Colégio Estadual Princeza Izabel - Taquaral de Goiás-G0 29 de Março de 2021.
Diretor: Wattson
Mamedes de Souza
Professora:
Luciene Aparecida Silvestre
Série: 6ª Ano A e B
Aluna(o):
___________________________________________________nº:_____________
Data
da entrega: Ainda hoje 29/03/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª
Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o
cabeçalho.
2. Dê respostas
completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as
questões com atenção antes de respondê-las;
Tirinhas
São como histórias em
quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. Elas são divulgadas em jornais,
revistas e em sites da Internet. Veja um exemplo de tirinha abaixo! Em seguida,
responda as questões propostas:
a) No trânsito, as placas indicam, entre outras
coisas, a conduta que o motorista do veículo deve ter. E na história?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Reveja o segundo e o
terceiro quadros. As placas salvaram o Cebolinha do perigo? Explique. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A linguagem verbal
é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, enquanto a linguagem
não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por
exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
02.Quando assistimos a um jogo de futebol,
as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual delas abaixo
representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol:
a)Bandeiras de impedimento
b) Cartões vermelho e amarelo
c) Locutor do Futebol
d) O apito do juiz
03.Marque as alternativas
corretas:
a. ( ) As histórias em quadrinhos, geralmente,
apresentam linguagem mista (verbal e não verbal)
b. ( ) As placas de trânsito se utilizam somente
de linguagem não verbal.
c. ( ) A linguagem verbal é aquela que transmite
mensagens através de palavras escritas ou falada.
d. ( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as
placas são exemplos de linguagem não verbal.
Leia o texto abaixo:
04. Qual dos provérbios a seguir expressa o mesmo ensinamento presente na moral da fábula?
a) Quem muito ama, muito sofre.
b) Quem muito espera, desespera.
c) Quem muito quer, tudo perde.
d) Quem muito tem, muito vale.
05.Vamos recordar o verbete “fábula
a) Quantas definições diferentes a palavra “fábula”
pode ter de acordo com o dicionário? ___________________________________________________________________________________
b) Qual delas é a mais adequada para o texto que você
leu na questão 4?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Você acha que a definição do significado da palavra
ajuda a compreender o que são fábulas? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Leia o texto abaixo:
Consumo excessivo de plásticos e impacto
ambiental
Talvez você não saiba,
mas os plásticos descartados no dia a dia contaminam o solo, a água, e os
animais. Com isso, contaminam também as pessoas, que ingerem em média 5 gramas
de plástico por semana – o equivalente a um cartão de crédito. O impacto de
toda essa contaminação é a morte de plânctons, animais marinhos diversos e
também de aves, desequilibrando os ecossistemas do planeta. Para nossas
crianças, além dessa contaminação também ser potencialmente prejudicial, vale
refletir sobre o consumismo ao qual elas estão sendo educadas e estimuladas a
viver, em que o excesso de plástico é comum no seu dia a dia, bem como o seu
descarte desenfreado.
a)Qual é o tema central da notícia?
___________________________________________________________________________________
b)Releia o texto e
escreva um significado para cada palavra destacada. Se necessário, procure no
dicionário.
Refletir
_________________________________________________________
Oculto
__________________________________________________________
Equivalente
______________________________________________________
Desenfreado ______________________________________________________