Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 28 de Abril de 2021
Série: 7 º A e B
Nome:
CONTEÚDO: Humanismos: uma nova
visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais:
OBJETIVO: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Data de entrega: 28-04-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 2º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.
Pesquise a vontade, viaje nas novas propostas de textos virtuais ...
Renascimento
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
Inspiração nos valores greco-romanos, como se eles estivessem sido esquecidos durante a Idade Média e agora estavam a renascer, adicionando-os muitas vezes aos temas bíblicos.
Muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses que patrocinavam os artistas e filósofos) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.
Renascimento, busca pelo racionalismo. Idade Média, teocentrismo.
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.
Características Principais
· Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
· As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
· Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
· A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras
Michelangelo ✰1475-1564†
Destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.
Obras principais:
· Davi
· Pietá
· Moisés
· Pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
Atividades
Atenção copiar e responder no caderno.
1 - Leia o texto:
“Renascimento é o nome dado a um movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura, acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana”
a) Qual foi a fonte (de onde veio) de inspiração para os intelectuais e artistas do renascimento?
b) Cite uma característica que diferencie a era medieval do renascimento cultural.
2 – Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI, afirmavam:
a) que a literatura e as artes plásticas passavam por um período de crescimento, dando continuidade ao período medieval.
b) que a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade.
c) que as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos.
d) que as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos.
3 - Referindo-se ao Renascimento, é correto afirmar que:
a) surgiu na Grécia por volta do século II d. C, tendo sido pouco influente na Itália.
b) os renascentistas criticavam o humanismo por ser uma forma de pensamento filosófico que considera o ser humano como a obra mais importante da criação.
c) caracterizou-se principalmente pela valorização da racionalidade do ser humano, isto é, da capacidade humana de conhecer a realidade por meio da razão e da observação objetiva da natureza, não mais pela crença nas explicações religiosas e na tradição.
d) o Renascimento foi a expressão cultural das profundas mudanças da Europa na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e teve início na Alemanha, no século XVII.
4 - Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
(___) No Renascimento existe a Valorização do Homem Renascentista acredita que a verdade era encontrada por meio da fé e dos dogmas.
(___) Na mentalidade renascentista o corpo do homem é visto como belo e maravilhoso.
(___) Os renascentistas desprezavam a natureza porque era fonte de pecado e da perdição.
(___) Leonardo da Vinci, Boticelli, Rafael Sanzio, Michelangelo são artistas do renascimento.
(___) A visão do mundo para um renascentista era teocêntrica.
(___) O Renascimento Cultural surgiu nas cidades Italianas.