Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 23 de Março de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
CONTEÚDO: Revolução
industrial
OBJETIVO: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Data de entrega: 23-03-2021
Instrumento
avaliativo de História referente
ao 1º Bimestre de 2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
Revolução Industrial
A Revolução
industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos
séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a
substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e
produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o
processo produtivo.
Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a
Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes
oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto
subordinados ao proprietário da manufatura.
A Inglaterra foi
precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles:
possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de
livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao
mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado
sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo.
Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para
sustentarem suas famílias.
Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de
trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como
“os quebradores de máquinas “. Outros movimentos também surgiram nessa
época com o objetivo de defender o trabalhador.
O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica
de fabricação passando a executar apenas uma etapa.
A Primeira etapa da
Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860,
a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à
Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso
do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu
para a continuação da Revolução.
A Segunda Etapa da
Revolução Industrial
A segunda etapa
ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como
Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço,
a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a
invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de
produtos químicos foram as principais inovações desse período.
A Terceira Etapa da
Revolução Industrial
Alguns historiadores
têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira
etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o
celular seriam algumas das inovações dessa época.
Atividade Avaliativa
- Após a ler o texto e assistir ao vídeo, desenvolva um mapa mental
descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a
criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na
criatividade de vocês;
ATENÇÃO
-Assista aos vídeos explicativos antes de executar a atividade.
- O mapa deve ser enviado no privado da professora
- A foto da atividade deve ser tirada em um local iluminado e de um
ângulo bom, pois essa atividade irá para o relatório do plano de ação.
-Essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche
-Não esqueça de colocar o nome
-Use cores e desenhos
-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.
-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche