quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Atividade de Educação Física - 6°A e B

 Atividades de Educação Física Referente ao 1° Ciclo

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professor: Pabliny Ribeiro Souto

Série: 6° Ano A e B            Turno: Matutino e Vespertino

Data:12/02/2021

Aluno(a):

 

Tema/ objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, cooperativos e competitivos, do Brasil e do mundo.



                                                          Jogos e Brincadeiras



Alguns jogos e brincadeiras infantis populares

Visando contribuir para o registro da memória desses jogos e brincadeiras populares, apresenta-se, a seguir, alguns jogos e brincadeiras, com informações sobre cada um, mostrando as semelhanças com alguns jogos e brincadeiras em diferentes países.



          


 Brasil - Amarelinha                                                         


Desse jogo pode participar qualquer número de crianças. Risca-se no chão, com carvão, giz, ou se for na areia, com um pedaço de pau ou telha, uma figura que parece um boneco com uma perna só, de braços abertos, ou um avião, como também é conhecido em algumas partes do Brasil. As quadras da academia terminam com o céu (um círculo). São mais sete casas numeradas. A criança que gritar antes a palavra PRIMEIRA inicia o jogo e a ordem de quem vai jogar vai sendo gritada pelas outras crianças, sucessivamente. A brincadeira consiste em jogar uma pedra na primeira casa e ir pulando com um pé só e com as mãos na cintura todo o desenho, indo e voltando evitando-se pisar na casa onde está a pedra e pegando-a na volta. Joga-se a pedra na segunda casa e assim sucessivamente até o céu (círculo). 

A   pedra jogada tem que parar dentro do espaço delimitado de cada quadra ou casa. Ganha o jogo quem conseguir chegar ao céu, sem errar, ou seja, colocando a pedra no local correto, em todas as casas, fazendo todo o trajeto sem colocar os dois pés ou pisar na linha do desenho. Pode-se também fazer todo o trajeto sem jogar a pedra, levando-a em cima do peito de um dos pés ou de uma das mãos, sem deixá-la cair. Quem errar espera a próxima jogada e recomeça de onde parou. Há ainda uma outra etapa, onde se joga a pedra de costas e se acertar uma casa, passa a ser seu proprietário. Ali, nenhum dos adversários poderá mais pisar. Ganha quem tiver o maior número de “casas próprias”.

Peru – Rayuela: O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Muito semelhante à nossa amarelinha.


Brasil - Esconde-esconde

Uma criança é escolhida para contar até 31 com os olhos fechados em um determinado local chamado de “manja”, enquanto as outras se escondem. Após a contagem, ela tenta encontrar cada criança escondida e ao avistá-la tem que dizer “batida fulano ou fulana”, tocando na “manja”. Se alguma das crianças que se esconderam conseguir chegar na “manja” sem ser vista por aquela que está procurando, fala alto “batida, salve todos” e quem está procurando começa novamente a contar. Entretanto, se todos forem pegos, escolhe-se outra criança para contar e começa-se todo o processo outra vez.

Alemanha - Esconde-esconde ao contrário

Apenas uma criança irá se esconder e todas as outras irão procurar. Quem encontrar a criança se une a ela na próxima rodada e ficará junto com ela no esconderijo, enquanto os outros a procuram. E assim vai até que sobre apenas uma criança para procurar as demais, essa criança será a próxima a se esconder e, dessa maneira, o jogo recomeça.

Brasil - Tá pronto seu lobo?

Uma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde. As demais dão as mãos e vão caminhando e cantando: - Vamos passear na floresta, enquanto o seu lobo não vem! Está pronto seu lobo? E o lobo responde durante muito tempo que está ocupado, fazendo uma tarefa de cada vez: tomando banho, vestindo a roupa, calçando os sapatos, penteando o cabelo e o que mais resolver inventar. A brincadeira continua até que o lobo fica pronto e, sem qualquer aviso, sai do esconderijo e corre atrás das outras crianças, tentando pegar os participantes desprevenidos. A primeira criança que for pega, será o lobo na próxima vez.

Austrália - "Que horas são, Seu Lobo?"

Uma criança será o lobo e ficará de costas para as outras, afastado cerca de 15 metros. As outras crianças começam a perguntar que horas são ao lobo. O número de horas dito pelo lobo é o número de passos que as crianças devem dar em sua direção. Assim, cinco horas são cinco passos, oito horas são oito passos. Quando as crianças estiverem bem perto do lobo, ele se vira e diz: “Hora do jantar!” e tenta pegar as outras crianças. Quem for pego será o próximo lobo.


Brasil:

Cabra-cega

Escolhe-se uma das crianças para ser a cabra-cega. Coloca-se uma venda nos seus olhos, alguém faz com que ela dê vários giros e pede-se que ela tente tocar ou segurar alguma das outras crianças participantes. Quem ela conseguir tocar ou segurar primeiro, será a próxima cabra-cega. A norma tem que ser combinada antes, se é só tocar ou tem que agarrar. A brincadeira deve ser realizada em um espaço pequeno e livre, com poucos obstáculos para que não haja acidentes e machucados.

Nigéria – Meu querido Bebê: As crianças se sentam em roda e somente um jogador fica de fora (de preferência vendado). Enquanto isso, os outros participantes escolhem um dos colegas para deitar-se no chão e fazer o desenho do contorno do seu corpo com giz ou carvão. A criança que estava vendada tem que adivinhar de qual participante é o contorno no chão, se acertar, ela pontua. Caso erre, outra vai para o seu lugar.




Atividade

Pesquisa de Campo:

Vamos descobrir como e o que jogavam as pessoas mais velhas?

Que tal entrevistar alguns parentes (avós, pais, tios, irmãos).

A seguir, algumas perguntas que você pode fazer a eles. Inclua outras perguntas, se achar que deve, sobre algum assunto do seu interesse ou curiosidade.

Anote as respostas e leve-as para comparar com as respostas dos seus amigos (que você tenha contado virtualmente ou por telefone).

Verifique os diferentes tipos de jogos que as pessoas praticavam em outras épocas, o que elas faziam e o que você também faz.

Algumas sugestões de perguntas para a entrevista:

1.      O (a) Senhor (a) se incomodaria de me dizer a sua idade?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      O que o (a) Senhor (a) jogava quando tinha a minha idade? (Fale a sua idade para os entrevistados).

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      Quantas pessoas participavam desse jogo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.      Em que local era praticado?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Que material era necessário?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________