Atividades de Estudo Orientado referente ao 1ª Bimestre de 2021 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel Diretor: Wattson Mamedes de Souza Professora: Pabliny Ribeiro Souto Série: 8ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 31 de Março de 2021INSTRUÇÕES:1. Preencha o cabeçalho.
2. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
4. Não precisa copiar os textos.
Copie somente as atividades de caneta e responda a lápis.
UNIDADE TEMÁTICA: Ora, ora...até as formigas se organizam!
OBJETO DE CONHECIMENTO: Formação do estudante autodidata
TEMA: ORA, ORA...ATÉ AS FORMIGAS SE ORGANIZAM!
Olá estudante!
Para elaborar uma rotina de estudos, é preciso aprender a planejar as tarefas de acordo com as necessidades de aprendizagem, pois é a partir disso que você irá aprender a tomar decisões, fazer planos e estabelecer compromissos com autonomia. Nesta aula, você irá refletir sobre suas potencialidades e fragilidades em relação à sua própria aprendizagem, para assim construir um plano de estudos personalizado. Vamos nessa?
ATIVIDADES
Um estudo conduzido pela Universidade do Arizona nos Estados Unidos e divulgado no periódico científico Biology Letters trouxe alguns detalhes sobre o comportamento das formigas. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que esses insetos muitas vezes mudam a ordem de suas atividades ao longo do dia de forma inteligente e organizada para o cumprimento de suas tarefas, pois levam em conta suas preferências e necessidades. Esse estudo é um exemplo das várias formas de organização existentes entre os seres vivos. Assim como as formigas, nós também organizamos nossas tarefas diárias de acordo com as nossas necessidades e interesses. Não só por uma questão de adaptação, como fazem as formigas, mas por buscar aperfeiçoar ou transformar o que já fazemos, nós incorporamos novos hábitos às nossas vidas. Nas aulas passadas, você tomou conhecimento sobre a importância da organização para os estudos, o que servirá de suporte para o desenvolvimento desta atividade. Então, se prepare, pois chegou a hora de navegar! Sim, isso mesmo! Para pensar no seu Plano de Estudo, vamos imaginar que você fará uma viagem de barco, e precisa de uma carta náutica para guiar o caminho. Necessitará também de um guia prático para informar os possíveis obstáculos que deverá enfrentar. O farol é o ponto de referência que facilita a viagem. Ficou confuso? Então dá uma olhada na imagem abaixo:
Essa imagem representa você, navegando no mar em busca dos seus objetivos de estudo! Uma carta náutica é um instrumento de navegação que o orienta a “chegar lá”. O barco deve ser entendido como o processo de aprendizagem, e o guia prático como a descrição das dificuldades de aprendizagem, obstáculos para chegar “ao porto” (objetivos) de forma mais segura. Por fim, o mar representa o conhecimento adquirido:
Carta Náutica |
Instrumento
que deve guiá-lo na realização dos seus objetivos. |
Guia prático |
Descrição das suas
dificuldades de aprendizagem ou dos obstáculos que precisa
vencer para aprender o que necessita. Soma-se a isso a descrição das ações para superar esses
entraves. |
Mar |
Os conhecimentos adquiridos que contribuem para
atingir seus objetivos. São seus pontos fortes. |
Farol |
É um ponto de referência. Deve funcionar como a lembrança constante de que o caminho traçado é o correto, pois se a mudança de rota ocorrer, haverá um distanciamento do farol, dos seus objetivos. |
A Carta Náutica deve conter várias informações. Primeiramente, você deve começar a descrever seus rumos – objetivos. Esses objetivos devem partir de um mais genérico até chegar aos específicos. A partir dos dados da “carta náutica”, você pode planejar suas rotas, ou seja, estabelecer metas e prioridades de estudo. Veja só um exemplo:
Minha carta náutica...
Rumos: aprender Matemática – função de 1o e 2o graus
Já no Guia Prático você tem que apontar suas dificuldades de aprendizagem, e o que pode fazer para
superá-las:
Meu Guia Prático...
Tenho dificuldade em: exponenciação
O que posso fazer para melhorar: exercícios, rever as aulas, assistir
alguns vídeos, tirar dúvidas com o professor e com os colegas.
O farol é a luz que ilumina sua viagem, é onde você quer chegar:
Meu farol...
Aprender Matemática.
Esses foram alguns exemplos, mas chegou a hora de você elaborar o roteiro da sua viagem nos estudos!
Atividades
Mão na massa:
O meu mar... |
|
Meu farol... |
|