Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 26 de Abril de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 26/04/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Descritores trabalhados:
D1: Localizar informações explícitas em um texto;
D6: Identificar um tema de um texto;
D9: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
O QUE É UM RELATO DE UM EXPERIMENTO
CIENTÍFICO???
QUAL É A SUA FUNÇÃO SOCIAL?
O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente
uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de
atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência
profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a
troca e a proposição de ideias para a melhoria da vida e sobrevivência dos
seres.
O relato de experimento científico tem a função comunicativa de
apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para
isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a
experiência.
Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação
e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O
relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em
outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação
pessoal e aleatória.
Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo
quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para
alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.
Enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade
para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal,
outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a
impessoalidade e seriedade.
O relato deve ir além e estabelecer ponderações embasadas na
experiência, mas também embasar e no seu respectivo aparato teórico. É esperado
que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área,
ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros
estudos e vivências.
O relato de experiência normalmente inclui uma introdução a
parte teórica de referência para a experiência. A seguir, traz
os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para
realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos.
Após isso, apresentam-se os resultados observados e
as considerações tecidas a partir dos mesmos.
Leia o relato de uma experiência
Incrível! Como gerar luz
grátis com uma batata!…
Pode parecer estranho, mas as batatas podem gerar luz elétrica
Haim Rabinowitch, pesquisador da Universidade de Jerusalém, tem feito
vários experimentos a extrair energia elétrica das batatas. Com placas de
metal, fios e lâmpadas, é possível gerar energia a partir das batatas. Segundo
ele afirma: “uma batata tem potência suficiente
para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias”.
Para criar uma “bateria da batata” ele usa um zinco, com eletrodos
negativos e cobre com eletrodos positivos. A acidez da batata provoca uma
reação química com o zinco e o cobre liberando elétrons, gerando nesse processo
a energia elétrica.
No ano 2010, os cientistas descobriram o seguinte: cozinhando as batatas
por oito minutos, ocorre a quebra dos seus tecidos orgânicos, reduzindo a
resistência e facilitando o movimento dos elétrons, que produzem mais energia.
Em um outro teste, fatiando a batata em quatro ou cinco pedaços, mostrou um
aumento da eficiência energética em até dez vezes.
Senso energia de baixa voltagem, tem capacidade para alimentar uma bateria para carregar telefones celulares ou laptops em lugares onde não há rede de energia.
1.Qual é o fato
relatado no experimento realizado pelo pesquisador da Universidade de
Jerusalém?
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2. A respeito do
gênero Relato de experimento científico, analise os itens a seguir:
a) ( )
O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e sem baseamento
teórico.
b) ( )
O relato de experimento científico é uma narração emotiva e subjetiva, e uma
mera divagação pessoal e aleatória.
c) (
) Nem todas as experiências mostram resultados
positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos
são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos em
prol da ciência e busca de melhorias para os seres humanos.
d) ( ) O experimento de Haim Rabinowitch mostra uma impossibilidade de obter eletricidade através de batatas.
3. Cite as características do relato de experimento científico.
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
a) ( ) Para
que um experimento científico seja bem feito é importante detalhar a sequência
de procedimentos que constituirão a experiência.
b) ( )
O relato é feito de modo descontextualizado, sem objetividade e aporte teórico.
c) ( )
O relato deve trazer considerações que sejam significativas para a área de
estudos em questão.
d) ( ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação mas ele deve ir além e colocar as emoções do pesquisador.
4. Qual parágrafo
mostra os materiais utilizados no experimento? Quais foram os materiais?
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5. Qual parágrafo o pesquisador explica como a eletricidade acontece?
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