Colégio
Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 31 de março de 2021.
Diretor: Wattson Mamedes de Souza Coordenadora: Ieda Martins Cananéia
Professora: Luana R. da Silva Freitas Série: 7ª Ano A e B
Aluno (a):_________________________ Data da
entrega: Hoje
Atividade
de Ciências referente ao 1ª Ciclo de 2021
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2. Faça
letra legível.
3. Leia
as questões com atenção antes de respondê-las;
4. Não
precisa copiar os textos. Copie somente as atividades de caneta e responda
a lápis.
Avaliação
Bimestral de Ciências
Agora
chegou a hora de revisar tudo que você aprendeu.
Bora
lá?
Máquinas Simples
Ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições
de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico.
Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem
realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força
muscular. Em toda máquina simples estão associados três elementos: Força
Potente ou Potência (P), Força Resistente ou Resistência (R) e Ponto de Apoio (A).
Planos inclinados
São máquinas simples muito usados no
nosso dia a dia. A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela,
teríamos que deslocar objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um
caminhão. Seria necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a
rampa.
Já as alavancas funcionam como uma barra rígida que
pode girar em torno de um ponto de apoio quando uma força é aplicada para
vencer a resistência. E são classificadas em:
- Interfixa: o ponto de apoio
encontra-se a entre a potência e a resistência.
- Inter-resistente: a resistência fica entre o
ponto de aplicação da potência e o ponto de apoio.
- Interpotente: o ponto de aplicação da potência está entre o a resistência e o ponto de apoio.
A roldana é uma máquina simples formada por uma roda que gira ao redor de um eixo que passa por seu centro. Na borda da roldana existe um sulco em que se encaixa uma corda ou um cabo flexível, ou corrente. podem ser: fixas ou móveis.
Temperatura e Calor
Temperatura e calor são conceitos
fundamentais da Termologia, que é a área da Física que estuda os fenômenos
associados ao calor, como a temperatura, dilatação, propagação de calor,
comportamento dos gases, entre outros. Muitas vezes, esses dois conceitos são
utilizados como sinônimos, porém, apesar de estarem associados, são aspectos
distintos.
Propagação de Calor
A propagação ou transmissão de calor
pode ocorrer de três maneiras: Condução Térmica, Convecção Térmica e Irradiação
Térmica.Vale lembrar que o calor, também chamado de energia calorífica, é um
conceito da área da física que determina a troca de energia térmica entre dois
corpos. Essa transferência de energia tem a finalidade de atingir o equilíbrio
térmico entre dois corpos, ou seja, a mesma temperatura. Assim, um corpo mais
quente transfere calor para um corpo mais frio até que ambos tenham a mesma
temperatura.
Tipos de Propagação de Calor
·
Condução Térmica: A energia calorífica é
transmitida por meio de corpos sólidos que aquecem, seja pelo calor do fogo, ou
pelo contato com outro mais quente. Assim, quando aquecemos um corpo sólido, a
energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.
·
Convecção Térmica: esse tipo de
transmissão de calor ocorre em substâncias que estejam no estado líquido ou
gasoso. Criam-se correntes circulares chamadas de “correntes de convecção”, as
quais são determinadas pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e
o mais frio.
· Irradiação Térmica: por meio das ondas eletromagnéticas ou ondas de calor de um corpo ocorre a transferência de energia térmica. Nesse caso, as partículas elétricas de um objeto aumentam, da mesma forma que sua energia cinética.
Combustíveis
Os combustíveis são todas as
substâncias químicas que, ao reagirem com o oxigênio (O2), sofrem um fenômeno
químico denominado de combustão, liberando certa quantidade de energia na forma
de calor. Toda queima de um combustível é uma reação química do tipo exotérmica
(libera calor), mas os produtos originados sempre variam de acordo com o
combustível utilizado. Como por exemplos: gás carbônico, monóxido de carbono,
dióxido de enxofre, óxido de ferro. Os combustíveis, de uma forma geral, podem
ter diversas origens, como: animais e vegetais fossilizados (petró-leo),
plantas (arroz e cana-de-açúcar), eletrólise da água, lixo.
