sexta-feira, 23 de abril de 2021

Atividades de Língua portuguesa - 8° ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

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 Língua Portuguesa

8° série A e B

  26- 04-2021



Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno (a): ______________________________________ Série: 8ª A e B.          

Taquaral de Goiás, 26 de abril de 2021.

Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre



                                                 Objeto de conhecimento: Artigo de opinião

   O artigo de opinião é um gênero da esfera jornalística que circula principalmente em jornais, revistas e na internet. Textos desse gênero têm como objetivo principal defender um ponto de vista sobre determinado assunto, geralmente polêmico e relevante para a sociedade. Para convencer o leitor sobre suas ideias, o autor costuma utilizar dados, fatos e argumentos que contribuam para reforçar suas opiniões. É escrito de acordo com a norma-padrão da língua e deve apresentar os argumentos de maneira clara e coerente.

 

Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

Pela culatra

Hélio Schwartsman

 

          SÃO PAULO — Meu masoquismo não vai além dos debates eleitorais. Já faz alguns pleitos que parei de acompanhar com lupa a propaganda dos candidatos no rádio e na TV. É impossível, porém, passar completamente alheio ao fenômeno, e o que me chamou a atenção este ano foi o grande número de inserções que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) coloca na programação.

         Algumas das peças, que, aliás, já saíram do ar, até que traziam informações relevantes, como os procedimentos necessários para o voto em trânsito, mas o grosso delas tenta incutir espírito cívico no eleitor e incentivá-lo a comparecer no dia da votação. Considerando que o sufrágio é obrigatório no país, tais campanhas me parecem, no mínimo, um grande desperdício. Seria o equivalente de a Receita Federal gastar preciosos recursos públicos com anúncios publicitários que tentem convencer o contribuinte de que ele deve ficar feliz ao pagar seus impostos.

        Eu não seria tão contra esse tipo de campanha se o voto fosse facultativo, como ocorre nas democracias civilizadas. Mas ele é compulsório. Ironicamente, por sutilezas lógicas que examinaremos a seguir, isso faz com que a própria mensagem cívica que o TSE tenta transmitir se esfacele.

       Tomemos o caso da esmola ou do ato de bravura. Ora, para que esses gestos tenham significado, é necessário que o indivíduo tenha a opção de não fazê-los. Se se tornam obrigatórios, a esmola se converte em tributo, e o heroísmo, em dever. Com isso, o valor que tinham é subvertido.

        Penso que com o voto é a mesma coisa. Se somos compelidos a apertar os botões da urna, nossas escolhas se tornam menos livres, o que rouba um pouco de seu significado e, pior, impede que o eleitor se constitua como um sujeito verdadeiramente autônomo, se é lícito empregar aqui o vocábulo kantiano. De minha parte, cada vez que ouço as edificantes peças do TSE, fico com vontade de viajar no dia da eleição.

SCHWARTSMAN, Hélio. Pela culatra. Folha de S.Paulo, 19 set. 2014. Opinião, p. A2.

 

Atividades Tópicos Descritores

1- D6 – Identificar o tema de um texto.

2- D7 – Identificar a tese de um texto.

3- D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

4- D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

5- D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Atividades:

1-Qual é o tema desse texto?

 

2-No artigo de opinião, o autor parte de uma tese, ou seja, defende uma opinião sobre a temática que discute. Qual é a opinião defendida pelo autor no texto?

 

3- Releia o fragmento de texto a seguir.

“Tomemos o caso da esmola ou do ato de bravura. Ora, para que esses gestos tenham significado, é necessário que o indivíduo tenha a opção de não fazê-los. Se se tornam obrigatórios, a esmola se converte em tributo, e o heroísmo, em dever. Com isso, o valor que tinham é subvertido.

Penso que com o voto é a mesma coisa.”

 

• Explique a comparação feita pelo autor entre votar e dar esmola ou praticar um ato de bravura.

 

4 -Procure o significado da expressão “sair pela culatra” e responda: qual é a relação entre o título e o último parágrafo do artigo?

 

 

5-Releia:

“Já faz alguns pleitos que parei de acompanhar com lupa a propaganda

dos candidatos no rádio e na TV.”

“Considerando que o sufrágio é obrigatório no país, tais campanhas me

parecem, no mínimo, um grande desperdício.”

 

• Qual é o significado das palavras destacadas?