Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 22 de fevereiro de 2021. Horário: Até às 22:30h.
Aluno(a):____________________________________________________
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021
Tema: Gênero Relato
de experimento científico. Contextos de produção dos gêneros de divulgação científica, análise da construção composicional e marcas linguísticas dos gêneros de divulgação científica, linguagem dos
textos de divulgação científica. |
Habilidades Essenciais: (EF69LP29-A) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), infográfico (estático e animado), relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc.; (EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica, de forma a ampliar as possibilidades de compreensão (e produção) desses gêneros; (EF69LP42-B) Reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros |
Relato de experimento científico
O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.
Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.
Nem todas as experiências mostram
resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades,
os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos
caminhos.
Enquanto alguns defendem que nesse tipo
de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações
com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho
científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade que a academia requer.
Seja como for, o relato deve trazer
considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam
significativas para a área de estudos em questão. Isto é, é importante que seu
relato não fique apenas no nível de descrever uma situação. Ele deve ir além e
estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada
e no seu respectivo aparato
teórico. É esperado
que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo
para outros estudos e
vivências.
O relato de experiência normalmente
inclui uma introdução com marco
teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as
metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do
contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações
tecidas a partir dos mesmos.
ATIVIDADES
1. Explique o que é um
relato de experimento científico.
2.
A respeito do gênero Relato de
experimento científico, analise os itens a seguir:
I. O relato é feito de
modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.
II. O relato de experimento científico é uma narração
emotiva e subjetiva, e uma mera divagação pessoal e aleatória.
III. Nem
todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam
enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros
trabalhadores e indicar novos caminhos.
IV. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa
ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de
ideias para a melhoria do cuidado na saúde.
Marque a alternativa em que todos os itens estejam corretos:
a)
( ) Somente
os itens I,II e III estão corretos.
b)
( ) Somente
os itens II e III estão corretos.
c)
( ) Somente os itens II e IV estão corretos.
d)
( ) Somente os itens I, III e IV estão corretos.
3.
Cite a função do relato de experimento científico.
4.
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
a) ( ) Para que um experimento científico seja bem feito é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.
b) ( ) O relato é feito de modo descontextualizado, sem objetividade e aporte teórico.
c) ( ) O relato deve trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão.
d) ( ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação mas ele deve ir além.
5. Identifique no texto o parágrafo que fala de como deve ser a linguagem de um relato de experimento científico e copie-o abaixo.
6. Complete as lacunas do parágrafo
a seguir, utilizando as palavras apresentadas: considerações- metodologias-
objetivas- descrição- experiência- resultados-
introdução.
“O relato de experiência normalmente inclui uma com marco teórico de referência para a . A seguir, traz os da vivência e expõe as empregadas para realizar tal experiência, incluindo do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os observados e as tecidas a partir dos mesmos.”
7.
No
trecho “O
relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada
experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação.” Identifique neste período três palavras polissílabas e
explique esta classificação pelo número de sílabas apresentadas.
8. No trecho: “O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação,” a parte destacada exerce sintaticamente a função de:
a) ( ) predicado
b) ( ) adjunto adnominal
c) ( ) sujeito
d) ( ) predicativo