Quanto à classificação de combustíveis, temos os:
Þ Renováveis (não
fósseis): Trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais
que podem reno-var-se, ou seja, que não se esgotam, como: água, etanol,
metanol, biodiesel e madeira.
Þ Não renováveis
(fósseis): Trata-se do combustível que é obtido a partir de fontes que foram
formadas durante milhões de anos como resultado da fossilização de animais e
vegetais. Essas fontes, todavia, não podem ser repostas em virtude do tempo
necessário para a sua formação. Alguns exemplos são: gasolina, óleo diesel,
querosene, gás natural, xisto betuminoso, carvão, gás liquefeito propano (GLP).
Quanto à classificação de
combustíveis, temos os:
Renováveis (não fósseis): Trata-se do combustível que
pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que
não se esgotam, como: água, etanol, metanol, biodiesel e madeira.
Não renováveis (fósseis): Trata-se do combustível que é obtido a partir de fontes que foram formadas durante milhões de anos como resultado da fossilização de animais e vegetais. Essas fontes, todavia, não podem ser repostas em virtude do tempo necessário para a sua formação. Alguns exemplos são: gasolina, óleo diesel, querosene, gás natural, xisto betuminoso, carvão, gás liquefeito propano (GLP).
Responda
1. Analise as afirmações a seguir relacionadas as
máquinas simples.
I – As máquinas simples apresentam dois tipos de forças:
a força resistente e a força de apoio.
II – O abridor de tampas de garrafas e o carrinho de mão,
são exemplos de alavancas inter-resistentes.
III – Plano inclinado é uma superfície plana e inclinada
que forma um ângulo menor que 90˚ com a superfície horizontal.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) II e III.
d) I e III.
2. Relacione
os tipos de alavancas a seguir à suas definições adequadas.
(a)
Interfixas
(b)
Inter-resistentes
(c) Interpotentes
(__) Nesse
tipo de alavanca, a força potente está entre o ponto de apoio e a força
resistente.
(__) Tipo de alavanca onde o ponto de apoio está situado
entre os pontos de aplicação de força e o objeto a ser movimentado.
(__)
Alavanca em que a força resistente está entre o ponto de apoio e a força
potente.
3. Você já fechou a janela de sua casa em dias com a
temperatura baixa para “não deixar o frio entrar”? Como essa frase em destaque
poderia ser explicada com os termos associados à física?
O chá é uma bebida extremamente versátil e adorada pela maioria das pessoas e vai muito bem em várias ocasiões. O chá pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde e acaba sendo consumido não apenas pelo seu sabor. Vai um chazinho? A chaleira já está no fogo!!
O tipo de propagação de calor que ocorre numa chaleira
para aquecer a água é do tipo
a) condução.
b) irradiação.
c) convecção.
d) aquecimento.
4. Preencha os espaços em branco do texto com as palavras presentes no
quadro abaixo.
Os combustíveis ____________ originaram-se exatamente por meio da
____________ lenta dos seres vivos animais e vegetais ao longo de milhares ou
milhões de anos. A __________ ou queima de todos os combustíveis fósseis gera
gases _____________, tais como o dióxido de carbono (CO2), que é
considerado por muitos como o principal causador do __________________ global.
5. Analise as
afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas:
a) ( ) O processo de condução térmica é caracterizado pela interação entre
átomos de diferentes temperaturas.
b) ( ) Irradiação é uma das formas de transferência de calor e ocorre em
decorrência da movimentação ascendente e descendente de porções de um fluido em
diferentes temperaturas.
c) ( ) Condução, convecção e radiação possuem em comum o fato de que deve haver
uma diferença de temperatura entre diferentes corpos ou em diferentes pontos do
mesmo corpo.
d) ( ) Os ares-condicionados são instalados, geralmente, em locais altos, já
que o ar frio que eles produzem é menos denso que o ar ambiente. Com isso, o ar
frio sobe, e o ar quente desce, até que todo o cômodo esteja em equilíbrio
térmico.