Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 23 de Fevereiro de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
CONTEÚDO: A questão do iluminismo e da ilustração:
OBJETIVO: Identificar os principais aspectos conceituais do
iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do
mundo contemporâneo.
Data de entrega: 23-02-2021
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
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SAPERE
AUDE!
O Iluminismo
Em
meados do século XVIII uma nova visão de mundo
difundiu-se entre intelectuais burgueses e nobres dando origem ao movimento
filosófico chamado Ilustração ou Iluminismo. O conceito, criado pelo filósofo Immanuel Kant, em 1784, referia-se à ideia de trazer luz, de iluminar a mente,
isto é, as ideias dos indivíduos.
Estes filósofos
definiam a si mesmos como os homens
do “Século das Luzes”. Para eles, o século
XVIII foi o ápice da maturidade intelectual e racional do homem. Não havia,
porém, uma única corrente de pensamento, nenhum manifesto ou programa comum de
ideias. Muitos iluministas, inclusive, se contestavam mutuamente.
Características do pensamento iluminista
Mas, como vimos, todos os iluministas questionaram a estrutura do Antigo Regime. Criticaram o Absolutismo Monárquico defendendo um governo baseado em uma Constituição. O poder não seria mais concentrado em uma única pessoa, mas tripartido.
A
divisão dos poderes foi proposta por
Montesquieu como
uma forma para evitar a tirania e os abusos dos governantes.
O governo deveria
estar submetido à vontade da maioria e atender ao bem comum. A soberania popular
foi defendida por Rousseau que também propôs
o voto universal, isto é,
o direito de todos ao voto.
Voltaire,
por sua vez, defendeu com vigor a liberdade
de pensamento e a tolerância
religiosa.
Adam Smith
criticou o mercantilismo intervencionista e propôs
a liberdade econômica afirmando
que a livre concorrência levaria à
queda do preço das mercadorias e estimularia as inovações tecnológicas. Era a lei da oferta e da procura.
O Iluminismo propagou-se pelos séculos XVIII e XIX levando a revoluções que destruíram, ou abalaram, o Antigo Regime na Europa e estimularam movimentos de independência na América.
Atividades
ANTIGO
REGIME E ILUMINISMO
A) Antigo Regime
Os historiadores chamaram de Antigo Regime
as instituições políticas e sociais domi- nantes
em grande parte das potências europeias durante a Idade Modena (séculos XVI a
XVIII). Observando o mapa mental
abaixo, responda as questões a respeito do Antigo Regime.
1. Quais
eram os três pilares que sustentavam o Antigo
Regime?
2. O que
caracterizava essa sociedade? Como ela era dividida?
3. Em que
princípio se baseava o poder absoluto do rei?
4. O que caracterizava
a economia mercantilista?
5. Qual
era o papel do Brasil no Antigo Regime?
B)
Iluminismo
O Iluminismo foi um movimento filosófico dominante na
Europa ocidental no século
XVIII. A palavra Iluminismo vem de Esclarecimento, no sentido de trazer luz, de iluminar a mente, isto é, a ideia dos indivíduos sobre todos os assuntos: política, sociedade, religião, economia etc. A maioria dos pensadores iluministas compartilhava as ideias apresentadas no mapa mental abaixo. Observando-o, responda as questões a respeito do Iluminismo.
AGORA
RESPONDA:
1. A
partir de que condição os iluministas pensavam a sociedade, a política e a economia?
2. Que
críticas os iluministas faziam à sociedade estamental?
3. Que
críticas os iluministas faziam ao absolutismo monárquico? O que propunham?
4. Que
críticas os iluministas faziam à economia mercantilista? O que propunham?
5. Quem foi o principal representante do liberalismo econômico?
C)
A que contexto histórico se
referem as frases?
COMPLETE O QUADRO ABAIXO COM AS EXPRESSÕES CORRESPONDENTES
A CADA CONTEXTO HISTÓRICO:
Complete
o quadro abaixo com as expressões correspondentes a cada contexto histórico.
precisa
dar contas de seus atos a ninguém”.
ANTIGO
REGIME |
ILUMINISMO |
|
|
|
|
D) O que os iluministas criticavam? O que defendiam?
PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM AS INFORMAÇÕES QUE
CORRESPONDAM AO QUE OS ILUMINISTAS CRITICAVAM E DEFENDIAM:
A liberdade de expressão
A reforma do estado
A monarquia absolutista
A perseguição política
A liberdade de comércio
A intolerância religiosa
A igualdade de todos perante a lei aos privilégios da
nobreza e do clero
As restrições comerciais
A educação laica, pública e gratuita
OS
ILUMINISTAS
Eram favoráveis Eram contrários
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