quarta-feira, 24 de março de 2021

Ciências 6A eB

 

Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 24 de março de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza   Coordenadora: Ieda Martins Cananéia

Professora: Luana R. da Silva Freitas          Série: 6ª Ano A e B

Aluno (a):_________________________ Data da entrega: Hoje até as 22:30

Atividade de Ciências referente ao 1ª Ciclo de 2021

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

4. Não precisa copiar os textos. Copie somente as atividades de caneta e responda a lápis.

Por que existe o dia?
E a noite?


Você já deve ter percebido que “o Sol se movimenta” durante o dia, não é mesmo? Mas será que esse movimento é mesmo ele que faz?

 

“Os movimentos aparentes dos astros celestes podem ser percebidos porque usamos alguns pontos como referência. Você já deve ter percebido que o horizonte é uma referência importante para percebermos o movimento aparente do Sol e de outras estrelas no céu."

O movimento que determina a escuridão da noite e o clarão do dia dura cerca de 24 horas e é chamado de rotação. Acontece quando a Terra gira em torno do seu próprio eixo, que é ligeiramente inclinado. Observe a imagem.

 

Portanto, quando uma parte do planeta é iluminada pelo Sol, caracterizando período do dia, o outro lado não recebe sua luz, caracterizando a noite. Observe a imagem.

Você sabia que alguns animais têm hábitos característicos de dia ou noite?

O gato é um deles. “Por ser um animal de hábitos noturnos, os gatos têm menores períodos de sono durante a noite. Isso acontece porque eles têm a fisiologia de um predador. Assim como os leões e outros grandes felinos, os gatos têm um padrão semelhante de dormir durante o dia e caçar à noite – eles estão estruturados para a caça.”

A rotação não é o único movimento realizado pelo planeta Terra. Existe outro, que leva mais tempo (cerca de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos), chamado de translação. É esse movimento que determina o início e fim de um ano, como também as estações do ano.

Você sabe por que existem as estações do ano?

Como o eixo de rotação da Terra possui uma inclinação em relação ao plano de seu movimento ao redor do Sol, qualquer que seja a posição da Terra em sua órbita, o eixo de inclinação aponta sempre para a mesma direção, observe a imagem.

Perceba que devido a essa inclinação, à medida que o planeta faz o movimento de translação, algumas regiões da Terra recebem mais luz ou não, dependendo da posição em que ela se encontra nos diferentes períodos, caracterizando assim, as estações do ano. Observe, a seguir, as características de cada uma:

·         Sucede o inverno e antecede o verão

·         Temperaturas amenas e agradáveis

·         Aumento gradual das chuvas

·         Ocorre reflorescimento da flora terrestre


·         Sucede a primavera e antecede o outono

·         Altas temperaturas e altos índices pluviométricos

·         Dias mais longos que as noites

·         Hemisfério norte: verão boreal; hemisfério sul: verão austral


·         Sucede o verão e antecede o inverno

·         Temperatura diminui gradativamente

·         As folhas das árvores tendem a cair, apresentando tons amarelados, indicando transição de estações

·         Sucede o outono e antecede a primavera

·         Queda nas temperaturas em algumas regiões distantes da linha do Equador, e aumento na temperatura em algumas regiões, como no Brasil

·         Noites mais longas e dias mais curtos

·         Em algumas regiões, ocorrem geadas e nevascas

RESPONDA

1. Observe a imagem a seguir


Ela representa uma situação hipotética, onde o planeta não realizaria um dos movimentos mais importantes e que acontece diariamente, chamado de 

 

a)  rotação, pois se o planeta deixar de girar em torno de seu próprio eixo, a face voltada para o sol teria uma grande elevação da temperatura, e onde não houvesse incidência de luz solar, congelaria.

b)  translação, pois se o planeta deixar de girar ao redor do sol, um lado do planeta congelaria e o outro sofreria com baixíssimas temperaturas.

c)  translação, pois a ausência de determinada velocidade exercida pelo planeta ao girar, faria com que parte do planeta congelasse e a outra derretesse devido ao calor.

d)  rotação, pois a intensidade do movimento faria com que a temperatura da metade do planeta subisse, enquanto a outra metade sofresse com baixíssimas temperaturas.

 

2. Relacione as estações do ano a seguir

(A) primavera

(B) verão

(C) outono

  (D) inverno

(   ) estação caracterizada por ser a mais fria do ano, no Brasil, há relatos de neve na região Sul, noites mais longas.

(    ) conhecida como estação das flores, pois é associada ao reflorescimento da flora terrestre.

(  ) elevação do índice pluviométrico e altas temperaturas identificam essa estação, dias mais longos.

(   ) nessa estação, os ventos são mais frequentes, há uma redução gradativa da temperatura, e as folhas de alguns tipos de plantas caem.

 

3. O movimento que resulta em períodos de noite e de dia, realizado pelo nosso planeta, costumava ser confundido, há milhares de anos atrás, pois acreditava-se que o que se locomovia era o Sol, e não a Terra, como sabemos hoje. 

Esse movimento que permite a alternação dia e noite é conhecido como

a.                   translação, e dura 24 horas.

b.                   rotação, e dura 24 horas.

c.                   translação, e dura 365 dias.

d.                   rotação, e dura 365 dias.

4. Leia a notícia a seguir

Maré alta causa alagamentos em Florianópolis

Na Avenida da Saudade e SC-405, no Sul da Ilha, a água invadiu a estrada.

 

A maré alta provocou alagamentos em Florianópolis nesta quinta-feira (7). Vias como a Avenida da Saudade, no Itacorubi, e a SC-405 e SC-406, no Sul da Ilha, tiveram água sobre a pista. Porém, o trânsito não chegou a ficar interrompido, de acordo com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

O pico da maré foi por volta das 15h. Segundo a PMRv, na SC-405 a água invadiu a pista nos dois sentidos, causando lentidão no trânsito. Às 17h10, o fluxo fluía, ainda com um pouco de água na estrada, mas a maré já baixava.

 

O fator que faz com que a maré suba ou desça, é a gravidade. E ela age conjuntamente com o(s) movimento(s) de 

 

a)  translação da Lua.

b)  rotação da Terra.

c)  rotação e translação da Lua.

  d)  translação e revolução da Terra.
 

5. Observe a charge a seguir



Ela refere-se as seguintes estações do ano

 


a)  verão e primavera.

b)  verão e outono.

c)  verão e inverno.

  d)  outono e inverno.