quarta-feira, 10 de março de 2021

Ciências 6A e B

 

Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 10 de março de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza   Coordenadora: Ieda Martins Cananéia

Professora: Luana R. da Silva Freitas          Série: 6ª Ano A e B

Aluno (a):_________________________ Data da entrega: Hoje até as 22:30

Atividade de Ciências referente ao 1ª Ciclo de 2021

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

4. Não precisa copiar os textos. Copie somente as atividades de caneta e responda a lápis.

O Formato da Terra

          Há mais de dois mil anos, o filósofo grego Aristóteles, por meio de observações do posicionamento das estrelas, afirmou que a Terra deveria possuir o formato circular. Em 500 a.C., os gregos observaram que, em diferentes posições na Terra, as constelações no céu mudam, e que navios se aproximando da costa mostram primeiro o mastro. Essas evidências comprovam que estamos sobre uma esfera, e não em um sistema plano.

        “Na Índia antiga, se achava que a Terra era um semicírculo sustentado por quatro elefantes sobre uma tartaruga, e quando algum deles se mexia, gerava um terremoto. Na Idade Média, muitos achavam que a Terra era plana, e você poderia cair em um grande abismo se navegasse até o seu limite. Para os nórdicos, no centro do universo se encontrava a árvore Iggdrasil, que ligava os nove mundos da cosmologia nórdica, e um deles era o nosso. Em um mundo onde a suposição era a resposta, a imaginação criava respostas fantásticas. Então a ciência começa a nascer na Grécia Antiga. O questionamento aos deuses e ao místico levava filósofos a pensarem em respostas mais lógicas e concretas que explicassem o mundo ao seu redor. Então Eratóstenes conseguiu provar que a Terra era redonda” Trecho presente no vídeo no link a seguir.



Há muito tempo o homem utiliza técnicas para representar e demarcar o local que habita. Essas técnicas inicialmente eram desenhos simples e primitivos, baseados na percepção que as pessoas tinham do entorno que habitavam, servindo como meios de marcação de distâncias e localização e, até mesmo, como uma forma de comunicação entre os povos.


Assim teve origem a cartografia, ciência responsável pela descrição da superfície terrestre. Hoje possuímos técnicas bem diferentes daquelas utilizadas nas primeiras descrições primitivas, contamos com grande avanço tecnológico, que nos permite utilizar satélites artificiais e programas computadorizados para a medição da superfície terrestre.  Mas ao representar nosso planeta, será que todas as culturas tinham as mesmas ideias sobre qual seria a forma da Terra? Alguns registros de gravuras e pinturas rupestres nos mostram que não.



E após esses avanços, quais são as concepções que temos hoje sobre o formato do nosso planeta? Atualmente dispomos do uso de fotos aéreas e imagens de satélite, o que nos permitiu conceber o planeta Terra como um geóide - representação de uma esfera com irregularidades na superfície, que decorrem da distribuição desigual da massa do planeta sobre sua superfície.

Observe as diversas formas de representação do planeta.




Projeções Cartográficas & Representação da Terra

·         Projeção cilíndrica de Mercator – É a Forma de Representação da Terra mais utilizada para ilustrar o globo terrestre. Veja as Características:

·         Mantém as formas dos continentes.

·         Alteram as áreas dos continentes.

·         Conhecida como projeção eurocêntrica.

 

Escala gráfica e numérica

Observe como esta representação estrutura em linhas horizontais e verticais toda a área, onde a escada determina ‘o que cabe’ dentro de cada célula formada pelos cruzamentos das linhas.



Você sabe o que é um mapa?


ATIVIDADES

 

1. Supondo que você precise comprovar a esfericidade do nosso planeta, marque as características que devem estar presentes em seu argumento

a) (  ) o horizonte delimita o término do território do planeta, pois depois dele existe um abismo característico da ausência de mais território da Terra.

b) (  ) se observarmos a sombra que determinadas estruturas projetam, podemos perceber que isso é  característico de um “terreno” que possui forma esférica.

c) (  )  o eclipse também nos auxilia na comprovação do formato da Terra, pois a sombra projetada é redonda, e assim vai cobrindo a superfície lunar, também redonda.

d) (  )  a gravidade e a água presentes em nosso planeta permitem que ele tenha a aparência arredondada, porém achatada nos polos.

 

2. Observe a imagem a seguir e explique como justificavam a ocorrência de terremotos baseada na teoria do formato da Terra representada.


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3. A imagem a seguir mostra o telescópio Hubble e parte da superfície terrestre



Sobre a Terra, podemos afirmar que ela apresenta

 

a) (  ) forma redonda e achatada nos pólos, e gira no sistema solar ao redor do Sol.

b) (   ) uma forma cilíndrica e gira no sistema solar, junto com a Lua.

c) (   ) aparência azulada, tem forma arredondada e achatada nos polos e gira ao redor da Lua. 

d) (   ) apresenta uma forma plana e se movimenta sozinha no sistema solar5

 

4. Leia o texto:

Como funciona o Waze, principal app de navegação por GPS

Conheça fatos e curiosidades sobre o Waze, aplicativo que funciona no Android e no iPhone

Por Agência CNT Transporte Atual

 

Criado em 2008, o Waze atualmente tem mais de 65 milhões de usuários que se conectam à plataforma mensalmente. De início, a ideia era criar uma ferramenta que rodasse no celular e trouxesse informações sobre rotas para dizer quais caminhos são os mais eficientes. Dez anos depois, é possível dizer que o programa para smartphones mudou profundamente a maneira como nós encaramos o transporte individual.

 

O Waze é um aplicativo muito utilizado com a finalidade de encontrar destinos com rotas mais curtas ou menos congestionadas, por exemplo. 

O tipo de representação para visualizar a rota escolhida e criada pelo aplicativo é

a) (   ) um mapa.

b) (   ) um globo.

c) (   ) uma escala.

d) (   ) um satélite.

 

5. O nosso planeta pode ser representado através de mapas, ou seja, instrumentos de representação da realidade, e que reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar. 

Porém, não conseguimos fazer essa representação em “tamanho real”, e então precisamos de uma ferramenta conhecida como

a) (   ) GPS.

b) (   ) rosa dos ventos.

c) (   ) localização.

d) (   ) escala.