Atividades de Educação Física Referente ao 1° Ciclo
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professor: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 6° Ano A e
B Turno: Matutino e Vespertino
Data:12/02/2021
Aluno(a):
Tema/ objeto de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, cooperativos e competitivos, do Brasil e do mundo.
Jogos e Brincadeiras
Visando
contribuir para o registro da memória desses jogos e brincadeiras populares,
apresenta-se, a seguir, alguns jogos e brincadeiras, com informações sobre cada
um, mostrando as semelhanças com alguns jogos e brincadeiras em diferentes
países.
Brasil - Amarelinha
A pedra jogada tem que parar dentro do espaço
delimitado de cada quadra ou casa. Ganha o jogo quem conseguir chegar ao céu,
sem errar, ou seja, colocando a pedra no local correto, em todas as casas,
fazendo todo o trajeto sem colocar os dois pés ou pisar na linha do desenho.
Pode-se também fazer todo o trajeto sem jogar a pedra, levando-a em cima do
peito de um dos pés ou de uma das mãos, sem deixá-la cair. Quem errar espera a
próxima jogada e recomeça de onde parou. Há ainda uma outra etapa, onde se joga
a pedra de costas e se acertar uma casa, passa a ser seu proprietário. Ali,
nenhum dos adversários poderá mais pisar. Ganha quem tiver o maior número de
“casas próprias”.
Peru – Rayuela: O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Muito semelhante à nossa amarelinha.
Brasil - Esconde-esconde
Uma criança é escolhida para contar até 31 com os olhos
fechados em um determinado local chamado de “manja”, enquanto as outras se
escondem. Após a contagem, ela tenta encontrar cada criança escondida e ao
avistá-la tem que dizer “batida fulano ou fulana”, tocando na “manja”. Se
alguma das crianças que se esconderam conseguir chegar na “manja” sem ser vista
por aquela que está procurando, fala alto “batida, salve todos” e quem está
procurando começa novamente a contar. Entretanto, se todos forem pegos,
escolhe-se outra criança para contar e começa-se todo o processo outra vez.
Alemanha - Esconde-esconde ao
contrário
Apenas uma criança irá se esconder e todas as outras irão
procurar. Quem encontrar a criança se une a ela na próxima rodada e ficará
junto com ela no esconderijo, enquanto os outros a procuram. E assim vai até
que sobre apenas uma criança para procurar as demais, essa criança será a
próxima a se esconder e, dessa maneira, o jogo recomeça.
Brasil - Tá pronto
seu lobo?
Uma criança é
escolhida para ser o lobo e se esconde. As demais dão as mãos e vão caminhando
e cantando: - Vamos passear na floresta, enquanto o seu lobo não vem! Está
pronto seu lobo? E o lobo responde durante muito tempo que está ocupado,
fazendo uma tarefa de cada vez: tomando banho, vestindo a roupa, calçando os
sapatos, penteando o cabelo e o que mais resolver inventar. A brincadeira
continua até que o lobo fica pronto e, sem qualquer aviso, sai do esconderijo e
corre atrás das outras crianças, tentando pegar os participantes desprevenidos.
A primeira criança que for pega, será o lobo na próxima vez.
Austrália - "Que horas
são, Seu Lobo?"
Uma criança será o lobo e ficará de costas para as outras,
afastado cerca de 15 metros. As outras crianças começam a perguntar que horas
são ao lobo. O número de horas dito pelo lobo é o número de passos que as
crianças devem dar em sua direção. Assim, cinco horas são cinco passos, oito
horas são oito passos. Quando as crianças estiverem bem perto do lobo, ele se
vira e diz: “Hora do jantar!” e tenta pegar as outras crianças. Quem for pego
será o próximo lobo.
Brasil:
Cabra-cega
Escolhe-se uma
das crianças para ser a cabra-cega. Coloca-se uma venda nos seus olhos, alguém
faz com que ela dê vários giros e pede-se que ela tente tocar ou segurar alguma
das outras crianças participantes. Quem ela conseguir tocar ou segurar
primeiro, será a próxima cabra-cega. A norma tem que ser combinada antes, se é
só tocar ou tem que agarrar. A brincadeira deve ser realizada em um espaço
pequeno e livre, com poucos obstáculos para que não haja acidentes e
machucados.
Nigéria
– Meu querido Bebê: As crianças se
sentam em roda e somente um jogador fica de fora (de preferência vendado).
Enquanto isso, os outros participantes escolhem um dos colegas para deitar-se
no chão e fazer o desenho do contorno do seu corpo com giz ou carvão. A criança
que estava vendada tem que adivinhar de qual participante é o contorno no chão,
se acertar, ela pontua. Caso erre, outra vai para o seu lugar.
Atividade
Pesquisa de Campo:
Vamos descobrir como e o que jogavam as pessoas mais velhas?
Que tal entrevistar alguns parentes (avós, pais, tios, irmãos).
A
seguir, algumas perguntas que você pode fazer a eles. Inclua outras perguntas,
se achar que deve, sobre algum assunto do seu interesse ou curiosidade.
Anote
as respostas e leve-as para comparar com as respostas dos seus amigos (que você
tenha contado virtualmente ou por telefone).
Verifique
os diferentes tipos de jogos que as pessoas praticavam em outras épocas, o que
elas faziam e o que você também faz.
Algumas sugestões de perguntas para a entrevista:
1. O (a) Senhor (a) se incomodaria de me dizer a sua idade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que o (a) Senhor (a) jogava quando tinha a minha idade? (Fale a sua idade para os entrevistados).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Quantas pessoas participavam desse jogo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Em que local era praticado?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Que material era necessário?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________