quinta-feira, 25 de março de 2021

Matemática 7° Ano B

 

Disciplina

Série

Data

Matemática

7º Ano B

26-03-2021

Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0     

Aluna(o): ___________________________________________________

Professor: Lucas Eugênio

O que é porcentagem?

A porcentagem é empregada o tempo todo nas relações comerciais e em várias outras situações do dia a dia. É bastante comum ver, em vitrines de lojas ou em contas de energia, por exemplo, o uso do símbolo de porcentagem para passar alguma informação. Chamamos de porcentagem qualquer razão que tenha como denominador o número 100, e utilizamo-la para comparar a partes de um todo, por exemplo, se eu digo 30%, isso significa que tenho 30 partes de algo que foi divido em 100 partes.

Representações e símbolo da porcentagem

Para representar a porcentagem de um número, é bastante comum escrevermos ele seguido do símbolo %, ou seja, a representação 5%, por exemplo, é lida como cinco por cento. Considerando-se essa representação pelo símbolo da porcentagem, existem três formas de representar-se a porcentagem: a percentual, a fracionária e a decimal.

Representação percentual

É a representação que utiliza o símbolo %, como nos exemplos a seguir:

→ 20% (lê-se: vinte por cento)

→ 5% (lê-se: cinco por cento)

→ 13,25% (lê-se: treze vírgula vinte e cinco por cento)

·         Representação fracionária

Outra representação bastante comum é a fracionária, utilizada para cálculos envolvendo porcentagem. Basta escrever uma fração do número sobre 100.

·         Representação decimal

Também pode ser utilizada para realização de cálculos, como vimos, 20% significa a divisão de 20 por 100, então, para representar-se essa porcentagem na forma decimal, basta a divisão:

20% = 20 : 100 = 0,20 = 0,2

5% = 5 : 100 = 0,05

 

13,25% = 13,25 : 100 = 0,1325

Como calcular uma porcentagem?

Existem várias aplicações da porcentagem, e para cada uma delas há métodos diferentes de resolução. Para resolver-se problemas de porcentagem, é bastante comum o uso da regra de três simples ou de operações com frações e números decimais.

Exemplo 1:

Calcule 20% de 400.

Método 1: Para isso, podemos realizar a representação fracionária de 20% e, posteriormente, multiplicar essa fração por 400:

Atividades

01.  Em uma escola contém 980 alunos matriculados, foram convocados 60% pra comparecer à escola pra realizar uma avaliação. Quantos alunos teriam que ir à escola? (deixar os cálculos)

 

02.   Um produto custa um valor de R$ 480,00. Certo dia teve um desconto de 15% à vista. Quanto consigo comprar esse produto à vista? (deixar os cálculos)

03.  Um reajuste inflacionário de 25% em uma mercadoria que custava R$70,00. Qual é o preço do produto após o aumento? (deixar os cálculos)

 

04.  No dia 1 deste mês, um produto estava sendo vendido por R$ 400,00. No dia 10, esse produto sofreu uma redução de 50% no seu preço. No dia 20, ele foi reajustado com um aumento de 50%. Escolha a alternativa correta. . Com a redução de 50% e depois o aumento de 50%, ele manteve mesmo valor de R$400,00?Justifique sua resposta.

 

05.  Júlia acertou 75% das questões de Matemática do teste e Mariana acertou 4/5. Quem acertou mais questões? (deixar os cálculos)

a) Júlia
b) Mariana
c) As duas acertaram o mesmo número de questões
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