terça-feira, 30 de março de 2021

Atividade de Estudo Orientado - 8°A e B

Atividades de Estudo Orientado referente ao 1ª Bimestre de 2021                                                Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel                                                                  Diretor: Wattson Mamedes de Souza                                                                                              Professora: Pabliny Ribeiro Souto                                                                                                     Série: 8ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 31 de Março de 2021

INSTRUÇÕES:1. Preencha o cabeçalho.

2. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

4. Não precisa copiar os textos.

 Copie somente as atividades de caneta e responda a lápis.


UNIDADE TEMÁTICA: Ora, ora...até as formigas se organizam!

OBJETO DE CONHECIMENTO: Formação do estudante autodidata


TEMA: ORA, ORA...ATÉ AS FORMIGAS SE ORGANIZAM!


Olá estudante!

  Para elaborar uma rotina de estudos, é preciso aprender a planejar as tarefas de acordo com as necessidades de aprendizagem, pois é a partir disso que você irá aprender a tomar decisões, fazer planos e estabelecer compromissos com autonomia. Nesta aula, você irá refletir sobre suas potencialidades e fragilidades em relação à sua própria aprendizagem, para assim construir um plano de estudos personalizado. Vamos nessa?

ATIVIDADES


Um estudo conduzido pela Universidade do Arizona nos Estados Unidos e divulgado no periódico científico Biology Letters trouxe alguns detalhes sobre o comportamento das formigas. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que esses insetos muitas vezes mudam a ordem de suas atividades ao longo do dia de forma inteligente e organizada para o cumprimento de suas tarefas, pois levam em conta suas preferências e necessidades. Esse estudo é um exemplo das várias formas de organização existentes entre os seres vivos. Assim como as formigas, nós também organizamos nossas tarefas diárias de acordo com as nossas necessidades e  interesses. Não só por uma questão de adaptação, como fazem as formigas, mas por buscar aperfeiçoar ou transformar o que já fazemos, nós incorporamos novos hábitos às nossas vidas. Nas aulas passadas, você tomou conhecimento sobre a importância da organização para os estudos, o que servirá de suporte para o desenvolvimento desta atividade. Então, se prepare, pois chegou a hora de navegar! Sim, isso mesmo! Para pensar no seu Plano de Estudo, vamos imaginar que você fará uma viagem de barco, e precisa de uma carta náutica para guiar o caminho. Necessitará também de um guia prático para informar os possíveis obstáculos que deverá enfrentar. O farol é o ponto de referência que facilita a viagem. Ficou confuso? Então dá uma olhada na imagem abaixo:



Essa imagem representa você, navegando no mar em busca dos seus objetivos de estudo! Uma carta náutica é um instrumento de navegação que o orienta a “chegar lá”. O barco deve ser entendido como o processo de aprendizagem, e o guia prático como a descrição das dificuldades de aprendizagem, obstáculos para chegar “ao porto” (objetivos) de forma mais segura. Por fim, o mar representa o conhecimento adquirido:

 

 

Carta Náutica

Instrumento que deve guiá-lo na realização dos seus objetivos.

 

Guia prático

Descrição  das  suas  dificuldades  de  aprendizagem   ou   dos  obstáculos   que precisa vencer   para    aprender    o    que   necessita. Soma-se    a   isso   a   descrição das   ações    para superar  esses  entraves.

Mar

Os      conhecimentos  adquiridos  que  contribuem  para  atingir      seus objetivos.  São seus   pontos  fortes.

 

Farol

É    um ponto de referência. Deve funcionar como a lembrança constante de que o caminho traçado é o correto, pois se   a   mudança   de     rota  ocorrer, haverá um    distanciamento     do  farol,  dos  seus   objetivos.

A Carta Náutica deve conter várias informações. Primeiramente, você deve começar a descrever seus rumos – objetivos. Esses objetivos devem partir de um mais genérico até chegar aos específicos. A partir dos dados da “carta náutica”, você pode planejar suas rotas, ou seja, estabelecer metas e prioridades de estudo. Veja só um exemplo:

Minha carta náutica...

Rumos: aprender Matemática – função de 1o e 2o graus


Já no Guia Prático você tem que apontar suas dificuldades de aprendizagem, e o que pode fazer para

superá-las:

Meu Guia Prático...

Tenho dificuldade em: exponenciação

O que posso fazer para melhorar: exercícios, rever as aulas, assistir

alguns vídeos, tirar dúvidas com o professor e com os colegas.


Ao pensar no mar, você deve lembrar dos seus pontos fortes, aquilo que sabe bem, que tem facilidade
em aprender e que pode te ajudar a chegar nos seus objetivos. Assim como o mar, esse conhecimento
te “envolve” e sustenta a sua aprendizagem, sendo como um pilar para que você possa crescer, deixando
sua navegação mais segura:

O meu mar...
Pontos fortes: gosto de ler e estou treinando redação.

O farol é a luz que ilumina sua viagem, é onde você quer chegar:

Meu farol...

Aprender Matemática.

Esses foram alguns exemplos, mas chegou a hora de você elaborar o roteiro da sua viagem nos estudos!

Atividades 

Mão na massa:

Minha viagem rumo aos estudos!

Minha Carta
Náutica...

 


Meu Guia Prático...

 



O meu mar...

 


Meu farol...