Colégio Estadual Princesa Izabel,
Taquaral de Goiás, 24 de março de 2021.
Diretor: Wattson Mamedes de Souza Coordenadora: Ieda Martins Cananéia
Professora: Luana R. da Silva
Freitas Série: 6ª Ano A e B
Aluno (a):_________________________ Data da entrega: Hoje até
as 22:30
Atividade de Ciências referente ao 1ª Ciclo de 2021
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
4. Não precisa copiar os textos. Copie somente as
atividades de caneta e responda a lápis.
Por que existe o dia?
E a noite?
Você já deve ter percebido que “o Sol se movimenta” durante o
dia, não é mesmo? Mas será que esse movimento é mesmo ele que faz?
“Os movimentos aparentes dos
astros celestes podem ser percebidos porque usamos alguns pontos como
referência. Você já deve ter percebido que o horizonte é uma referência
importante para percebermos o movimento aparente do Sol e de outras estrelas no
céu."
O
movimento que determina a escuridão da noite e o clarão do dia dura cerca de 24
horas e é chamado de rotação. Acontece quando a Terra gira em torno do seu
próprio eixo, que é ligeiramente inclinado. Observe a imagem.
Portanto,
quando uma parte do planeta é iluminada pelo Sol, caracterizando período do
dia, o outro lado não recebe sua luz, caracterizando a noite. Observe a imagem.
Você sabia que alguns animais têm hábitos característicos de dia
ou noite?
O
gato é um deles. “Por
ser um animal de hábitos noturnos, os gatos têm menores períodos de sono
durante a noite. Isso acontece porque eles têm a fisiologia de um predador.
Assim como os leões e outros grandes felinos, os gatos têm um padrão semelhante
de dormir durante o dia e caçar à noite – eles estão estruturados para a caça.”
A rotação
não é o único movimento realizado pelo planeta Terra. Existe outro, que leva
mais tempo (cerca de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos), chamado de
translação. É esse movimento que determina o início e fim de um ano, como
também as estações do ano.
Você sabe por que existem as
estações do ano?
Como o
eixo de rotação da Terra possui uma inclinação em relação ao plano de seu
movimento ao redor do Sol, qualquer que seja a posição da Terra em sua órbita,
o eixo de inclinação aponta sempre para a mesma direção, observe a imagem.
Perceba que
devido a essa inclinação, à medida que o planeta faz o movimento de translação,
algumas regiões da Terra recebem mais luz ou não, dependendo da posição em que
ela se encontra nos diferentes períodos, caracterizando assim, as estações do
ano. Observe, a seguir, as características de cada uma:
·
Sucede o inverno e antecede o verão
·
Temperaturas amenas e agradáveis
·
Aumento gradual das chuvas
·
Ocorre reflorescimento da flora terrestre
·
Sucede a primavera e antecede o outono
·
Altas temperaturas e altos índices pluviométricos
·
Dias mais longos que as noites
·
Hemisfério norte: verão boreal; hemisfério sul:
verão austral
·
Sucede o verão e antecede o inverno
·
Temperatura diminui gradativamente
·
As folhas das árvores tendem a cair, apresentando
tons amarelados, indicando transição de estações
·
Sucede o outono e antecede a primavera
·
Queda nas temperaturas em algumas regiões distantes
da linha do Equador, e aumento na temperatura em algumas regiões, como no
Brasil
·
Noites mais longas e dias mais curtos
·
Em algumas regiões, ocorrem geadas e nevascas
RESPONDA
1. Observe a imagem a
seguir
Ela representa uma
situação hipotética, onde o planeta não realizaria um dos movimentos mais
importantes e que acontece diariamente, chamado de
a) rotação,
pois se o planeta deixar de girar em torno de seu próprio eixo, a face voltada
para o sol teria uma grande elevação da temperatura, e onde não houvesse
incidência de luz solar, congelaria.
b)
translação, pois se o planeta deixar de girar ao redor do sol, um lado
do planeta congelaria e o outro sofreria com baixíssimas temperaturas.
c)
translação, pois a ausência de determinada velocidade exercida pelo
planeta ao girar, faria com que parte do planeta congelasse e a outra
derretesse devido ao calor.
d) rotação,
pois a intensidade do movimento faria com que a temperatura da metade do
planeta subisse, enquanto a outra metade sofresse com baixíssimas temperaturas.
(A) primavera
(B) verão
(C) outono
( ) estação caracterizada por ser a mais
fria do ano, no Brasil, há relatos de neve na região Sul, noites mais longas.
( ) conhecida como estação das flores, pois
é associada ao reflorescimento da flora terrestre.
( ) elevação do índice pluviométrico e altas
temperaturas identificam essa estação, dias mais longos.
( ) nessa estação, os ventos são mais
frequentes, há uma redução gradativa da temperatura, e as folhas de alguns
tipos de plantas caem.
3. O movimento que
resulta em períodos de noite e de dia, realizado pelo nosso planeta, costumava
ser confundido, há milhares de anos atrás, pois acreditava-se que o que se
locomovia era o Sol, e não a Terra, como sabemos hoje.
a.
translação, e dura 24 horas.
b.
rotação, e dura 24 horas.
c.
translação, e dura 365 dias.
4. Leia a notícia a seguir
Maré alta causa alagamentos em Florianópolis
Na Avenida da Saudade e SC-405, no Sul da Ilha, a água invadiu a estrada.
A maré alta provocou alagamentos em Florianópolis nesta quinta-feira (7). Vias como a Avenida da Saudade, no Itacorubi, e a SC-405 e SC-406, no Sul da Ilha, tiveram água sobre a pista. Porém, o trânsito não chegou a ficar interrompido, de acordo com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
O pico da maré foi por volta das 15h. Segundo a PMRv, na SC-405 a água invadiu a pista nos dois sentidos, causando lentidão no trânsito. Às 17h10, o fluxo fluía, ainda com um pouco de água na estrada, mas a maré já baixava.
O fator que faz com que a maré suba ou desça, é a gravidade. E ela age conjuntamente com o(s) movimento(s) de
a) translação da Lua.
b) rotação da Terra.
c) rotação e translação da Lua.
5. Observe a charge a seguir
Ela refere-se as seguintes estações do
ano
a)
verão e primavera.
b)
verão e outono.
c)
verão e inverno.