Disciplina |
Série |
Data |
Matemática |
7º Ano B |
26-03-2021 |
Colégio Estadual
Princeza Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o): ___________________________________________________
Professor: Lucas Eugênio
O que é porcentagem?
A porcentagem é empregada o tempo todo
nas relações comerciais e em várias outras situações do dia a dia. É bastante
comum ver, em vitrines de lojas ou em contas de energia, por exemplo, o uso do
símbolo de porcentagem para passar alguma informação. Chamamos de
porcentagem qualquer razão que tenha como denominador o
número 100, e
utilizamo-la para comparar a partes de um todo, por exemplo, se eu digo 30%,
isso significa que tenho 30 partes de algo que foi divido em 100 partes.
Representações e símbolo da
porcentagem
Para representar a porcentagem de um
número, é bastante comum escrevermos ele seguido do símbolo %, ou seja, a
representação 5%, por exemplo, é lida como cinco por cento. Considerando-se
essa representação pelo símbolo da porcentagem, existem três
formas de representar-se a porcentagem: a percentual, a
fracionária e a decimal.
Representação percentual
É a representação que utiliza
o símbolo %, como nos exemplos a seguir:
→ 20% (lê-se: vinte por cento)
→ 5% (lê-se: cinco por cento)
→ 13,25% (lê-se: treze vírgula vinte e
cinco por cento)
·
Representação fracionária
Outra representação bastante comum é a fracionária, utilizada para cálculos envolvendo porcentagem. Basta escrever uma fração do número sobre 100.
·
Representação decimal
Também pode ser utilizada para
realização de cálculos, como vimos, 20% significa a divisão de 20 por 100,
então, para representar-se essa porcentagem na forma decimal,
basta a divisão:
20% = 20 : 100 = 0,20 = 0,2
5% = 5 : 100 = 0,05
13,25% = 13,25 : 100 = 0,1325
Como calcular uma porcentagem?
Existem várias aplicações da
porcentagem, e para cada uma delas há métodos diferentes de resolução. Para
resolver-se problemas de porcentagem, é bastante comum o uso da regra de três
simples ou de operações com frações e números decimais.
Exemplo 1:
Calcule 20% de 400.
Método 1: Para isso, podemos realizar a
representação fracionária de 20% e, posteriormente, multiplicar essa fração por
400:
Atividades
01. Em uma escola contém 980 alunos matriculados,
foram convocados 60% pra comparecer à escola pra realizar uma avaliação.
Quantos alunos teriam que ir à escola? (deixar os cálculos)
02. Um
produto custa um valor de R$ 480,00. Certo dia teve um desconto de 15% à vista.
Quanto consigo comprar esse produto à vista? (deixar os cálculos)
03.
Um reajuste inflacionário de 25% em uma mercadoria que
custava R$70,00. Qual é o preço do produto após o aumento? (deixar os cálculos)
04. No dia 1 deste mês, um produto estava sendo vendido por R$ 400,00. No dia 10, esse produto sofreu uma redução de 50% no seu preço. No dia 20, ele foi reajustado com um aumento de 50%. Escolha a alternativa correta. . Com a redução de 50% e depois o aumento de 50%, ele manteve mesmo valor de R$400,00?Justifique sua resposta.
05. Júlia
acertou 75% das questões de Matemática do teste e Mariana acertou 4/5. Quem
acertou mais questões? (deixar os cálculos)
a) Júlia
b) Mariana
c) As duas acertaram o mesmo número de questões.