Disciplina |
Série |
Data |
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Língua
Portuguesa |
8° ano A e B |
29- 04-2021 |
Unidade Educacional: Colégio
Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno (a):
______________________________________ Série: 8ª A e B.
Taquaral de Goiás, 29 de abril de
2021.
Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre
ESTRUTURA E LINGUAGEM DE AUTOBIOGRAFIA
A autobiografia é um tipo de gênero
literário que constitui
uma narrativa de caráter
pessoal e o seu traço mais significativo é a inserção do próprio
escritor como personagem principal. Escrever uma autobiografia implica num pacto literário e não histórico ou
documental, porque ora a narrativa apresenta um resgate memorialístico (baseado
na realidade) ora constrói a trama com os fios da ficção.
O narrador
comumente se coloca no tempo presente e, ao olhar para trás, o seu passado nada
mais é do que uma tessitura
de reminiscências que não são completamente capturáveis, são moventes,
isto é, mesmo que escritor
queira apreender a realidade como ela foi, no momento da escritura isso
já não é mais possível, afinal as experiências vividas são inapreensíveis. É nessa fenda do inapreensível que o ficcional se estabelece.
Algumas autobiografias famosas:
·
Cadernos de Lanzarote, José Saramago;
·
Confissões, Santo Agostinho;
·
Palavras, Sartre.
A
autobiografia não pode, contudo, ser analisada apenas da perspectiva
individual. Ela é um gênero que propõe
a integração coletiva porque ao narrar a sua história o indivíduo partilha com
a sua comunidade, e com contas as
outras, as suas impressões e a sua visão de mundo, permitindo ao leitor/público
ter acesso a outras perspectivas.
Os novos
suportes de comunicação dão abertura para as variantes da autobiografia. Muitas
delas já não têm mais como produto final um livro ou um roteiro de cinema, mas sim publicações em blogs, redes sociais e vídeos em formato
de stories.
Disponível em: https://www.infoescola.com/generos-literarios/autobiografia/. Acesso em 30 de março de 2021.
O livro Eu Sou Malala – A História da Garota Que Defendeu a Educação e Foi Baleada
pelo Talibã, lançado
em 2013, conta toda a história dessa jovem superpoderosa, que acredita que as palavras (e os livros) têm o poder
de mudar o mundo.
Autobiografia - ‘Eu Sou Malala’: leia um trecho da autobiografia da vencedora do Nobel da Paz
Eu nasci na pequena cidade de Mingora, no
Paquistão, no dia 12 de julho
de 1997. Aos 15 anos, ainda bem jovem fui baleada na cabeça pelo grupo rebelde
talibã Tehrik-e-Niswan, que acredita que as mulheres, desde cedo, devem aprender a ser
exímias donas de casa. Escola?
Faculdade? Estudo? Ah! Nada disso é coisa de menina. Eu quase morri, mas
suportei a dor e lutei pela vida.
Sempre pensei de
forma diferente. Desde criança, me destacava
por ser uma excelente e dedicada aluna. O tempo passou e o meu interesse
de jovem pelo conhecimento só aumentou. Eu não reclamava de ser proibida de ir
à aula.
Apesar das constantes ameaças feitas
pelos talibãs, que até hoje não admitem que garotas frequentem a escola, continuei com os estudos. Foi
então que o pior aconteceu. No dia 9 de outubro de 2012, levei um tiro na cabeça assim que deixei o colégio. Mas engana-se quem pensa
que isso me parou.
É claro que sofri. Eu tive medo. Muito medo! Pelo menos,
de início. Depois,
senti que precisava
fazer ainda mais por mim e por minhas colegas
paquistanesas, cujo maior crime é querer estudar.
Disponível em: https://capricho.abril.com.br/comportamento/as-13-frases-mais-inspiradoras-de-malala-yousafzai/. Acesso
em 29 de março de 2021.
Disponível em: https://images.app.goo.gl/ANz1wwXrSasZd1ay8. Acesso
em 30 de março de 2021
1. O texto pode ser considerado uma autobiografia porque:
(A) o narrador apresenta a história de vida de Malala.
(B) Malala, que é a personagem real, apresenta fatos sobre a sua vida.
(C) apresenta fatos
ocorridos com uma personagem que não
existe na realidade.
(D) apresenta
a opinião de Malala sobre o
preconceito onde ela morava.
2. Identifique e retire do trecho da autobiografia verbos em 1ª pessoa que caracterizam que é uma autobiografia. Por que foram utilizados nesse gênero.
3. Quem é a pessoa autobiografada? Por que essa autobiografia tem relevância social?
4. Se uma pessoa diz: Li Malala
e gostei da história. Qual é figura
de linguagem presente
na frase? Como ficaria mais adequada a frase?
5. Qual é o título da obra – autobiografia
de Malala? O que esse título
sugere?