sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B.

  Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

  Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

  Professora: Aline Lorrana Maia.

  Série: 8ª Ano A e B

  Taquaral de Goiás, 22 de fevereiro de 2021.                      Horário: Até às 22:30h.

  Aluno(a):____________________________________________________                                                                                 

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021


Tema: Gênero Relato de experimento científico. Contextos de produção dos gêneros de divulgação científica, análise da construção composicional e marcas linguísticas dos gêneros de divulgação científica, linguagem dos textos de divulgação científica.

Habilidades Essenciais: (EF69LP29-A) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), infográfico (estático e animado), relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc.; (EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica, de forma a ampliar as possibilidades de compreensão (e produção) desses gêneros; (EF69LP42-B) Reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão produção de textos nesses gêneros


Relato de experimento científico

     


     O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com  discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.

O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

Enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade que a academia requer.

Seja como for, o relato deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão. Isto é, é importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação. Ele deve ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.


ATIVIDADES

 

1.  Explique o que é um relato de experimento científico.

 

2.  A respeito do gênero Relato de experimento científico, analise os itens a seguir:

 

I.  O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

II.    O relato de experimento científico é uma narração emotiva e subjetiva, e uma mera divagação pessoal e aleatória.

III.    Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

IV.   É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.

 Marque a alternativa em que todos os itens estejam corretos:

a)   (   ) Somente os itens I,II e III  estão corretos.

b)   (   ) Somente os itens II e III estão corretos.

c)   ( ) Somente os itens II e IV estão corretos.

d)   ( ) Somente os itens I, III e IV estão corretos.


 

3.  Cite a função do relato de experimento científico.

 

4.  Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 a)  ( ) Para que um experimento científico seja bem feito é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

b)  ( ) O relato é feito de modo descontextualizado, sem objetividade e aporte teórico.

c)  ( ) O relato deve trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão.

d)  ( ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação mas ele deve ir além.

 5.  Identifique no texto o parágrafo que fala de como deve ser a linguagem de um relato de experimento científico e copie-o abaixo.


6.  Complete as lacunas do parágrafo a seguir, utilizando as palavras apresentadas: considerações- metodologias- objetivas- descrição- experiência- resultados- introdução.

 “O  relato  de  experiência  normalmente inclui uma                            com  marco  teórico  de  referência  para                         . A seguir, traz os                         da vivência e expõe as                          empregadas para realizar tal  experiência,  incluindo                do  contexto  e  dos  procedimentos.  Após  isso,  apresentam-se  os                          observados e as                              tecidas a partir dos mesmos.”


7.   No trecho “O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação.” Identifique neste período três palavras polissílabas e explique esta classificação pelo número de sílabas apresentadas.

 

8.      No trecho: O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação,” a parte destacada exerce sintaticamente a função de:

a)  ( ) predicado

b)  ( ) adjunto adnominal

c)  ( ) sujeito

d)  ( ) predicativo