Disciplina |
Série |
Data |
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Língua Portuguesa |
8° série A e B
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29-03-2021 |
Diretor:
Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Taquaral de Goiás, 29 de março de 2021.
Aluno(a):___________________________________ Série: 8ª Ano A e B.
Leia o texto, a seguir, para responder às atividades 1, 2 e 3.
Uma opinião
sobre o debate de opinião (regrado)
"[...] É ótimo que todos queiram participar. Mas é preciso educar-se para o debate. Isso implica desde logo dar-se ao trabalho de conhecer o tema em pauta e ter a disposição de entender o ponto de vista alheio antes de desqualificá-lo. Sem querer ser pedante, é o que dizia Voltaire, séculos atrás: Aprendi a respeitar as ideias alheias, a compreender antes de discutir, a discutir antes de condenar. Todo mundo ganha com isso."
(FAUSTO, Sergio. Educação para o debate. O Estado de S.Paulo, 29 maio 2011) Disponível em <https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2015/07/debate-de-opiniao-tema-redes-sociais.html> Acesso em 25 de fev. de2021. (Adaptada).
1. O que é e para
que serve um debate regrado?
2. Sobre os elementos
do debate, marque a alternativa correta:
a) ( ) O debate é um gênero textual
oral, onde a argumentação se dá de forma espontânea.
b) ( ) O debate é
um gênero textual jornalístico, onde a argumentação é previamente estudada e decorada.
c) ( ) O debate é um gênero textual
narrativo, onde a
argumentação é narrada como um
conto.
d) ( ) O
debate é um gênero textual expositivo, onde a argumentação é feita como um seminário.
3. Considere
o trecho: "[...] É ótimo que todos queiram participar. Mas é
preciso educar-se para o debate. Isso
implica desde logo dar-se ao trabalho de conhecer o tema em pauta e ter a
disposição de entender o ponto de vista alheio antes de
desqualificá-lo.”
Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse
trecho, identifica-se o emprego de elementos
conectores. O elemento
conectivo destacado evidencia a ideia
de:
a) ( ) contraste, oposição, restrição, ressalva.
b) ( ) condição
ou hipótese.
c)( )
causa, consequência e explicação.
d) ( ) prioridade e relevância.
CONTINHO
Paulo Mendes Campos
Era uma vez um
menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira
danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho imaginando bobagem,
quando passou um gordo vigário
a cavalo:
— Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo não: os outros é que me chamam de Zé.
Mendes Campos, Paulo. Para gostar de ler. Crônicas.
São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.
4. O texto é narrativo.
Por que é possível fazer essa afirmação?
5. Que tipo de narrador conta a história?
6. Que palavras nos permitem descobrir o foco narrativo escolhido
para narrar o continho?
7. Na frase: “— Ela não vai não: nós é que vamos nela." As
palavras destacadas são pronomes que se referem ao substantivo:
a)( ) soalheira.
b) ( ) poeira;
c) ( ) figa;
d) ( ) estrada.
8 –
Há traço de humor no trecho:
a) “Era
uma vez um menino triste, magro”.
b) “Ele
estava sentado na poeira do caminho”.
c) “Quando
passou um vigário”.
d) “Ela
não vai não: nós é que vamos nela”.
9-Em que ambiente se passam
as cenas?
10 – No texto foi utilizado
o discurso direto ou indireto? Explique.