segunda-feira, 29 de março de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

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 Língua Portuguesa

8° série A e B

  29-03-2021

 Colégio Estadual Princesa Izabel

  Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

  Professora: Aline Lorrana Maia.

  Taquaral de Goiás, 29 de março de 2021.  

  Aluno(a):___________________________________   Série: 8ª Ano A e B.                                                                           

 Atividades de  Língua Portuguesa referentes ao 1° Bimestre de 2021

 Gêneros de revisão: Debate regrado e Conto.

Leia o texto, a seguir, para responder às atividades 1, 2 e 3.

 


Uma opinião sobre o debate de opinião (regrado)

 












"[...] É ótimo que todos queiram participar. Mas é preciso educar-se para o debate. Isso implica desde logo dar-se ao trabalho de conhecer o tema em pauta e ter a disposição de entender o ponto de vista alheio antes de desqualificá-lo. Sem querer ser pedante, é o que dizia Voltaire, séculos atrás: Aprendi a respeitar as ideias alheias, a compreender antes de discutir, a discutir antes de condenar. Todo mundo ganha com isso."

(FAUSTO, Sergio. Educação para o debate. O Estado de S.Paulo, 29 maio 2011Disponível em <https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2015/07/debate-de-opiniao-tema-redes-sociais.html> Acesso em 25 de fev. de2021. (Adaptada).

1.  O que é e para que serve um debate regrado?


 

2.  Sobre os elementos do debate, marque a alternativa correta:

a)  ( ) O debate é um gênero textual oral, onde a argumentação se dá de forma espontânea.

b)  ( ) O debate é um gênero textual jornalístico, onde a argumentação é previamente estudada e decorada.

c)  ( ) O debate é um gênero textual narrativo, onde a argumentação é narrada como um conto.

d)  ( ) O debate é um gênero textual expositivo, onde a argumentação é feita como um seminário.

 

3.   Considere o trecho: "[...] É ótimo que todos queiram participar. Mas é preciso educar-se para o debate. Isso implica desde logo dar-se ao trabalho de conhecer o tema em pauta e ter a disposição de entender o ponto de vista alheio antes de desqualificá-lo.”

Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. O elemento conectivo destacado evidencia a ideia de:

a)  ( ) contraste, oposição, restrição, ressalva.                        

b)   ( ) condição ou hipótese.

      c)( ) causa, consequência e explicação.

      d) ( ) prioridade e relevância.

CONTINHO

Paulo Mendes Campos

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário 

a cavalo:

  Você aí, menino, para onde vai essa estrada?

  Ela não vai não: nós é que vamos nela.

  Engraçadinho duma figa! Como você se chama?

  Eu não me chamo não: os outros é que me chamam de Zé.

Mendes Campos, Paulo. Para gostar de ler. Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.

 

4.   O texto é narrativo. Por que é possível fazer essa afirmação?


5.   Que tipo de narrador conta a história?

 

6.   Que palavras nos permitem descobrir o foco narrativo escolhido para narrar o continho?


7.   Na frase: “— Ela não vai não: nós é que vamos nela." As palavras destacadas são pronomes que se referem ao substantivo:

  a)(   ) soalheira.

b)   ( ) poeira;

c)   ( ) figa;

d)   ( ) estrada.

 

8 – Há traço de humor no trecho:

 a) “Era uma vez um menino triste, magro”.

 b) “Ele estava sentado na poeira do caminho”.

 c) “Quando passou um vigário”.

 d) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.

 

9-Em que ambiente se passam as cenas?

 

10 – No texto foi utilizado o discurso direto ou indireto? Explique.