrico de – 2 é + 2

 

O número oposto ou simétrico de + 1 é – 1
O número oposto ou simétrico de – 1 é + 1

Atividades

01.Determine o sucessor e o antecessor dos números inteiros a seguir.
a) ____100____            b) ____ -20____       c) ____-1____          d) ____-200____
e) ____29____               f) ____999_____       g) ____-100____      h) ____0____

02. Observe a temperatura de algumas cidades brasileiras em um determinado dia. Use números inteiros, positivos ou negativos, para escrever a temperatura registrada nas cidades.
a) Curitiba:
b) Salvador:
c) Gramado:
d) São Paulo:
e) Rio de Janeiro:
f) São Joaquim:
 


 
03. Um elevador se encontra do andar térreo de um edifício. Usando números inteiros positivos ou negativos e considerando o térreo como origem zero, indique o andar onde o elevador se encontra quando:
Ex.: sobe 8 andares: +8
a) sobe 5 andares:
b) desce 2 andares:
 c) sobe 9 andares e desce 6 andares:
 d) desce 4 andares e sobe 2 andares:
 
04.  Escreva o que as sentenças pedem.
a) O simétrico de -15:
b) O oposto de -76:
c) O oposto do modulo de -3: 
d) O oposto do módulo +10: