Unidade Educacional: Colégio
Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 18 de Março de 2021.
Data da entrega: Ainda hoje 18/03/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
CONTEÚDO: gênero conto de aventura – análise dos elementos linguísticos presentes na narrativa, elementos explícitos e implícitos.
Passo 1: Leia o texto a seguir:
O que é uma Narrativa de Aventura?
A palavra aventura refere-se a uma ação em que se corre perigo. Um herói aventureiro passa por situações em que sua vida passa por riscos, andando sempre ao lado da morte.
Dessa forma, o personagem de uma narrativa de aventura passa por diversas atividades, viagens, desafios difíceis. Nesses casos, a aventura está intimamente relacionada com o ato de explorar ou descobrir.
Levando em consideração os elementos da narrativa, podemos encontrar na aventura as seguintes características.
Personagem: É um herói ou um grupo que passa por grandes desafios em sua jornada; os atos do personagem são extraordinários e fantásticos;
Tempo: Os fatos se sucedem em ordem cronológica e em ritmo intenso. No decorrer da narrativa os diversos conflitos por que passa o herói podem passar a sensação de o tempo passar mais rápido;
Lugar ou espaço: Devido à quantidade de desafios que o herói enfrenta, o número de lugares que ele percorre pode ser imensa;
Narrador: O personagem pode contar a própria história (narrador-personagem) ou pode ser um narrador-observador (não faz parte da história).
Enredo: Como toda narrativa, a estrutura se desenrola em 3 partes principais que se apresentam mais intensamente:
Introdução: apresenta as personagens e o contexto para dar início ao conflito.
Conflito: Na narrativa de aventura podem ocorrer diversos conflitos ao redor de um conflito central, que seriam os desafios a serem enfrentados.
Desfecho ou enlace: É a solução do problema ou conflito, concluindo a narrativa.
A narrativa que você lerá foi escrita por Laura Bergallo e pertence ao livro “A criatura”, publicado em 2005. Na obra, são explorados alguns conflitos. No capítulo selecionado, você conhecerá uma personagem que enfrenta muitos desafios e muitas aventuras em cenários cada vez mais presentes no dia-a-dia de muitos jovens.
A CRIATURA
A tempestade tornava a noite
ainda mais escura e assustadora. Raios riscavam o céu de chumbo e a luz azulada
dos relâmpagos iluminava o vale solitário, penetrando entre as árvores da
floresta espessa. Os trovões retumbavam como súbitos tiros de canhão,
interrompendo o silêncio do cenário [...].
Agarrado desesperadamente a um tronco grosso que as águas levavam rio abaixo, um garoto exausto e ferido lutava para se manter consciente e ter alguma chance de sobreviver. Volta e meia seus braços escorregavam e ele quase afundava, mas logo ganhava novas forças, erguia a cabeça e tentava inutilmente dirigir o tronco para uma das margens.
De repente, no período de silêncio que se seguia a cada trovão, ele começou a ouvir um barulho inquietante, que ficava mais e mais próximo. Uma fumaça esquisita se erguia à frente, e ele então compreendeu: era uma cachoeira! [...]
Num pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante, que seguiu seu caminho até a beira do precipício e nele mergulhou descontrolado.
A tempestade prosseguia e cegava o garoto, o rio continuava seu curso feroz e a cachoeira rosnava bem perto de onde ele estava. De repente, percebeu que a distância entre uma das margens e o galho em que se pendurava talvez pudesse ser vencida com um pulo. Deu um jeito de se livrar da camisa molhada, que colava em seu corpo e tolhia seus movimentos. Respirou fundo para tomar coragem.
Se errasse o pulo, seria engolido pela queda-d’água... mas, se acertasse, estaria a salvo. Viu que não tinha outra saída e resolveu tentar. Tomou impulso e [...] conseguiu alcançar a margem. [...]
Ficou de pé meio vacilante e examinou o lugar em torno, tentando decidir para que lado ir. Foi quando ouviu um rugido horrível, que parecia vir de bem perto. Correu para o lado oposto, mas não foi longe. Logo se viu encurralado em frente a um penhasco gigantesco, que barrava sua passagem. O rugido se aproximava cada vez mais.
Estava sem saída. De um lado, o penhasco intransponível; de outro, uma fera esfomeada que o cercava pronta para atacar. Então, viu um buraco no paredão de pedra e se meteu dentro dele com rapidez. A fera o seguiu até a entrada da caverna, mas foi surpreendida. Com uma pedra grande que achou na porta da gruta, o garoto golpeou a cabeça do animal com toda a força que pôde e a fera cambaleou até cair, desacordada.
Já fora da caverna, ele examinou o penhasco que teria que atravessar antes que o bicho voltasse a si. [...]
Foi quando uma águia enorme passou voando bem baixo e o garoto a agarrou pelos pés, alçando vôo com ela. Vendo-se no ar, olhou para baixo, horrorizado. Se caísse, não ia sobrar pedaço. Segurou com firmeza as compridas garras do pássaro e atravessou para o outro lado do penhasco.
O outro lado tinha um cenário muito diferente. Para começar, era dia, e o sol brilhava num céu sem nuvens sobre uma pista de corrida cheia de obstáculos, onde se posicionavam motocicletas devidamente montadas por pilotos de macacão e capacete, em posição de largada. Apenas em uma das motos não havia ninguém.
A águia deu um voo rasante sobre a pista, e o garoto se soltou quando ela passava bem em cima da moto desocupada. Assim que ele caiu montado, foi dado o sinal de largada.
As motos aceleraram ruidosamente e partiram em disparada, enfrentando obstáculos como rampas, buracos e lamaçais. O páreo era duro, mas a motocicleta do garoto era uma das mais velozes. Logo tomou a dianteira, seguida de perto por uma moto preta reluzente, conduzida por um piloto de aparência soturna. [...]
Inclinando o corpo um pouco mais, o garoto conseguiu acelerar sua moto e aumentou a distância entre ele e o segundo colocado. Mas o piloto misterioso tinha uma carta na manga: num golpe rápido, fez sua moto chegar por trás e, com um movimento preciso, deu uma espécie de rasteira na moto do garoto.
A motocicleta derrapou e caiu, rolando estrondosamente pelo chão da pista e levantando uma nuvem de poeira. O garoto rolou com ela e ambos se chocaram com violência contra uma montanha de terra, um dos últimos obstáculos antes da chegada.
A moto negra ganhou a corrida, sob os aplausos da multidão excitada, e o garoto ficou desmaiado no chão.
Com um sorriso vitorioso, Eugênio viu aparecer na tela as palavras FIM DE JOGO. Soltou o joystick e limpou na bermuda o suor da mão. [...]
Laura Bergallo. A criatura. São Paulo: SM, 2005. p. 37-44.
Responda as questões a seguir:
Estudo do Vocabulário
01.Relacione cada palavra da coluna da esquerda com seu significado, na coluna da direita. Consulte o dicionário.
A – instransponível ( ) vôo muito próximo ao solo
B – páreo ( ) que não pode atravessar
C – rasante ( ) fazer eco
D – retumbar ( ) assustador
E – ruidosamente ( ) competição, disputa
F – soturno ( ) barulhento
Estudo do Texto
02.Assinale quais alternativas descrevem os problemas causados pela insistente chuva?
( ) As águas do rio começavam a subir e a invadir as margens.
( ) Como não havia árvores, o terreno desmoronava e aumentava a erosão.
( ) Doenças eram transmitidas para a população daquele local.
( ) Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza.
03.Os textos podem ser narrados de duas formas diferentes.
“Num pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante” ( 3ª pessoa)
“Num pulo desesperado, agarrei o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltei o tronco flutuante” (1ª pessoa)
Quando um texto está narrado em 3ª pessoa, o narrador é conhecido como:
_______________________________________________
Agora, se o texto for narrado em 1ª pessoa, no narrador é conhecido como narrador:
____________________________________
a) Observe a frase abaixo, retirada do texto:
“ Ficou de pé meio vacilante e examinou o lugar. Foi quando ouviu um rugido horrível.”
A frase acima está escrita em narrador:
( ) personagem ( ) observador
04.O menino vivencia dois cenários diferentes ao longo de seu jogo. Coloque:
1 - para descrições do primeiro cenário.
2 – para descrições do cenário que chega após voar com uma águia.
( ) Havia muito barulho pela proximidade da cachoeira.
( ) O rio tinha um curso feroz.
( ) O sol brilhava.
( ) Havia barulho de motores.
( ) A noite ficava ainda mais escura com a tempestade.
( ) Era um dia sem nuvens no céu.
05. No trecho “limpou na bermuda o suor da mão”, o autor quis passar ao leitor a impressão que o jogador estava:
( ) com calor pelo dia quente. ( ) tenso pelo jogo.
( )preocupado com o fim do jogo.. ( ) feliz pela vitória.
06.Numere os acontecimentos na ordem que aconteceram na história.
( ) O animal foi golpeado na cabeça com toda força.
( ) A águia foi agarrada pelos pés.
( ) Era uma forte tempestade numa noite assustadora.
( ) Depois de um impulso, a margem foi alcançada.
( ) Agarrou-se num tronco grosso.
( ) Depois de dada a partida, todos aceleraram e enfrentaram obstáculos.
( ) Para fugir da queda, agarrou-se em um ramos de árvore que ainda estava em pé.