segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Atividade de História 8ª A e B

 Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 23 de Fevereiro de 2021

Série: 8º A e B

Nome:

 

CONTEÚDO: A questão do iluminismo e da ilustração:

OBJETIVO: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

 

Data de entrega: 23-02-2021

 

Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

                          

                                     SAPERE

                                      AUDE!


                                           

     O Iluminismo

Em meados do século XVIII uma nova visão de mundo difundiu-se entre intelectuais burgueses e nobres dando origem ao movimento filosófico chamado Ilustração ou Iluminismo. O conceito, criado pelo filósofo Immanuel Kant, em 1784, referia-se à ideia de trazer luz, de iluminar a mente, isto é, as ideias dos indivíduos.

Estes filósofos definiam a si mesmos como os homens do Século das Luzes”. Para eles, o século XVIII foi o ápice da maturidade intelectual e racional do homem. Não havia, porém, uma única corrente de pensamento, nenhum manifesto ou programa comum de ideias. Muitos iluministas, inclusive, se contestavam mutuamente.

 

Características do pensamento iluminista

 

 

Mas, como vimos, todos os iluministas questionaram a estrutura do Antigo Regime. Criticaram o Absolutismo Monárquico defendendo um governo baseado em uma Constituição. O poder não seria mais concentrado em uma única pessoa, mas tripartido.

A divisão dos poderes foi proposta por Montesquieu como uma forma para evitar a tirania e os abusos dos governantes.

O governo deveria estar submetido à vontade da maioria e atender ao bem comum. A soberania popular foi defendida por Rousseau que também propôs o voto universal, isto é, o direito de todos ao voto.

Voltaire, por sua vez, defendeu com vigor a liberdade de pensamento e a tolerância religiosa.


Adam Smith criticou o mercantilismo intervencionista e propôs a liberdade econômica afirmando que a livre concorrência levaria à queda do preço das mercadorias e estimularia as inovações tecnológicas. Era a lei da oferta e da procura.


O
Iluminismo propagou-se pelos séculos XVIII e XIX levando a revoluções que destruíram, ou abalaram, o Antigo Regime na Europa e estimularam movimentos de independência na América.

Atividades

ANTIGO REGIME E ILUMINISMO

A)  Antigo Regime


Os historiadores chamaram de Antigo Regime as instituições políticas e sociais domi- nantes em grande parte das potências europeias durante a Idade Modena (séculos XVI a XVIII). Observando o mapa mental abaixo, responda as questões a respeito do Antigo Regime.



AGORA RESPONDA:

1.  Quais eram os três pilares que sustentavam o Antigo Regime?

2.  O que caracterizava essa sociedade? Como ela era dividida?

3.  Em que princípio se baseava o poder absoluto do rei?

4.  O que caracterizava a economia mercantilista?

5.  Qual era o papel do Brasil no Antigo Regime?

 

B)  Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento filosófico dominante na Europa ocidental no século

XVIII. A palavra Iluminismo vem de Esclarecimento, no sentido de trazer luz, de iluminar a mente, isto é, a ideia dos indivíduos sobre todos os assuntos: política, sociedade, religião, economia etc. A maioria dos pensadores iluministas compartilhava as ideias apresentadas no mapa mental abaixo. Observando-o, responda as questões a respeito do Iluminismo.



AGORA RESPONDA:

1.  A partir de que condição os iluministas pensavam a sociedade, a política e a economia?

2.  Que críticas os iluministas faziam à sociedade estamental?

3.  Que críticas os iluministas faziam ao absolutismo monárquico? O que propunham?

4.  Que críticas os iluministas faziam à economia mercantilista? O que propunham?

5.  Quem foi o principal representante do liberalismo econômico?


C)  A que contexto histórico se referem as frases?

COMPLETE O QUADRO ABAIXO COM AS EXPRESSÕES CORRESPONDENTES A CADA CONTEXTO HISTÓRICO:

Complete o quadro abaixo com as expressões correspondentes a cada contexto histórico.

“O Estado sou eu”.

“Nenhum homem tem uma autoridade natural sobre seu semelhante”.

“A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo tem o direito de usufruir dela logo que utilize da razão”.

“É exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano”.

“Nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante”.

“O trono real não é o trono de um homem, mas o próprio trono de Deus. O príncipe não

precisa dar contas de seus atos a ninguém”.

 

 

 

ANTIGO REGIME

 

ILUMINISMO

 

 

 

 

 

 

 





D)  O que os iluministas criticavam? O que defendiam?

PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM AS INFORMAÇÕES QUE CORRESPONDAM AO QUE OS ILUMINISTAS CRITICAVAM E DEFENDIAM:


A liberdade de expressão

A reforma do estado

A monarquia absolutista 

A perseguição política 

A liberdade de comércio

A intolerância religiosa 

A igualdade de todos perante a lei aos privilégios da nobreza e do clero

As restrições comerciais

A educação laica, pública e gratuita

OS ILUMINISTAS


Eram favoráveis                                                              Eram contrários

                         _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


A)  Observando o mapa mental abaixo, construa um texto sobre como, em geral, a
Educação era vista pelos Iluministas.