segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Atividade de Ensino Religioso 6°Ano A e B.

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professores: Flausa Maria Rosa                6ª Ano A  Matutino.

Lucas Eugênio                                           6ª Ano B Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Taquaral de Goiás, 10 de Fevereiro de 2021

  Data da entrega: Ainda hoje 10/02/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de E.Religioso referente ao 1ª Bimestre de 2021.

OBJETO DO CONHECIMENTO
Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados

OBJETIVO DE AULA
Compreender a importância do respeito a diversidade religiosa.

HABILIDADE BNCC

(EF06ER02) Reconhecer e valorizar a   diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).

NO MUNDO EXISTEM DIFERENTES RELIGIÕES (Conheça algumas):

Hinduísmo

Budismo

Taoísmo

Xintoísmo

Judaísmo

Cristianismo

Islamismo

Religiões indígenas

Religiões afro-brasileiras...

É NA RELIGIÃO QUE MUITAS PESSOAS BUSCAM

Não existe manifestação religiosa superior ou inferior, mas cada uma tem seu valor conforme a concepção da religião sobre a realidade, o tempo e a cultura. A intolerância surge da falta de conhecimento da diversidade.

ACOLHIMENTO E RESPEITO 

Empatia, acolhimento, informação e cumprimento da legislação levam ao respeito, e isso é o mais importante. A religião é um dos aspectos mais importantes de uma cultura, e reprimi-la, seja pela falta de conhecimento, seja pelo preconceito, não deve ser uma atitude aceita em nenhum lugar, muito menos no mundo na escola, onde as pessoas convivem para aprender e viver seus sonhos.

AS PRÁTICAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS

A reza, a oração ou prece, a meditação, a recitação ou entoação de cânticos e mantras, a leitura de um texto sagrado, entre outras, são espiritualidades que permitem às pessoas relacionar-se com o Sagrado. Em cada tradição religiosa existem práticas por meio das quais os adeptos ou fiéis podem estabelecer a comunhão com o Transcendente.

PONTOS PARA A REFLEXÃO DA ATIVIDADE DE HOJE:

• Paz é a meta, tolerância é o método. 

• Tolerância é estar aberto e receptivo à beleza das diferenças. 

• As sementes da intolerância são medo e ignorância. 

• Aqueles que sabem como apreciar o que há de bom nas pessoas e valorizar as diferenças, sabe tolerar. 

• A semente da tolerância, o amor, é regada por compaixão e cuidado. 

• Ser tolerante é reconhecer as individualidades enquanto removemos máscaras divisoras e desarmamos as tensões criadas pela ignorância. 

• Tolerância é a habilidade de enfrentar situações difíceis. 

• Tolerar as inconveniências da vida é deixar ir, ser leve, tornar os outros leves, seguir adiante e liberar perdão.

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1ª) Escreva algumas práticas religiosas que você conhece ou já viu alguém praticar.

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2ª) Dos pontos para reflexão apresentados nesta atividade, qual deles você mais gostou? Agora explique por que você achou ele mais importante.

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3ª) Continue a frase:



a) Eu respeito os outros na diferença religiosa, porque...

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