Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa 7ª Ano A. Matutino.
Lucas Eugênio 7ª Ano B. Vespertino.
Aluno (a):___________________________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 14/04/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Ensino Religioso- referente ao 2ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados
OBJETIVO DE AULA: Compreender que a liberdade de expressão e de culto é assegurado a todo cidadão brasileiro.
HABILIDADE
BNCC: (EF06ER02) Reconhecer e valorizar a
diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo,
Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).
NO MUNDO EXISTEM DIFERENTES RELIGIÕES (Conheça algumas):
Hinduísmo
Budismo
Taoísmo
Xintoísmo
Judaísmo
Cristianismo
Islamismo
É NA RELIGIÃO QUE MUITAS PESSOAS BUSCAM
Não existe manifestação religiosa superior ou inferior, mas cada uma tem seu valor conforme a concepção da religião sobre a realidade, o tempo e a cultura. A intolerância surge da falta de conhecimento da diversidade.
ACOLHIMENTO E RESPEITO
Empatia, acolhimento, informação e cumprimento da legislação levam ao respeito, e isso é o mais importante. A religião é um dos aspectos mais importantes de uma cultura, e reprimi-la, seja pela falta de conhecimento, seja pelo preconceito, não deve ser uma atitude aceita em nenhum lugar, muito menos no mundo na escola, onde as pessoas convivem para aprender e viver seus sonhos.
AS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS
A reza, a oração ou prece, a meditação, a recitação ou entoação de cânticos e mantras, a leitura de um texto sagrado, entre outras, são espiritualidades que permitem às pessoas relacionar-se com o Sagrado. Em cada tradição religiosa existem práticas por meio das quais os adeptos ou fiéis podem estabelecer a comunhão com o Transcendente.
PONTOS PARA A REFLEXÃO DA ATIVIDADE DE HOJE:
• Paz é a meta, tolerância é o método.
• Tolerância é estar aberto e receptivo à beleza das diferenças.
• As sementes da intolerância são medo e ignorância.
• Aqueles que sabem como apreciar o que há de bom nas pessoas e valorizar as diferenças, sabe tolerar.
• A semente da tolerância, o amor, é regada por compaixão e cuidado.
• Ser tolerante é reconhecer as individualidades enquanto removemos máscaras divisoras e desarmamos as tensões criadas pela ignorância.
• Tolerância é a habilidade de enfrentar situações difíceis.
• Tolerar as inconveniências da vida é deixar ir, ser leve, tornar os outros leves, seguir adiante e liberar perdão.
ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1ª) Escreva algumas práticas religiosas que você conhece ou já viu alguém praticar.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________-_
2ª) Dos pontos para reflexão apresentados nesta atividade, qual deles você mais gostou? Agora explique por que você achou ele mais importante.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ª) Continue a frase:
a) Eu respeito os outros na diferença religiosa, porque...
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________